Benefícios e malefícios do chá de AMORA que você precisa precisa conhecer

Entenda como esse chá pode agir no seu corpo e previna problemas!

Benefícios e malefícios do chá de AMORA que você precisa precisa conhecer
Benefícios e malefícios do chá de AMORA que você precisa precisa conhecer

Você gosta de amoras? Essa fruta é muito popular no verão e o seu chá tem muitos benefícios para a saúde.

Com um sabor picante e doce ao paladar, as amoras são um ótimo complemento para chás e iogurte. O chá de amoras pode ser prepara com as folhas assim também com a fruta fresca.

Tanto a fruta com o chá dela oferecem benefícios para a saúde. Além disso, com o seu sabor em camadas, esse tipo de chá satisfaz muitas pessoas que gostam de bebidas doces.

Te interessa?

Mesmo com tantas vantagens para a manutenção da saúde, é importante você ficar ciente aos seus malefícios também. Foi pensando nisso abordarem aqui o lado bom e ruim desse chá. Aproveite!

Quais são os benefícios do chá de amora?

Assim como tantos tipos de chás ao redor do mundo, o chá de amora não difere dos outros quando o assunto é beneficiar a saúde. Veja a seguir alguns benefícios desse chá para sua qualidade de vida.

chá de amora

1 – Melhorar a saúde do coração

As antocianinas contidas no chá de amora tem o poder a auxiliar na proteção do coração, melhorando diretamente a pressão arterial.

O chá de amora com os mirtilos e morangos conseguem baixar a pressão arterial e equilibrar os níveis de açúcar no sangue.

Esse benefício do chá é útil para pessoas que sofrem ou podem ter um risco de desenvolver doenças ligadas ao coração.

2 – Ajudar no bom funcionamento do sistema digestivo

O consumo moderado do chá de amora pode auxiliar a estimular a produção de enzimas digestivas, como isso, permitindo que o corpo decomponha alimentos com mais eficiência. 

O chá de amor misturado as folhas de chá-preto ou verde contêm uma quantidade moderada de cafeína. Essa moderação de cafeína é bom para a saúde. 

Os baixos níveis de cafeína podem auxiliar no tratamento de pessoas sofrem com prisão de ventre, pois esse chá é um laxante bastante conhecido.

CHÁ DE GENGIBRE: faça dessa forma e aproveite os benefícios

3 – Reforçar o sistema imunológico

Assim como outros tipos de chá, o de amora contém Vitamina E, Vitamina K e Vitamina C, o que ajudam na manutenção do sistema imunológico.

chá de amora

Essas vitaminas ajudam no alívio e tratamento de resfriados, assim como também pode apresentar uma resposta melhorada do sistema imunológico quando algum vírus é identificado.

Além disso, o consumo moderado do chá de amora tem o poder de desempenhar um papel significativo na coagulação do sangue.

Assim como também pode ajudar na aceleração do processo de cicatrização de feridas e inflamações mais graves. 

Na verdade, muitas pessoas usam o chá de amora como uso tradicional para tratamento de feridas no geral.

4 – Prevenir dados causados pelos radicais livres

O chá de amora apresenta altas concentrações de polifenóis, taninos flavonoides e antioxidantes, assim, ajudando na proteção da saúde de quem consome a bebida.

Essas substâncias apresentadas no chá trabalham na prevenção de danos causados pelos radicais livros. 

Além disso, essas células são bastante reativas e podem causar uma quebra nos processos normais das células no corpo.

Os danos causados por esses radicais livres são bastante conhecido como estresse, o que pode ser associado a doenças cognitivos até envelhecimento prematuro.

5 – Melhorar a saúde da pele

As propriedades antioxidantes contidas no chá de amora tem o poder de beneficiar a saúde da pele.

chá de amora

É por essa razão que muitos frutos escuros são frequentemente encontrados em produtos naturais para a pele. 

Essas substâncias do chá possuem propriedades anti-inflamatórias que trabalham para diminuir a aparência de linhas finas e rugas na região do rosto. 

14 alimentos para NUNCA comer quando fizer uma tatuagem

Quais são os malefícios do chá de amora?

Agora que você já sabe quais são os benefícios do chá de amora para a saúde, confira a seguir os malefícios do mau consumo do chá

1 – Pertubação no sistema gastrointestinal

Embora o chá de amora seja muito utilizado por médicos como alternativa para tratamento de a diarreia, ele pode gerar problemas gastrointestinais.

Isso porque esse chá em grandes quantidades também pode causar problemas estomacais, como, por exemplo, vômitos e náuseas. 

2 – Efeitos colaterais no fígado

O chá de amora contém algumas substâncias vegetais que podem ter efeitos negativos para o seu fígado, consequentemente, no corpo inteiro. 

Esse tipo de chá contém galotaninos e elagitaninos, substâncias essas que podem ter efeitos tóxicos no fígado em grandes quantidades. 

chá de amora

Por isso, não é recomendado consumir o chá de amora se a pessoa sofre de qualquer tipo de doença hepática sem falar antes com um médico. 

Além disso, os sinais de lesão hepática causadas pelo chá de amora incluem:

  • Fadiga e vômitos;
  • Náuseas e amarelamento da pele;
  • Amarelamento da parte branca dos olhos;
  • Dor abdominal e no quadrante superior direito.

Adeus RESSACA! Esses 17 alimentos acabarão com seu desconforto RÁPIDO!

3 – Interferência na absorção de nutrientes

As substâncias apresentadas no chá de amora também podem interferir na absorção de cálcio e ferro, você sabia disso? 

O que você pode fazer é consumir o chá com leite para ajudar na neutralização de seu efeito na absorção de ferroe e cálcio. 

Para reverter esse malefício do chá de amora, você pode adicionar limão para ajudar no aumento da absorção de ferro no corpo.

Além disso, o consumo do chá de amor durante a refeição do dia não é recomendado.

chá de amora

Se o chá de amora diminui tanto os níveis de cálcio, por que devo prestar atenção nos níveis desse nutriente?

Isso porque os níveis baixos de cálcio podem desenvolver doenças ósseas, como, por exemplo, osteoporose e até mesmo anemia.

4 – Causar problemas uterinos

Embora as evidências sejam puramente fúteis, de acordo com vários os médicos, o chá de amora é bastante prejudicial para o útero. 

Apensar das folhas da planta sejam usadas para aliviar as dores do parto, as substâncias contidas no chá tonificam o útero, assim, podendo causar contrações uterinas. 

Por isso é importante mulheres grávidas conversarem com um médico antes de beber chá de amora. 

Os tônicos uterinos presentes no chá de amora tomados em grandes quantidades podem causar aborto espontâneo ou até mesmo parto prematuro.

Você gostou de saber mais sobre os benefícios e malefícios do chá de amora? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.

Lembre-se sempre de manter um acompanhamento médico constante. Aproveite essa oportunidade para entender a influência de chás nas nossas vidas.

Veja mais ›
Fechar