Cientistas desenvolvem máscara que detecta a Covid-19

Um avanço ao nosso favor!

Cientistas desenvolvem máscara que detecta a Covid-19
Cientistas desenvolvem máscara que detecta a Covid-19

Na semana passada, a revista Nature Biotechnology chegou a publicar um artigo sobre um tipo de máscara que servirá como uma grande aliada nesse batalha contra a Covid-19.

Embora tenha sido projetada inicialmente para identificar outros tipos de doenças respiratória, os cientistas responsáveis por essa criação ficam felizes em participar desse grande avanço.

Os engenheiros que fazem parte Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e do Instituto Wyss de Engenharia, da Universidade de Harvard, agregaram um tipo de “dispositivo” que identifica o coronavírus.

Aplicados em máscaras, os engenheiros conseguiram colocar alguns pequenos sensores descartáveis que podem ser ativados com por um botão quando o seu usuário precisar.

Como ela funciona?

Sabemos que muitos termos técnicos podem deixar o assunto bem complicado de entender, mas ele é mais simples do que você pensa e vamos te contar como funciona.

Explicando de forma simples, eles são ativados por pequenas gotículas de água, nesse caso, é a saliva do usuário que o ativa e quem faz gerar o resulto em cerca de 90 minutos.

Cientistas desenvolvem máscara que detecta a Covid-19
Cientistas desenvolvem máscara que detecta a Covid-19

Querendo saber do resultado, a pessoa que está usando a máscara aperta o botão e espera o tempo que é previsto para sair o resultado. Simples, não é mesmo?

Além disso, os engenheiros responsáveis por esse grande feito pensaram também na questão da segurança da pessoa que está usando a máscara, caso dê positivo para a Covid.

Descobrindo os resultados

Ele não aparece assim, de forma aberta para que todos possam ver. Após os 90 minutos, é possível conferir o resultado dentro da máscara. Ou seja, só quem está usando pode saber.

E isso acaba dando uma certa privacidade para quem acaba recebendo uma notícia que não é nem um pouco fácil de lidar. Podendo então, ajudar na hora de pedir ajuda.

Cientistas desenvolvem máscara que detecta a Covid-19
Seu teste é feito em apenas 90 minutos.

Uma tecnologia que será usada em algo maior

Para nós, ouvir qualquer notícia que ajude a chegar ao fim desse vírus terrível é sempre um motivo a mais para se comemorar. Dessa vez, não poderia ser diferente, não é mesmo?

Como chegamos a falar mais acima, os cientistas que fizeram parte dessa grande descoberta já estavam estudando em uma forma de detectar doenças respiratórias com esses componentes.

E ao chegar nesse sucesso, garantem que o dispositivo pode ir mais além do que ser usado apenas em máscaras e para detectar apenas a Covid.

Foram muitos anos para conseguir atingir a uma tecnologia útil de sensores vestíveis. Além das máscaras, também poderão ser aplicados em outros tipos de lugares.

Sendo possível tê-los em roupas, poderão ser utilizados por médicos e militares em trabalhos socorristas. Como chegaram a citar no artigo publicado, será apenas um início.

Fonte: CNN