Pensamentos intrusivos: lide com eles ou eles te DESTRUIRÃO

Entenda como os Pensamentos Intrusivos agem em sua mente e trate eles de uma vez por todas!

Pensamentos intrusivos: lide com eles ou eles te DESTRUIRÃO
Pensamentos intrusivos: lide com eles ou eles te DESTRUIRÃO

Você sabia que existem uma grande relação entre a qualidade do sono e os pensamentos intrusivos? Você está indo para a cama dormir cedo e animado por finalmente ter uma noite inteira de descanso?  

A verdade é que assim que sua cabeça atinge o travesseiro para dormir, seu cérebro é consumido por um pensamento indesejado e perturbador. Quando está deitando para dormir, você continua a se concentrar nesse pensamento, revirando-se e revirando a noite várias ideias aleatórias.

Além disso, você já experimentou um cenário semelhante em que um pensamento indesejado aparentemente apareceu do nada enquanto você estava tentando dormir?

A resposta é sim, isso porque muitas pessoas apresentam pensamentos intrusivos em momentos aleatórios. Continue aqui e entenda o real motivo disso acontecer.

O que significa os Pensamentos Intrusivos?

Os pensamentos intrusivos são ideias malquistas que podem surgir na cabeça de uma pessoa sem aviso – a qualquer momento. Isso acontece como você?

Frequentemente, essas ideias são repetitivas, com o mesmo tipo de pensamento surgindo repetidamente, assim, podendo.ser perturbadores ou até angustiantes para certas pessoas.

Além disso, as pessoas que apresentam sintomas de depressão ou fortes crises de ansiedade têm grande probabilidade de.ter pensamentos intrusivos, porém, eles podem acontecer com qualquer pessoa – inclusive com você. 

pensamentos-intrusivos

Embora esses pensamentos sejam inofensivos para você e as outras pessoas, eles podem ter um efeito prejudicial em sua qualidade de vida e, às vezes, afetando a forma como você se comporta nos lugares.

Portanto, os pensamentos intrusivos ​​que todos nós temos podem ser na forma de imagens, sons ou declarações. Você já parou para pensar no real motivo disso acontecer? Veja a resposta a seguir.

Se você deixar a NEGATIVIDADE te alcançar, é isso que acontecerá com o seu FUTURO

O que causa os Pensamentos Intrusivos?

Os problemas implícitos aos pensamentos intrusivos ocorrem quando nós continuamos a ficar obcecados e preocupados com eles – embora seja completamente normal ter pensamentos intrusivos ocasionalmente.

Logo, não é surpresa que pensamentos intrusivos estejam associados ao Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e Transtornos de Ansiedade, você sabia disso?

Apesar dos pensamentos intrusivos possam ser aleatórios na mente de uma pessoa, a própria experiência de vida dela ou as reações a um evento normalmente a influenciam. 

Um exemplo disso é uma pessoa que pode ver uma reportagem em sua estação de notícias local sobre um roubo. O conteúdo dessa reportagem pode causar inconscientemente pensamentos intrusivos de que um ladrão pode invadir sua própria casa.

pensamentos-intrusivos

Além disso, os pensamentos intrusivos vêm em uma variedade de formas, mas alguns dos temas mais comuns são:

  • Cometer violência;
  • Ferir a si mesmo ou a terceiros;
  • Envolver-se em cenários sexualmente inadequados;
  • Blasfêmia;
  • Prática de atos contra a religião de outras pessoas;
  • Pensamentos baseados no medo.

Agora que você já sabe o que são pensamentos intrusivos e como elas surgem em nossas mentes, veja a seguir as suas diferenças e como tratar da maneira correta.

ORGONITE: renovando suas ENERGIAS e acabando com a negatividade!

Quais os tipos de Pensamentos Intrusivos?

Você sabia que um dos tipos mais comuns de pensamentos intrusivos está relacionado a preocupações com segurança ou risco de vida? 

