14 alimentos para NUNCA comer quando fizer uma tatuagem

14 alimentos para NUNCA comer quando fizer uma tatuagem

Veja aqui o que você não pode comer quando fizer uma tatuagem!

publicidade

As pessoas têm o costume de falar a expressão “remoso” para descrever aqueles alimentos que são mais ricos em gordura, sal, açúcar e óleo refinado.

Por causa disso, esses alimentos apresentam maiores chances de causar inflamação na pele e interferir também no processo de cicatrização.

Com isso, é muito importante evitar estes tipos de alimentos na dieta, pois é uma excelente forma de complementar o tratamento para pessoas que têm problemas na pele ou algum tipo de inflamação, como acontece com as pessoas após fazerem uma tatuagem.

publicidade

É muito importante lembrar que além dos alimentos, também é essencial manter os cuidados adequados com a tatuagem, como manter a pele protegida, não ficar coçando e evitar pegar sol. 

Alimentos que você não pode comer quando fizer uma tatuagem

O grande consumo de alimentos “remosos” aumentam a inflamação e dificulta o processo de cicatrização da pele.

Além disso, esses alimentos podem levar a outros problemas de saúde como colesterol elevado, dores de cabeça e diabetes.

não-comer-alimentos-tatuagem

publicidade

O ideal é que essas comidas não façam parte da sua rotina de alimentação, e que não sejam consumidas pelo menos por uma semana após a realização de uma tatuagem.

Confira a seguir os 14 alimentos remosos que devem ser evitados:

  1. Sucos industrializados, refrigerantes e bebida alcoólica;
  2. Macarrão instantâneo;
  3. Caldo de carne em cubo;
  4. Comida pronta congelada;
  5. Sorvete;
  6. Barras de cereais;
  7. Chocolates e doces;
  8. Bolos e massas prontas de bolos;
  9. Biscoitos recheados;
  10. Batata frita e pastel;
  11. Carne de porco e carnes processadas;
  12. Salsichas e presunto;
  13. Linguiça e bacon;
  14. Salame e mortadela.

Como você viu anteriormente, é essencial que você siga as recomendações, pois a realização de uma tatuagem é caracterizado por pequenas lesões na pele. Por isso, caso você não tenha cuidado, isso poderá resultar em um processo inflamatório muito grave.

não-comer-alimentos-tatuagem

Além disso, é muito importante que você evite o consumo de alimentos gordurosos, como carne de porco, frutos do mar, chocolates e bebidas alcoólicas pelo menos uma semana após feita a tatuagem.

publicidade

O que posso comer quando faço uma tatuagem?

Primeiramente, você precisa entender que para qualquer ferida cicatrize adequadamente, é essencial que não haja carência de vitaminas e minerais e que o consumo de água, proteínas e carboidratos seja suficiente.

Se caso uma pessoa que fez a tatuagem possua algum problema médico como diabetes ou hipertensão, esses devem estar controlados.

Ou seja, se a pessoa conseguir seguir uma alimentação equilibrada, não há motivos para ficar preocupado com o que comer ou não comer quando fizer uma tatuagem no corpo.

Confira a seguir alimentos que você pode comer enquanto se recupera de uma tatuagem recém feita.

  • Chás, como camomila, alecrim e gengibre;
  • Chia e gergelim;
  • Linhaça e amendoim;
  • Azeite, salmão e atum;
  • Castanhas e abacate;
  • Alho, cebola e açafrão;
  • Laranja e acerola;
  • Tomate e frutas vermelhas.

não-comer-alimentos-tatuagem

Vale destacar que, não sendo uma regra o consumo, esses alimentos são apenas sugestões de devem ser incluídos em uma alimentação adequada para cada pessoa.

O que posso comer para acelerar a cicatrização da pele?

Para acelerar o processo de cicatrização da pele pós tatuagem, você precisa consumir alimentos ricos em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios, como por exemplo, o ômega-3.

Dentre as comidas mais antioxidantes que você pode comer estão as tomates, frutas vermelhas e cítricas e ervas como o alho.

Já as comidas anti-inflamatórios estão as ricas em gorduras boas como as castanhas abacate, salmão, sardinhas, atum, amendoim, gergelim, chia e linhaça.

Além disso, você pode tomar de uma a duas xícaras de chás anti-inflamatórios, pois isso também pode ajudar na cicatrização. Você pode utilizar as ervas para o chá, como alecrim, gengibre e camomila.

Veja a seguir mais dicas sobre alimentação anti-inflamatória. Uma boa alimentação com alto valor nutricional pode ajudar e muito o processo de cicatrização, como:

  • Alimentos ricos em ômega-3;
  • Zinco, ferro e selênio;
  • Vitamina A, C e K;
  • Proteínas.

não-comer-alimentos-tatuagem

Como posso cuidar da tatuagem recém feita?

Além das pessoas cuidarem da alimentação para garantir a recuperação da pele com a tatuagem, também é importante e necessário tomar outros cuidados como lavar o local com sabonete por pelo menos duas semanas.

É importante também evitar tomar sol e não entrar no mar ou piscina por pelo menos dois meses, caso contrário a região da pele poderá ficar irritada e haver inflamação na região da tatuagem.

Por isso, você deve procurar um lugar confiável para fazer a tatuagem, que tenha permissão de atuação e no qual o material usado no procedimento seja totalmente esterilizado.

Como saber se a tatuagem está inflamando?

Uma das complicações mais graves que pode aparecer após feita uma tatuagem é a infecção, que acontece quando algum micro-organismo, como uma bactéria, um fungo ou um vírus, consegue entrar no corpo através da feridas na pele.

Quando essas coisas acontecem, além da inflamação na região da tatuagem, podem surgir também sintomas como:

  • Pele muito dura;
  • Saída de pus da região da tatuagem;
  • Dores muscular generalizada e mal-estar;
  • Ondas de calor e calafrios;
  • Febre baixa e alta.

não-comer-alimentos-tatuagem

Como o surgimento ou não destes sintomas, sempre que a pele inflamada não melhorar após três a quatro dias e sempre que os sintomas piorarem com o tempo, é essencial ir ao hospital ou consultar um médico.

Fazendo isso, você entenderá se é necessário fazer algum tipo de tratamento específico.

Como saber se a inflamação não é só uma alergia?

A alergia pode causa sinais iguais aos da infecção, especialmente no local da pelo inde foi feita a tatuagem.

Porém, é bem menor a frequencia que leve ao surgimento de febre, calafrios ou mal-estar, sendo mais comum o surgimento de pele vermelha, inchaço, dores, coceira e até mesmo descamação da pele.

Sendo assim, a melhor forma de você saber se realmente se trata de uma simples alergia é passar por uma consulta com dermatologista. Lá, o profissional de saúde irá pedir um exame de esfregaço da pele para despistar uma possível infecção, logo depois iniciar o tratamento da alergia.

Você gostou de saber mais sobre o procedimento e cuidados ao fazer uma tatuagem? Então deixe nos comentário o que você costuma fazer quando faz uma tatuagem para não inflamar.