Cambará do Sul: o destino perfeito para quem gosta de ter aventuras inesquecíveis

Confira os detalhes sobre esse lugar incrível!

Cambará do Sul: o destino perfeito para quem gosta de ter aventuras inesquecíveis (Imagens: Unsplash)
Cambará do Sul: o destino perfeito para quem gosta de ter aventuras inesquecíveis (Imagens: Unsplash)
publicidade

Você é um turista aventureiro está em busca de um destino perfeito em terras brasileiras? Te apresento Cambará do Sul. Esse município fica no estado do Rio Grande do Sul e tem uma população de aproximadamente 6500 habitantes.

Com um clima subtropical e paisagens naturais de tirar o fôlego, é possível que você se apaixone e queira sempre voltar. 

Pensando em esclarecer as principais dúvidas sobre o ecoturismo e a estrutura para receber os visitantes, reunimos neste guia as informações mais importantes para você curtir essa viagem. Com as dicas certas, você pode apreciar os melhores lugares da região e ter uma experiência completa. 

publicidade

Te interessa?

Turistas de todos os lugares do Brasil afirmam que Cambará do Sul é um dos melhores lugares para quem curte contato com a natureza e aprecia esportes radicais. Mesmo que não seja o seu caso, não deixe de conferir quais são as outras atribuições deste local. Você, sua família e os amigos vão ficar surpresos com as infinitas possibilidades para se divertir. 

Cambará do Sul: o destino perfeito para quem gosta de ter aventuras inesquecíveis (Imagens: Unsplash)
Cambará do Sul: o destino perfeito para quem gosta de ter aventuras inesquecíveis (Imagens: Unsplash)

Cambará do Sul é para aventureiros

Se você está em busca de dicas sobre o que fazer em Cambará do Sul, já fique sabendo que esta área é conhecida como região dos cânions do Rio Grande do Sul. Quem busca isolamento, tranquilidade e contato com a natureza, vai amar este destino. 

Para os turistas que estão em busca de um lugar com poucas pessoas, onde se possa curtir a estrutura sem ninguém para atrapalhar, Cambará do Sul é perfeito. A parada é ideal para quem curte trilhas, passeios de cavalo e banhos de água doce. 

publicidade

Verdade seja dita, Cambará do Sul reúne infinitas atrações e pode ser um destino versátil. Apesar da maioria das acomodações serem no estilo camping, os moradores locais dão um jeito de incluir um pouco de glamour nessa experiência. 

Algumas curiosidades sobre este destino: 

Cambará do Sul fica a aproximadamente 192 km da capital, Porto Alegre.

A área onde está localizada é conhecida como Campos de cima da Serra. Cambará também é conhecida por ser porta de entrada para os turistas e viajantes que desejam explorar os infinitos cânions do sul do país. 

publicidade

Quem passeia pela Serra gaúcha também pode aproveitar para fugir do óbvio e apreciar as belezas de Cambará. Na maioria das vezes, as pessoas focam o roteiro nas cidades mais conhecidas, como Gramado e Canela. Isso impede que elas realmente enxerguem as infinitas possibilidades da Serra gaúcha. 

Cambará do Sul: o destino perfeito para quem gosta de ter aventuras inesquecíveis (Imagens: Unsplash)

O que esperar do clima em Cambará do Sul 

Assim como na maior parte das cidades localizadas em estados da região sul do país, Cambará é um dos locais com as temperaturas mais baixas de todo o estado. Se você não gosta de frio ou busca um roteiro com temperaturas mais amenas, talvez essa rota não seja para você. 

Mas se o frio não for um problema, vale a pena colocar os casacos na mala e curtir as belezas naturais de Cambará. Se você viaja no inverno, saiba que costumam ser bastante rigorosos. Vale a pena programar a sua viagem para as estações em que a temperatura está mais agradável. 

O que esperar do parque dos cânions em Cambará do Sul 

Não tem como visitar esta cidade sem enfatizar a beleza das suas formações geológicas. Ao planejar a sua viagem, já inclua o roteiro completo para explorar a região dos cânions. Atualmente, uma empresa privada ganhou o direito a gerenciar os parques ambientais de Campos de cima da Serra. 

publicidade

Sendo assim, é preciso reservar uma parte do seu orçamento para pagar os ingressos e poder apreciar a natureza. Por mais que a maioria das pessoas tenha uma certa resistência a isso, é importante ressaltar que em breve, esta empresa vai se responsabilizar por garantir melhores condições estruturais para os turistas aproveitarem a área. 

5 paradas obrigatórias quando você estiver viajando por Cambará do Sul 

Cânion Fortaleza 

Essa é a maior e principal atração da cidade de Cambará do Sul.

Localizado no interior do parque nacional da Serra geral, o Cânion Fortaleza está apenas 23 km de distância do centro da cidade. Para explorar a região, o mais aconselhável é que você contrate um guia local e especializado no trajeto. 

Cambará do Sul: o destino perfeito para quem gosta de ter aventuras inesquecíveis (Imagens: Unsplash)

Quem deseja explorar o cânion por conta própria, precisa ter em mente que apenas carros apropriados conseguem acessar a área. Por isso, invista em veículos tracionados e que ofereçam estabilidade para diferentes tipos de terreno. 

publicidade

O Cânion Fortaleza foi nomeado assim porque sua formação se assemelha há uma muralha. Com 1200 metros de altitude, o espaço conta com trilhas e um mirante que dá direito a uma vista sensacional. 

Cânion Itaimbezinho 

Essa é mais uma parada obrigatória para quem está em Cambará do Sul.

O cânion é um verdadeiro cartão postal da cidade e está localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra. Também existe uma taxa para ingressar no parque, então já Reserve uma parte do seu orçamento para isso. 

No cânion Itaimbezinho você pode transitar por 3 principais trilhas. Cada uma delas possui um nível de dificuldade diferente. A mais apreciada pelos turistas aventureiros é a trilha do Rio. 

publicidade

Hotel Camping Parador 

Se quer viver uma experiência completa e totalmente integrada com a natureza, pode apostar no Camping parador. Mesmo que esse tipo de hospedagem assuste alguns viajantes, ela foi feita para acomodar bem todos os turistas. O hotel conta com barracas de luxo, trazendo um certo glamour para o camping. 

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Além disso, o espaço conta com um excelente cardápio e espaços integrados para praticar trilhas, passeios de cavalo e até mesmo piqueniques. 

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Circuito das Águas 

Cambará do Sul: o destino perfeito para quem gosta de ter aventuras inesquecíveis (Imagens: Unsplash)

Não são só os cânions que fazem Cambará do Sul um destino tão especial. Lá também é possível apreciar as cascatas de água doce, que oferecem um contato surreal com a natureza. A maioria delas está no interior de fazendas e para acessá-las é preciso fechar um pacote com as empresas de turismo local. 

Além das maravilhas naturais, você tem direito a transporte em veículo 4 por 4 e guia com experiência e conhecimento sobre o local. 

Praça Central 

O centro de Cambará do Sul, apesar de pequeno, é muito aconchegante. Na praça central você pode apreciar a majestosa árvore que dá nome à cidade. Os nativos afirmam que a planta tem o poder de diminuir os efeitos de gripes e resfriados. 

No centro da cidade também é possível apreciar os aspectos culturais e gastronômicos desse destino tão especial. 

Veja mais ›
Fechar