Isso mesmo, pois esses tipos de pensamentos geralmente vêm na forma de imagens em que você pode se imaginar dirigindo seu carro no meio de uma multidão, ferindo, matando outra pessoa ou imaginando um familiar mortalmente ferido, ou morto. 

Um exemplo disso é que as novas mães muitas vezes pensam que seu bebê recém-nascido pode se machucar. Assim como igualmente comuns são pensamentos blasfemos ou pensamentos inadequados sobre sexualidade.

pensamentos-intrusivos

Por isso, se uma pessoa tem transtorno de estresse pós-traumático pode ter pensamentos intrusivos sobre a situação que o causou, isso pode ser:

  • Observar ou estar em um acidente;
  • Desastre natural;
  • Ser assaltado ou estuprado;
  • Passando por um evento significativo na vida, como um divórcio.

Isso acontece porque após um incidente traumático, o cérebro de uma pessoa pode ser programado para lembrá-lo disso aleatoriamente durante sua vida. 

Esses pensamentos ou lembretes, também chamados de retrospetivas, podem vir na forma de sons ou imagens, assim, uma pessoa experimentará os mesmos sintomas físicos, como, por exemplo, frequência cardíaca elevada.

Falar sobre tudo o que quer pode DESCREVER muito sobre você

Afastar os Pensamentos Intrusivos ajudam?

Muitas pessoas tentam eliminar os pensamentos intrusivos que estão tentando bloquear. Porém, isso não funciona, isso porque, como todos sabemos, se uma pessoa disser para não imaginar um elefante rosa, você imediatamente imagine um elefante rosa, não é mesmo?

Por isso, se você tentar afastar que os pensamentos intrusivos venham, sua mente só irá alimentá-lo ainda mais automaticamente – o que os reforçará.

pensamentos-intrusivos

Portanto, a tentativa de afastar esses pensamentos não só podam causar angústia e medo, como também pode levar a mudanças no comportamento. 

A verdade é que várias pessoas tentam lidar com seus pensamentos intrusivos recorrendo a um comportamento compulsivo, como, por exemplo, verificando repetidamente se o gás de cozinha foi desligado para se tranquilizarem. 

Por que insistimos tanto em sentir SAUDADES do PASSADO?

Os Pensamentos Intrusivos ficam mais fortes ao evitar

Os pensamentos intrusivos são reforçados ao se apanhar neles, por isso, se preocupar com essas ideias, lutar contra elas ou tentar afastar da sua razão só vai piorar.

Isso acontece porque eles também se tornam mais fortes ao tentar evitá-los. Para que sua tentativa de manter sua mente tranquila, deixe os pensamentos em paz, trate-os como se nem fossem interessantes, assim os pensamentos acabarão desaparecendo no segundo plano.

Veja a seguir as etapas para você conseguir de fato mudar as suas atitudes e superar os pensamentos intrusivos, são elas:

  1. Rotular os pensamentos;
  2. Lembrar de que os pensamentos são automáticos;
  3. Aceitar e permitir que os pensamentos entre em sua mente;
  4. Não tentar afastar os pensamentos;
  5. Meditar e praticar pensamentos positivos;
  6. Fazer pausas;
  7. Esperar que os pensamentos venham;
  8. Continuar pensando em momentos felizes.

pensamentos-intrusivos

Agora que você já sabe o que fazer para lidar com os seus pensamentos intrusivos, confira a seguir o que você não deve tentar fazer para tratar os seus pensamentos negativos, são elas:

  1. Envolver com os pensamentos de qualquer forma;
  2. Empurrar os pensamentos para fora da mente;
  3. Tentar descobrir que os pensamentos indesejados significam;
  4. Verificar se essas etapas estão dando resultado.

Pronto, agora que você já sabe o que fazer e o que não fazer, não permita que pensamentos ruins e experiências desagradáveis do passado afete sua qualidade de vida hoje.

Você gostou de saber mais sobre os pensamentos intrusivos e como lidar com eles de forma correta? Então, não perca mais tempo e compartilhe essas informações para quem precisa de ajuda.