A poliomielite está oficialmente erradicada da África, afirma OMS
A poliomielite está oficialmente erradicada da África, afirma OMS

A poliomielite está oficialmente erradicada da África, afirma OMS

Uma notícia mais que incrível!

publicidade

Nesta terça (25), a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou oficialmente que a poliomielite está erradicada da África. A doença conhecida também como paralisia infantil fez suas últimas vítimas há quatro anos, no norte da Nigéria.

Diretamente de Genebra, a entidade fez uma videoconferência para dar a notícia, segundo eles, o continente africado está ‘isento de poliovírus selvagem’.

Graças aos esforços mobilizados por governos, profissionais de saúde e comunidades, mais de 1,8 milhão de crianças foram salvas desta doença”, afirmou a organização.

O fim da doença na África é um passo essencial para erradicar a doença do mundo, já que até pouco tempo a área era a mais afetada por ela.

publicidade

O anuncio foi feito junto do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a diretora da organização para a África, Matshidiso Moeti, e alguns nomes filantropos como Aliko Dangote e Bill Gates.

Há mais de 30 anos começamos este desafio. Dizer que estou feliz é um eufemismo”, disse Tunjui Funshuo, médico nigeriano da AFP que dedicou a vida à esse propósito.

 

Foto tirada em 2014 mostra crianças sendo imunizadas contra a Pólio
(Arquivo/JC McIlwaine/Nações Unidas/via Fotos Públicas)

Sobre a poliomielite

A poliomielite é uma doença infeciosa aguda e contagiosa transmitida pelo ‘poliovírus selvagem’, geralmente afeta mais as crianças, causando paralisia irreversível ao atacar a medula espinhal.

publicidade

Até os anos 50, a doença estava presente em todo o planeta. Uma vacina foi desenvolvida na época, entretanto apenas países com melhores condições econômicas conseguiram erradicar a enfermidade nas décadas seguintes.

A África e a Ásia se tornaram centros da doença por muitos anos. Em 1988, a OMS estimava 350 mil casos em todo o planeta, sendo que em 1995, 70 mil estavam apenas no continente africano.

No início desse século a Nigéria ainda integrava a lista de foco da doença, muito por causa da pressão de grupos salafistas que obrigaram a interrupção das campanhas de vacinação.

OMS-Africa-Vacinação-de-Polio

Segundo boatos, o tratamento era um complô mundial para deixar os muçulmanos estéreis. Depois de muita conscientização a vacinação foi retomada, mas um conflito entre extremistas do Boko Haram e o Iswap deixam as áreas ao norte do país muito instáveis até hoje. Os últimos quatro casos foram detectados em 2016, na região de Borno.

Ainda existem crianças sem vacina na região, no entanto o número não é suficiente para desencadear uma pandemia. Ao longo dos últimos anos, quase 20 profissionais de saúde e voluntários acabaram por perder a vida ao participarem dessa campanha.

publicidade

Felizmente, graças à OMS e uma campanha coletiva, a doença foi erradicada da África. Ao longo de 30 anos foram U$ 19 bilhões arrecadados, e a batalha ainda continua.

Atualmente o ‘poliovírus selvagem’ só existe em dois países no mundo: o Afeganistão, com 29 casos em 2020, e Paquistão, com 58 casos. No Brasil, o último caso ocorreu há mais de 30 anos, em 1989.

Foto: Bailey Torres

Além de ser um marco histórico, essa informação é importante pois os movimentos antivacinas estão crescendo no mundo. Infelizmente muitas pessoas ainda acreditam em boatos sobre as campanhas de vacinação.

É de suma importância vacinar as crianças para que fiquem imunizadas de doenças que já fizeram tanto estrago ao longo da história.

Fonte: AFP