Aprenda a fazer chá de ORÉGANO e usufrua de excelentes benefícios

Conhece mais sobre o chá de orégano e seus benefícios!

Aprenda a fazer chá de ORÉGANO e usufrua de excelentes benefícios

Apesar de não parecer muito, o chá de orégano é um tipo de bebida usado com bastante frequência para tratar doenças e prevenir problemas de saúde.

O orégano, como muitas pessoas conhecem, é uma erva muito utilizado em pratos culinários. Além do chá, essa erva é usado de várias formas, seco ou fresco.

É importante você entender que apesar de o chá de orégano ser muito benéfico para a saúde, esse tipo de chá não é muito comum.

Te interessa?

Ao contrário dos outros tipos de chás de ervas, o chá de orégano é amargo, mas muito consumido para beneficiar a saúde do corpo.

Quais os benefícios do chá de orégano?

Esse tipo de chá é bastante buscado por causa de seu excelente agente anti-inflamatório. 

As folhas dessa erva são uma grande fonte de flavonoides e vários compostos e antioxidantes essenciais para a saúde.

Os radicais livres que prejudicam a saúde causando inflamação e doenças em todo o corpo são neutralizados pelos antioxidantes contidos no chá.

Além disso, os efeitos anti-inflamatórios do chá é muito benéfico para a saúde por causa dos componentes específicos, são eles:

  • Carvacrol;
  • Timol.
chá de orégano

Vários estudos já comprovaram que ambos com compostos listados anteriormente diminuem a inflamação, assim, inibindo as vias bioquímicas para iniciar a reposta inflamatória do corpo.

Prevenindo diabetes com chá de orégano

O componente presente no chá de orégano chamado carvacrol tem um ótimo efeito antidiabético, assim, demonstrando a sua capacidade de diminuir os níveis de glicose no sangue.

As pessoas que apresentam o tipo 2 de diabetes tem uma condição em que o seu corpo não consegue mais produzir insulina suficiente para controlar o açúcar no sangue.

Assim como não consegue também responder à insulina como normalmente deveria.

Sendo assim, uma pessoa que pode ter um ou os dois sintomas apresentados acima, o crescimento do nível de açúcar no sangue pode levar a problemas no coração e renais também.

Alguns formas de medicamento têm sido útil para controlar o tipo 2 de diabetes, são eles:

  • Modificação na dieta;
  • Exercício físico;
  • Medicamentos.

Reduzindo os níveis de lipídios

Algumas pesquisas bastante promissoras sugerem que o nível de açúcar no sangue tem o poder de controlar naturalmente, isso não é maravilhoso?

Já outras pesquisas descobriram que o chá de orégano diminui os níveis de açúcar no sangue, assim, prevenindo a morte das células que produzem a insulina.

Além disso, o chá de orégano é bastante eficaz na diminuição dos níveis de lipídios. 

Os benefícios do chá para a saúde são muitas. O que você precisa entender é a importância de consultar um médico antes de querer se tratar com tipo de chás medicinais.

chá de orégano

Como preparar um chá de orégano?

A forma mais simples e fácil de fazer um chá de orégano é comprando um saquinho pré-fabricado do chá e preparar de acordo com as instrução padrões.

Para preparar o chá de orégano em casa, você só pode utilizar o mesmo orégano, de preferência fresco, para cozinhar. O processo é transformar o tempero seco em chá, veja a seguir como:

  1. Levar uma xícara de água ao fogo para ferver;
  2. Derramar a água fervente sobre duas colheres de chá de orégano seco;
  3. Deixar a mistura em infusão por dois a quatro minutos;
  4. Remover o filtro e consumir o chá.

Muitas pessoas preferem comprar o saquinho de chá de orégano já pronto e consumir moderadamente durante o dia.

19 chás DIURÉTICOS que ajudam na retenção de líquidos

Tratando os sintomas da depressão com chá de orégano

Vários dos componentes presentes no chá de orégano têm o poder de diminuir os sintomas da depressão, assim como mostrar efeitos comportamentais positivos, são eles:

  • Timol;
  • Carvacrol;
  • Borneol;
  • Gama-terpineno.

Essas substâncias trabalham no crescimento do hormônio da sensação de bem-estar do corpo, o chamado serotonina, assim, evitando a sua degradação no corpo humano.

Por outro lado, embora esse efeito apresentado no chá de orégano possa não funcionar para todas as pessoas, vale a pena tentar se tratar com esse tipo de bebida natural e fácil de fazer.

Se uma pessoa estiver se medicamento por causa da depressão, é fundamental consultar um profissional da saúde antes de interromper qualquer remédio para tomar o chá.

Melhore sua concentração e retenção de informações

Vários estudos já comprovaram que o chá de orégano tem o poder de ajudar no melhoramento do:

  • Foco;
  • Concentração;
  • Ajudar a manter a mente tranquila.

Esse compilado de benefícios significa que o chá de orégano pode ser também um ótimo remédio natural para tratar ansiedade.

O consumo do chá de orégano é um protetor natural que pode ajudar uma pessoa a ter uma boa qualidade de vida e preservar a saúde do cérebro.

chá de orégano

Isso só é possível porque tipos de doenças, como, por exemplo, demência e Parkinson podem resultar do estresse oxidativo causado pelos radicais livres.

Por esse motivo é aconselhável consumir esse tipo de chá que apresenta uma rica fonte de antioxidantes para ser usado como suplemento.

O chá de orégano é bom para o intestino?

A resposta é sim, isso porque o chá de orégano tem o poder de beneficiar a saúde intestinal, com isso, melhorando a barreira intestinal.

Você já ouviu falar em intestino interrompido? Esse problema é geralmente visto em condições inflamatórias, como, por exemplo:

  • Colite aguda ou crônica;
  • Pancreatite aguda;
  • Alergias alimentares;
  • Doenças de Crohn.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Vai ser o desequilíbrio a causa de uma quebra na barreira do intestino na carga bacteriana, assim levando a inflamação, quebrando o revestimento intestinal e fazendo com que o seu intestino vaze.

É fundamental você entender e saber que o nosso intestino deve ter algum grau de permeabilidade, isso porque é assim que o corpo humano metaboliza todos os nutrientes, minerais e vitaminas dos alimentos. 

chá de orégano

Por outro lado, o crescimento da permeabilidade intestinal pode causar doenças, consequentemente uma inflamação que podem ser difíceis de tratar no futuro.

A boa notícia é que o chá de orégano auxilia na diminuição desse desequilíbrio bacteriano, reduzindo assim a inflamação e melhora a imunidade. 

Protege também contra certos parasitas intestinais. Isso não é maravilhoso?

Você gostou de saber mais sobre o chá de orégano e todos os seus benefícios para a saúde humana? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite!

Veja mais ›
Fechar