Sonhar ACORDADO: comece e é isso que acontecerá com seu cérebro

Entenda o que acontece com o seu cérebro quando você sonha acordado!

Sonhar ACORDADO: é isso que acontecerá com seu cérebro
Sonhar ACORDADO: é isso que acontecerá com seu cérebro

No meio do fim do dia, muitas pessoas trabalham em seus empregos e prazos, elas tendem a evocar.cenas mais agradáveis, como praias exuberantes com suco da fruta generosamente servida. 

Já parou para pensar como nossas mentes podem voar milhares de quilômetros de repente enquanto.nossos corpos permanecem amarrados a cadeira do escritório? Você já se pegou sonhando acordado?

Nós seres humanos conseguimos formar pensamentos separados de nossas circunstâncias atuais, provavelmente graças a.um agrupamento de regiões do cérebro chamada de rede de modo padrão, que se acende com a atividade quando imaginados. 

Te interessa?

A verdade é que uma mente viajante geralmente é saudável, pois esses pensamentos criativos podem nos ajudar a refletir sobre o passado e a planejar o futuro. No mínimo, ajuda-nos a sorrir apesar da monotonia do presente. Não é mesmo?

Confira a seguir o que realmente acontece com o nosso cérebro quando sonhamos acordados e se surpreenda com o resultado.

O que acontece com o cérebro quando sonhamos acordados?

Quer trate de fantasia ou preocupação, muitas pessoas sonham acordadas ou deixam as mentes escapar da tarefa em questão. Isso acontece com você?

Para descobrir o que acontece com o nosso cérebro, um novo modelo de computador que simula.esses períodos de divagação mental pode dar aos cientistas e pesquisadores pistas sobre como nosso cérebro funciona. 

sonhar-acordado

O modelo de computador mostra como nossas células cerebrais se comunicam quando nossas mentes estão ocupadas ou ociosas em pensamentos e sonhos.

Além disso, os pesquisadores sabem desde o final da década de 90 que nossos cérebros ainda.disparam impulsos nervosos mesmo quando estão ociosos em relação aos pensamentos, você sabia disso? 

Com a realização de várias pesquisas, os cientistas identificaram várias redes cerebrais, chamadas redes de “Estado de Repouso”, dentro de nossa massa cinzenta onde esse fenômeno ocorre.

Já que as redes do estado de repouso do nosso cérebro são interrompidas no caso de lesões cerebrais e doenças cognitivas, modelá-las pode eventualmente ajudar as pessoas com essas condições.

É possível ser feliz apenas com as pequenas coisas – NADA MAIS!

5 fatos interessantes sobre sonhar acordado

De tudo pode acontecer com você ao sonhar acordado, porém, o que acontece com o seu cérebro é muito interessante. Veja a seguir alguns fatos interessantes sobre pessoas que sonham acordadas. Tire suas próprias conclusões se esse comportamento é bom ou ruim.

1 – Sonhar acordado acontece menos à medida que envelhecemos

Isso mesmo, o hábito de sonhar acordado é muitas vezes sobre antecipar o futuro, especialmente em um contexto de fantasia.

Por isso, muitas pessoas costumam ter “fantasias de poder” de como elas seriam ser um super-herói. Isso já aconteceu com você? Portanto, à medida que as pessoas envelhecem, a quantidade de tempo que passam sonhando acordada diminui, talvez à medida que o futuro encolhe.

sonhar-acordado

2 – Faz esquecer o que está fazendo

A verdade é que muitas pessoas são convidadas a sonhar acordada com o passado. Com isso, elas tendem a esquecer o que estavam fazendo antes de começar a sonhar acordada.

O tipo de “sonho” também afeta o quanto você esquece. Quando as pessoas que trabalhavam em uma tarefa deviam sonhar acordada com a casa de sua infância, os indivíduos mais velhos se esqueceram mais da tarefa interrompida do que os mais jovens. 

Esse tipo de comportamento significa que quanto mais para trás no tempo o “sonho” chega, maior é o efeito de esquecimento.

Além disso, não é apenas temporal, mas físico. Se você é uma pessoa que sonha acordada com férias no exterior ou férias fora do estado, é provável que se esqueça mais do que estava fazendo porque sua viagem ao exterior está tão fora de contexto.

É como transportar-se mentalmente de volta lá!

Isso deve ser uma nota especial para pessoas que confiam na memória, incluindo aquelas em carreiras como a área da saúde.

Como, por exemplo, se um médico que acabou de memorizar a dosagem de um medicamento for interrompido no corredor e questionado sobre suas férias recentes no exterior, ela pode muito bem esquecer as informações sobre a droga.

AUTOAFIRMAÇÃO: as vantagens e desvantagens desse comportamento

3 – Desativa outras partes do cérebro

O fato é que o nosso cérebro tem dois sistemas principais: 

  • A parte analítica: que nos ajuda a tomar decisões racionais;
  • A parte empática: que nos permite nos relacionar com os outros.
sonhar-acordado

Quando uma pessoa é confrontada com uma tarefa cognitiva, o cérebro dela requer que a área empática se desligue para realizar o trabalho. Resumindo, se essa pessoa está engajada em uma tarefa analítica exigente, ela não deixa espaço para empatia.

No entanto, quando uma pessoa está sonhando acordada, a mente dela circula naturalmente por diferentes modos de pensamento e, durante esse tempo, as partes analíticas e empáticas do cérebro tendem a se desligar.

Resiliência é a nova FELICIDADE: antes de ser feliz você precisa ser forte

4 – O cérebro, não a mente, controla os “sonhos”

Você sabia que a mente e o cérebro pode ser considerados aspectos diferentes da mesma coisa, como o software e o hardware de um computador? 

A verdade é que nós temos a tendência de pensar em nossas mentes no assento do motorista e em nossa atividade cerebral como o seguinte. Mas, na verdade, o relacionamento é bidirecional. Como nós sonhamos e pensamos depende da estrutura do cérebro. 

Por outro lado, essa estrutura do nosso cérebro está constantemente mudando de pequenas maneiras, pois isso, à medida que aprendemos coisas novas, as conexões entre as células nervosas mudam.

Seu cérebro flutua naturalmente de certas maneiras por causa de sua estrutura, e isso determina a estrutura de seus sonhos acordados.

5 – Torna você mais criativo

Muitas vezes, a “conversa” que ocorre quando a mente sonhadora circula por diferentes partes do cérebro acessa informações que estavam adormecidas ou fora de alcance.

Da mesma forma, sonhar acordado pode fazer uma associação entre dados de informação que a pessoa nunca considerou daquela forma particular.

Esse tipo de comportamento explica a criatividade, as percepções de sabedoria e, muitas vezes, as soluções para problemas que a pessoa não considerou.

Além disso, um processo semelhante, mas mais aleatório, também ocorre durante quando uma pessoa sonha acordada.

Você gostou de saber mais sobre como o cérebro funciona e se comporta quando sonhamos acordados? Então não perca mais tempo e compartilhe essas informações com os seus amigos e familiares. Aproveite essas informações para “matar” a curiosidade das pessoas em relação a se assunto.

Veja mais ›
Fechar