15 dicas de como memorizar versículos bíblicos com facilidade

Use essas dicas e memorize melhor versículos da Bíblia!

15 dicas de como memorizar versículos bíblicos com facilidade
15 dicas de como memorizar versículos bíblicos com facilidade

Você já parou para memorizar e estudar a Bíblia e, na leitura de um capítulo, você ler um versículo que se encaixa perfeitamente em sua situação?

Nesse momento o coração bate mais forte, não é mesmo? Versículos com esses você deixa um destaque na Bíblia – talvez até escreve a data na margem para lembrar do momento.

Já pensou em decorar esses versículos da Bíblia que marcam sua vida e deixar eles ainda mais vivas em sua vida? 

Te interessa?

Se o seu problema é a dificuldade de memorizar versículos da Bíblia, nós preparamos uma solução para o seu problema. Confira a seguir algumas dicas de como memorizar as Escrituras Sagradas com facilidade.

memorizar versículos bíblicos

15 dicas para memorizar com facilidade versículos da Bíblia

Existem várias formas de memorizar uma coisa na cabeça, a única coisa que você deve fazer é seguir algumas regras e estratégias de aprendizagem.

Foi pensando nisso que selecionamos algumas dicas e estratégias para você aplicar e conseguir aprender e memorizar com facilidade versículos bíblicos. Aproveite!

1 – Ler o versículo várias vezes ao dia

É fundamental para o processo de memorização você ao longo do dia falar várias vezes o versículo que deseja aprender.

Fazendo isso o seu cérebro ligará o piloto automático, assim, você estará dizendo para o sua memória que quer decorar essas informações.

58 versículos para vencer o inimigo e se sentir MAIS FORTE

2 – Usar movimentos do corpo para acompanhar o versículo

Isso de início pode até parecer um pouco diferente, mas acredite, usar movimentos do corpo ajuda no processo de memorização de textos e frases.

3 – Usar aplicativos de memorização de versículos

Na internet existem muitos sites e aplicativos de memorização que pode ajudar você no processo de definição de memorização de um texto bíblico.

memorizar versículos bíblicos

Como você já usa todos os dias o seu smartphone, que tal unir essa oportunidade para potencializar o seu processo de aprendizagem da Palavra de Deus?

Busque nas lojas de aplicativos do seu celular e comece a usar os programas para auxiliar você no processo de memorização de versículos.

4 – Traduzir os versículos para outro idioma

Se você já é acostumado a estudar outra língua, essa dica irá ajudar muito você no processo de decorar e aprender versículos da Bíblia.

Isso porque traduzir versículos da Bíblia para outro idioma é uma ótima estratégia de memorização e que pode forma diversas familiarizada com as palavras do texto.

COMO PERDOAR: um guia para conseguir praticar o perdão

5 – Usar flashcards

A verdade é que muitas pessoas utilizam cartões de memória (flashcards) para memorização – eles funcionam de verdade. 

Sendo assim, para ajudar você no processo de aprendizado, comece a criar alguns cartões de preferência com os números dos versículos de um lado e os versículos reais do outro lado cartão. 

6 – Ter alguém para ajudar na memorização

É importante você entender que a memorização pode dá muito trabalho e ser ainda mais difícil quando não aplicado com disciplina.

Com isso, ter uma pessoa para ajudar você no processo de memorização fornecerá uma motivação extra.

É muito útil trabalhar ao lado de outras pessoas, não é mesmo? Trabalho em equipe fazer parte da motivação também.

memorizar versículos bíblicos

7 – Ouvir várias vezes o versículo

O que você pode fazer para potencializar o seu processo de memorização é ouvir várias vezes o versículo de quer aprender.

Você pode gravar com a própria voz ou ouvir o versículo na internet. O importante nesse processo é você ouvir regularmente e tentar falar junto ao áudio.

8 – Levar o versículo escrito com você

Você pode escrever versículos da Bíblia em post-it e colar em partes específicas em sua casa. Coloque no banheiro, na mesa do seu computador ou na porta da geladeira.

Assim que você passar por esses locais em sua casa, você dá uma lida só para refrescar sua memória.

DEVOCIONAL INFANTIL: 10 dicas para ensinar suas crianças com atenção

9 – Escrever o versículo várias vezes

Você pode manter um caderno de versículos manuscritos da Bíblia. O processo da escrita à mão irá ajudar você a fixar o conteúdo na sua mente.

Uma alternativa que você pode fazer para potencializar ainda mais o seu processo de memorização é escrever o versículo várias vezes.

10 – Fazer um desenho sobre o versículo

Muitas pessoas usam dos desenhos para aprender e reter informações. Para ajudar nos versículos da Bíblia, você pode conceituar e extrair da passagem informações e desenhar.

memorizar versículos bíblicos

11 – Decorar por partes

Você quer memorizar um capítulo inteiro de Efésios? Então comece com os dois primeiros versículos e vá prosseguindo por partes.

12 – Ler em voz alta várias vezes

Nada ajuda melhor no processo de memorização do que recitar o versículo em voz alta. 

Ao longo do seu dia, procure recitar em voz alta os versículos que você está memorizando para si mesmo ou com alguém.

Você perceberá que em algum momento durante o processo de memorização, você dará uma caminhada e em recitar seções mais longas que você memorizou.

Esse dica ajudará muito você a manter os versículos mais frescos em sua mente.

Salmo 27: enxergue a verdadeira LUZ na sua vida!

13 – Aprender o contexto do versículo

Vai ser aqui que o seu processo de memorização andará de mãos dadas com o estudo da Bíblia. 

Por isso, não pegue os versículos fora do contexto e os reivindique para si mesmo. Você precisa entender o que ele quer passar para quem ler.

memorizar versículos bíblicos

Ao analisar o contexto da passagem bíblica que envolve seu versículo-chave a se memorizado, você começará a entender melhor o que a passagem realmente significa – isso o ajudará a se lembrar dele com facilidade.

14 – Descrever o versículo com as próprias palavras

Uma coisa que irá ajudar muito você na memorização de um versículo é interagir com o texto bíblico e tentar resumir o que a passagem está dizendo com suas próprias palavras. 

Fazendo isso, você descobrirá que essas etapas de entender o contexto da passagem ajudam a tornar o versículo mais fácil de memorizar.

15 – Dividir o versículo em partes

Quando você estiver trabalhando no processo de memorizar um determinado versículo, tente decorar a passagem da Bíblia apenas algumas palavras por vez.

É importante você repetir a primeira frase em voz alta e consequentemente ir somando com as outras partes do versículo.

Você gostou de saber mais como memorizar versículos da Bíblia com mais facilidade? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para aprender mais sobre a Palavra de Deus.

Veja mais ›
Fechar