Chapada do Araripe, Ceará: o destino perfeito para ter uma viagem inesquecível

O sertão do Cariri irá te surpreender!

Chapada do Araripe (CE): o destino ideal para uma viagem inesquecível (Imagens: Reprodução/ Geoparque)

A Chapada do Araripe, no estado do Ceará, é um ponto turístico pouco explorado. Bem soubesse, todo viajante incluiria essa rota em suas viagens, afinal, o lugar possui inúmeras áreas de visitação que demonstram a exuberância da natureza, proporcionando uma experiência única aos visitantes.

Se você está buscando um destino ideal para uma viagem inesquecível, confira o guia abaixo e descubra tudo que precisa para conhecer a Chapada do Araripe.

Para quem esse destino é indicado?

A Chapada do Araripe pode ser explorada por qualquer perfil de viajante! Desde os mais aventureiros até os mais ligados à história, podem desfrutar das belezas e atrações do local.

Te interessa?

Uma coisa é certa: quem vai até lá não se arrepende e declara que o destino superou as expectativas!

Onde está localizada a Chapada do Araripe?

Chapada do Araripe (CE): o destino ideal para uma viagem inesquecível (Imagens: Reprodução/ Geoparque)
Chapada do Araripe (CE): o destino ideal para uma viagem inesquecível (Imagens: Reprodução/ Geoparque)

O parque nacional da Chapada do Araripe ocupa uma área total de 3.789 km e está localizado na região sul do Ceará, mais precisamente do sertão do Cariri, se estendendo por seis municípios. São eles: Barbalha, Crato, Nova Olinda, Missão Velha, Juazeiro do Norte e Santana do Cariri.

Qual a melhor forma de chegar na Chapada do Araripe

É possível chegar de avião até o Aeroporto Regional do Cariri, em voos comerciais e diretos que saem diariamente de Recife, Brasília, São Paulo e Fortaleza. Para adentrar a região onde está o parque, o mais indicado é alugar um carro.

Ele oferecerá conforto  e comodidade para você curtir a viagem ao máximo e com liberdade para traçar as rotas que mais te interessam!

O que você pode fazer na Chapada do Araripe?

Existem diversos Geossítios espalhados pela Chapada. Anote tudo em seu roteiro de viagem e desfrute ao máximo das belezas naturais e história do lugar.

  •  Geossítio Pontal da Santa Cruz

Se você não abre mão de apreciar as belezas naturais por onde passa, inclua esse local no seu roteiro. Ele conta com uma plataforma de observação no topo da Chapada e a vista demonstra a generosidade da natureza com o Ceará! O Pontal da Santa Cruz funciona de terça a domingo, das 11h às 17h.

  • Geossítio da Colina do Horto

Esse espaço é ideal para quem busca uma experiência religiosa em conexão com a natureza. Lá é onde está a famosa estátua do Padre Cícero com seus 27 metros de altura, abençoando todo o Cariri.

A colina do Horto também conta com o Museu Vivo dedicado ao Padre e a Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto. A visitação em ambos espaços ocorre diariamente.

  • Cachoeira de Missão Velha
Chapada do Araripe (CE): o destino ideal para uma viagem inesquecível (Imagens: Reprodução/ Geoparque)

Essa é uma das áreas mais bonitas da Chapada do Araripe! A Cachoeira de Missão Velha fica a 3 km da cidade que lhe deu o nome e com seus 12 metros de queda d’água, o espaço marca a antiga trajetória de povos indígenas que habitaram por lá.

A visita conta com ruínas do período pré-histórico e emerge os viajantes em um universo de tudo que já foi explorado antes.

  • Geossítio Riacho do Meio

Essa região fica a aproximadamente 7 km da cidade de Barbalha. Voltado ao ecoturismo, o espaço possui trilhas ecológicas onde os turistas podem apreciar a preservação das espécies locais de fauna e flora.

Isso também emite um alerta para a importância do cuidado ambiental e garante aulas de sustentabilidade aos turistas, que saem de lá com uma ótica diferente a respeito da natureza.

No Geossítio de Riacho do Meio você também pode conhecer a Pedra do Morcego, espaço famoso por abrigar cangaceiros e pequenas nascentes de água em meio às pedras.

  • Geossítio Ponte de Pedra
Chapada do Araripe (CE): o destino ideal para uma viagem inesquecível (Imagens: Reprodução/ Geoparque)

A geografia demonstra sua magnitude neste Geossítio.

Com uma enorme formação rochosa, com formato semelhante a uma ponte, o espaço já serviu como rota de deslocamento para os antigos povos que habitavam a região. É possível observar vestígios dessa passagem, como material lítico do período pré-histórico, pinturas rupestres e cerâmicas.

Para apreciar esse espetáculo que reúne natureza e história, é preciso se deslocar de Nova Olinda até o Sítio Olho D’água de Santa Bárbara. O trajeto é de aproximadamente:

  • 9 km e fica entre as rodovias CE-292 E CE-494.

Quanto tempo ficar na Chapada do Araripe?

Com um roteiro bem organizado, você poderá desfrutar dos principais pontos da Chapada do Araripe em apenas um final de semana. Ainda assim, vale a pena passar mais uns dias por lá! 

Além das paisagens e pontos turísticos, o povo cearense é hospitaleiro, carismático e receptivo! A culinária local também arranca elogios e garante uma experiência especial!

Qual é a melhor época para visitar a Chapada do Araripe?

O mais legal desse destino é que você pode visitá-lo o ano todo! As atrações funcionam diariamente e o clima no interior nordeste favorece o passeio.

Chapada do Araripe (CE): o destino ideal para uma viagem inesquecível (Imagens: Reprodução/ Geoparque)

Dicas importantes antes de visitar a Chapada:

Não deixe de anotar as dicas a seguir, elas são imprescindíveis para garantir uma viagem de sucesso.

  • Itens que não podem faltar na sua mala:

Para aproveitar a Chapada do Araripe com conforto, você precisa de alguns itens básicos em sua bagagem. Não deixe de levar roupas leves, protetor solar, roupas de banho, repelente e tênis, de preferência, um que te deixe confortável na hora das trilhas.

  • Organizando o roteiro de visitação

Você não precisa de agendamento para visitar os Geossítios. Confira o horário de funcionamento de cada um e planeje o roteiro para conferir as atrações separadamente.

Para quem deseja um passeio mais completo, o ideal é contratar um guia local que te levará aos principais pontos, imergindo os turistas na história local e garantindo o aproveitamento máximo da visita.

  • Quanto custa a visitação aos Geossítios?

Chapada do Araripe (CE): o destino ideal para uma viagem inesquecível (Imagens: Reprodução/ Geoparque)Você não precisa pagar nada para aproveitar as paisagens das atrações. Apenas aquelas pessoas que desejarem contratar um guia precisam pagar pelo serviço que é cobrado por fora.

  • Melhores lugares para se hospedar:

Se você deseja um espaço com estrutura completa, hospedagens, restaurantes ou supermercados, o mais indicado é ficar em Juazeiro do Norte ou Crato. Essas cidades possuem maior fluxo populacional e oferecem os serviços necessários para uma estadia perfeita.

  • Principais atrativos:

Os ciclistas e trilheiros amam esse destino! Não há restrições para o nível dos praticantes, a Chapada garante diversão para os mais experientes ou para os iniciantes.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Agora ficou fácil montar um roteiro para desfrutar das maravilhas da Chapada! Não deixe de incluir esse destino na lista para as próximas viagens!

Veja mais ›
Fechar