RESILIÊNCIA: 12 dicas que te farão ser mais RESILIENTE

A resiliência não é algo com que você nasce. Não é algo que você simplesmente tem.

RESILIÊNCIA: 12 dicas que te farão ser mais RESILIENTEq
RESILIÊNCIA: 12 dicas que te farão ser mais RESILIENTE

Existem coisas que já nascemos tendo, como uma boa dose de paciência, compreensão, altruísmo… Existem pessoas que possuem uma alma abençoada sempre.

Mas há coisas em nossas vidas que precisamos trabalhar de forma constante, como a resiliência. É algo a se construir todos os dias e manter sua chama acesa!

Um ponto importante? “A resiliência não é uma característica. Não é algo com que você nasce. Não é algo que você simplesmente tem”.

Te interessa?

Nós destrinchamos suas dicas essenciais de como se tornar mais resiliente. Confira a seguir 12 dicas para ser uma pessoa melhor:

1. Reconheça que sua luta é válida, não importa qual seja ela

Não tenha vergonha do que o deixa estressado. Só não aceite isso para sempre e se esforce para reverter situações! Muitas pessoas dizem:

“‘Bem, eu não estava em uma guerra…’ Elas têm que aprender quais são as adversidades mais comuns e vê-las como sendo estressores crônicos legítimos.”

Esforce para vencer, sempre haverá lutas a se enfrentar!

RESILIÊNCIA: 12 dicas que te farão ser mais RESILIENTE

2. Saiba onde você já é resiliente

Você pode não ter alcoolismo ou abuso de drogas em sua casa, mas acho que você já passou por alguma coisa. Todos passamos por algo difícil!

Pense da melhor maneira: Quais foram os três momentos mais difíceis da minha vida? Como eu consegui passar por essas coisas? Você provavelmente já sabe algo sobre ser resiliente!

É possível ser feliz apenas com as pequenas coisas – NADA MAIS!

3. Não se acomode, resolva!

Pessoas resilientes tendem a ser enfrentadores ativos. Elas dizem:

‘O que eu vou fazer sobre isso?’ versus: ‘Quando serei libertado disso?

Pode não ser resolvido da noite para o dia, mas todo problema pode ser abordado de alguma forma. Você só precisa insistir da maneira certa para achar sua solução!

4. Conheça seus pontos fortes e use-os!

Em geral, pessoas resilientes tendem a usar os pontos fortes que possuem. Para pessoas diferentes, eles são diferentes. Algumas pessoas têm uma ótima personalidade.

Para outras pessoas, é a inteligência ou algum tipo de talento, ou uma verdadeira ética de trabalho. Eles se agarram aos pontos fortes para passar pelo que está na frente deles.

RESILIÊNCIA: 12 dicas que te farão ser mais RESILIENTE

5. Não tente fazer TUDO sozinho

Um dos maiores preditores de se sair bem depois de uma adversidade é ter pessoas que se importaram. Uma coisa que as pessoas resilientes fazem é buscar apoio.

Não precisa ser um terapeuta; pode ser um melhor amigo, uma tia ou um parceiro. Pessoas resilientes realmente usam outras pessoas – em vez de não se deixar precisar delas.

“Construa amizades sinceras e elas cuidarão de você!”

5 hábitos MESQUINHOS e BOBOS que causam ansiedade até mesmo nos GRANDES empreendedores

6. Crie relacionamentos confiáveis

Para algumas pessoas, isso será: ‘Há duas pessoas no mundo que sabem tudo o que há para saber sobre mim.’ Para outras pessoas, elas querem ser conhecidas por uma comunidade maior. O amor é muito poderoso; e amor é amor.

O cérebro não conhece um tipo de amor versus outro. Apenas processa quando tem uma experiência positiva com outra pessoa. Siga em frente e sinta que há pessoas que te veem, te compreendem e se importam – é isso.

Não importa onde você esteja recebendo isso:

Aumente o número e a qualidade de seus relacionamentos da maneira que achar melhor.

7. Ignore o dispensável

As vezes as situações que estamos tentando lidar por muito tempo é mais simples do que pensamos e o que fazemos sempre é uma grande tempestade em um copo d’água.

Você precisa reconhecer essas pequenas situações e ignorar o dispensável para que as coisas mais importantes se encaixem em seu devido lugar. 

RESILIÊNCIA: 12 dicas que te farão ser mais RESILIENTE

“Não será uma tarefa fácil, mas é questão de costume. Você consegue!”

8. Seja gentil com você

As pessoas que enfrentam alguma adversidade em suas vidas se tornam mais fortes.

É claro, isso depende de muitos outros fatores – quão grande é a adversidade, quanto apoio eles têm, como eles lidam – mas ao aprender a lidar com o estresse e ter essa experiência, nós ganhamos confiança e ganhamos preparação.

Você vê como está derrubado ao invés de como você é forte. Concentre-se na resiliência e veja a si mesmo como alguém que está ainda melhor preparado para a vida do que a pessoa média, porque você já viveu muito dela.

7 hábitos de monges budistas MUDARÃO completamente sua vida

9. Aprenda a reconhecer

Saber onde você está e onde precisa ir é um ponta pé muito importante para sair de situações que te afligem e que te tornam menores mesmo você sendo grande.

Para para pensar e conseguir reconhecer as coisas que te afundam é tão importante quando sair do fundo do poço. 

10. Pense positivo

Ainda que pareça história de coach que não sabe mais o que dizer, o pensamento positivo é muito julgado por ser falado demais em diversas esferas.

Mesmo assim, o poder que ele possui é mesmo infindável! Tenha fé que você pode crescer e avançar no que quiser. É preciso trabalhar na construção da esperança também!

RESILIÊNCIA: 12 dicas que te farão ser mais RESILIENTE

11. Encontre sua forma favorita para fazer uma pausa mental

Muitas pessoas usam fantasia ou livros, ou mergulham em seus hobbies, ou saem com seus amigos para fazer uma pausa mental de uma situação que não podem resolver da noite para o dia.

Você pode não ser capaz de resolver aquele problema, mas pode se proteger de se sentir sobrecarregado por ele.

Como adulto, você pode fazer o mesmo: ler um livro, pegar seu Frisbee, sair com seus amigos, desativar os alertas de notícias no seu telefone…

muita coisa no mundo que parece nos sobrecarregar. Resilientes [as pessoas] reagem onde podem, mas também aprendem a fazer uma pausa mental”.

12. Não seja impulsivo

E claro, não saia fingindo que consegue resolver tudo aquilo que está te causando uma confusão mental. Você precisa parar, respirar e refletir antes de agir de qualquer forma.

Caso o contrário, os problemas vão se multiplicar, você quebrar laços fortes, amizades verdadeiras e só se encontrará no meio de mais problemas. Mas leia isto aqui, pense bem sobre a impulsividade!

Compartilhe este texto com seus amigos!

Veja mais ›
Fechar