10 características que toda pessoa assertiva tem; você se encaixa?

Entenda melhor a assertividade!

10 características que toda pessoa assertiva tem; você se encaixa?
publicidade

Você já ouviu falar em pessoa assertiva? Sabia que a assertividade é uma característica bastante presente em pessoas educadas e de boa autoestima?

As pessoas que apresentam força de vontade em defender seus direitos estão caracterizadas nos grupos de pessoas assertivas.

Se uma pessoa assertiva é bem vista pela sociedade porque mostra que ela tem bons diferenciais em prosseguir um bom diálogo e respeitar a opinião dos outros.

publicidade

Te interessa?

Existem várias características que qualificam uma pessoa assertiva e como ela se apresenta na sociedade.

Foi pensando nisso que selecionamos algumas características de pessoas assertivas para você identificar esse tipo de comportamento.

10 características que toda pessoa assertiva tem

A verdade é que uma pessoa assertiva tem várias características bem vistas pela sociedade.

Confira a seguir características bastante comuns em pessoas assertivas e entenda como esse tipo de comportamento pode ser bastante vantajoso para uma vida em sociedade saudável.

publicidade
pessoa assertiva
10 características que toda pessoa assertiva tem; você se encaixa? (Imagens: Unsplash)

1 – Bom ouvinte

A verdade é que é bastante difícil encontrar um bom ouvinte quando estamos nos relacionando socialmente com outras pessoas que não sejam entes queridos e amigos.

O que muitas pessoas têm percebido é que a sociedade carece de bons ouvintes, pois a falta de foco de muitas pessoas acabam prejudicando a conversação.

publicidade

Uma das excelentes características de uma pessoa assertiva é que ela é uma boa ouvinte e entende a importância de prestar atenção no assunto e seguir com a conversação sem interrupção.

É bastante complicado conversar com uma pessoa quando se percebe que ela não está ouvindo ou dando atenção para outro tipo de coisa que não seja a conversa.

Assertividade proporciona para uma pessoa ser um ouvinte ativo e apresentar comportamentos de bom visual e contato durante uma conversação sem passar dos limites.

2 – Solucionar problemas

Um comportamento excelente e bem-visto pela sociedade das pessoas assertivas é o compromisso em respeitar as situações e responsabilidades dadas por outras.

publicidade

Tanto o mercado de trabalho como a vida social está carente de pessoas que sabem de fato solucionar problemas.

Quando estamos em dificuldades não queremos pessoas que só aumentam os problemas e apontam pontos fracos sem mostrar uma solução.

O que faz uma pessoa assertiva ser bem valorizada no convívio social é o seu poder em solucionar problemas e atender seus compromissos com pontualidade.

pessoa assertiva

3 – Confiar em si mesmo

O que é bastante controverso em uma determinada pessoa que deseja confiança é que muitas delas não confiam em si mesmo.

publicidade

Uma pessoa que deseja confiança de outras deve entender certos limites e confrontar os seus medos para confiar no seu próprio potencial.

Podemos aprender muito com as pessoas assertivas a confiar em si mesmo e saber solucionar problemas confiando no seu tato e opinião.

Muitas pessoas acabam lutando contra si mesmo para confiar e ter fé na sua capacidade de solucionar situações da vida.

Não adianta cobrar confiança de outras pessoas se nem você confia em si mesmo.

publicidade

4 – Respeitar opiniões dos outros

Diante da globalização e o avanço das tecnologias em discernimento de informações, as opiniões têm sido bastante controversas tanto no falar quanto no ouvir.

Apesar de diariamente encontrarmos pessoas que realmente sabem ouvir opiniões e respeitar as ideias, outras estão cheias de ódio no coração a ponto de não respeitar o pensamento diferente.

Uma das excelentes características de uma pessoa assertiva é o seu poder em respeitar pensamentos e crenças que divergem das suas.

É um verdadeiro privilégio conviver com pessoas que não apresentam preconceito quanto ao modo de viver de outras pessoas e saber ouvir e respeitar diferentes pensamentos.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Se você tem pensamentos e opiniões fortes, saiba que as pessoas assertivas saberão ouvir e respeitar o seu lado da história.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

pessoa assertiva

5 – Validar os sentimentos dos outros

Um fato bastante interessante dos seres humanos é que as pessoas muitas vezes apenas querem ser compreendidas.

Muitas pessoas apresentam um pouco de medo ao expressar seus sentimentos e pensamentos pelo fato de serem rejeitadas.

Uma pessoa assertiva consegue validar os sentimentos dos outros e respeitar as diferenças.

É fácil identificar a assertividade em um comportamento em determinados indivíduos pelo simples fato de saber lidar com as emoções e sentimentos de outras pessoas.

6 – Empatia

A empatia pela situação de outras pessoas é bastante comum em pessoas assertivas.

Embora falta de empatia seja extremamente observada em certos situações da vida, podemos aprender muito com uma pessoa assertiva sobre pensar no outro.

O mundo em caos tem construído pessoas cada dias menos sentimentais em relação à situação difícil de outras pessoas vulneráveis.

É bastante comum assistir pessoas extremamente sem compaixão e amor pelo próximo espelhando sempre o egoísmo e o egocentrismo diante de dificuldades alheias.

7 – Aceitar responsabilidades

O fato é que sempre uma pessoa assertiva responderá e aceitará a responsabilidade quando fizer algo de errado ou falhar com alguma pessoa.

Assumir a culpa é uma excelente habilidade bem vista pela sociedade e as pessoas assertivas dão aula em relação a aceitar a responsabilidade pelo próprio erro.

pessoa assertiva

8 – Cultivar bons relacionamentos

Cultivar bons relacionamentos sociais e amorosos com outras pessoas sempre terá a validade de não pensar no outro.

Não existe uma boa relação entre pessoas sem compaixão no coração e a certeza de que sempre estará presente na mente ver o outro bem.

A vulnerabilidade de muitas pessoas e não conseguir fortalecer bons relacionamentos sociais é a falta de habilidade em cultivar bons relacionamentos duradouros.

Podemos aprender muito com as pessoas assertivas sobre como cultivar bons relacionamentos e entender os limites e capacidades de comunicação de outras pessoas e saber ouvir melhor.

9 – Apresentar opiniões fortes

É bastante comum encontrar pessoas assertivas com palavras fortes e expressões de pensamentos e ideias consolidadas.

Dificilmente você vai conhecer uma pessoa assertiva que sempre está em cima do muro e não gosta de expressar suas opiniões ideias.

10 – Pensar no bem coletivo

Assertividade faz com que as pessoas pensem melhor no bem coletivo e até mesmo assumam responsabilidades pelos seus atos e pensamentos expressados.

É muito difícil encontrar uma pessoa que se diz assertiva e apresento comportamentos falhos em assumir ou não responsabilidade.

pessoa assertiva

Uma pessoa com boas habilidades sociais se compromete e sabe quando determinadas coisas não se trata dela.

É bastante comum hoje em dia conhecer pessoas que não pensam no próximo e não cultivam boas relações com compaixão e amor no coração.

Você gostou de saber mais sobre as características de pessoas assertivas e como essas habilidades podem dizer muito sobre a inteligência emocional de uma pessoa?

Então não perca mais tempo e compartilhe com seus familiares e amigos essas excelentes informações e aprenda hoje mesmo com as pessoas assertivas.

Veja mais ›
Fechar