Como transformar defeitos em qualidades (com 9 exemplos práticos!)

Vamos avançar juntos?

Como transformar defeitos em qualidades (com 9 exemplos práticos!)
Como transformar defeitos em qualidades (com 9 exemplos práticos!)

Mudar características de nossa personalidade não é algo impossível. Veja como transformar defeitos em qualidades, com exemplos para colocar em prática.

Todos nós temos características que não são positivas ou que não gostamos. A boa notícia é que tem como transformar defeitos em qualidades.

É claro que, para isso, você vai precisar estar disposto a fazer pequenas mudanças de hábitos. Afinal, qualquer transformação exige esforço.

E para te ajudar no processo, selecionamos 9 defeitos que muitas pessoas têm e que prejudicam suas rotinas e relações, com soluções práticas de mudança.

Assim, você tem um guia de como transformar defeitos em qualidades!

Imagem: Freepik

Pessimismo

Uma pessoa pessimista é aquela que tende a ver as coisas sob uma ótica de desânimo, focando sempre no que não é bom.

Por conta dessa visão distorcida, quem é pessimista costuma reclamar muito e ter dificuldade em sentir gratidão.

Para quebrar o pessimismo, separe 5 minutos diários para agradecer por qualquer coisa. Esse treino ajuda a mudar “as lentes” e focar no positivo.

Procrastinação

Procrastinar é o ato de deixar para depois algo que pode ser feito agora, única e exclusivamente por preguiça.

O problema é que, ao final de um ciclo de procrastinação, você é o maior prejudicado, perdendo prazos e oportunidades.

Para parar de procrastinar é preciso se observar e mudar. Quando vier o pensamento “de fazer depois”, você precisa ter o ânimo de ir no caminho contrário.

Além disso, seguir dicas de como aumentar a produtividade pode funcionar, especialmente em tempos de home office, em que é fácil procrastinar.

Complicar o que é fácil

Existe uma frase que diz “Não seja o problema da sua solução”. É um conselho simples para não complicar o que é fácil.

Nesse caso, você pode treinar o seu olhar para ser mais crítico e analítico diante das situações. Será que, em determinado problema, você não está exagerando?

Para fazer um filtro, sempre que você se sentir abalado com uma situação, faça o processo de se perguntar quais são os reais prejuízos que aquilo causa. Na maioria das vezes, você vai perceber que está complicando o que é simples.

Imagem: Freepik
Imagem: Freepik

Autodepreciação

A baixa autoestima está entre as questões que as pessoas mais pesquisam para tratar, em como transformar defeitos em qualidades.

Se autodepreciar é muito fácil, especialmente com as redes sociais nos dando comparativos irreais diariamente.

Você pode dar um basta ao treinar a autoestima. Vá até um espelho e fale palavras de apoio para si mesmo. Além disso, aceite os elogios com um “muito obrigado”, ao invés de contrariar a pessoa.

Inveja

A inveja é outro defeito que está cada vez mais relacionado com as redes sociais, assim como o sentimento de solidão.

Enxergar realidades que parecem ser melhores que as nossas pode despertar o sentimento de inferioridade e de inveja.

Para transformar defeitos em qualidades, no caso da inveja, é preciso se conscientizar de que nem tudo o que se vê corresponde à realidade.

Mau humor

Depois de um dia difícil, é normal que a pessoa fique mal humorada. O problema é quando esse quadro deixa de ser uma exceção, para ser algo frequente.

Para tratar o mau humor, primeiro é preciso identificar se esse não é o início de uma depressão que, neste caso, exige um tratamento médico.

Se não for, a solução pode estar em buscar formas de relaxar, como a leitura ou a meditação.

Desorganização

Esse é o tipo de defeito que afeta não só a pessoa que possui a característica, mas todos que estão ao seu redor.

Seja uma desordem nos itens de casa, ou no ambiente de trabalho, ser desorganizado pode causar diferentes tipos de problema.

Você pode transformar defeitos em qualidades ao começar organizando o que é simples, como os seus gastos financeiros em planilha. Um primeiro passo para organizar outras áreas da vida.

Inflexibilidade

Por mais que você queira, nem sempre as coisas acontecem da forma que você gostaria. 

Não saber como lidar com isso, causando conflitos com outras pessoas, é o defeito da inflexibilidade.

Imagem: Freepik
Imagem: Freepik

Para transformar defeitos em qualidades, comece a ver as situações como uma oportunidade de viver algo diferente e surpreender. Estar aberto é fundamental.

Falta de pontualidade

Um dos defeitos mais comuns entre os brasileiros é a falta de pontualidade, que acaba passando a impressão de que a pessoa é irresponsável.

Se você reconhece que não costuma ser pontual, pode usar “truques” para garantir o resultado contrário.

Quando tiver um compromisso, treine para ficar pronto de meia a uma hora antes do horário marcado. E mesmo que você tenha pensamentos como “dá tempo”, controle sua mente para fazer o que é necessário antes.

Muitos dos defeitos que temos são facilmente resolvidos ao mudar pequenos hábitos. Por isso, se você se identificou com os defeitos listados, já sabe como transformá-los em qualidade.

Lembre-se que você deve procurar ajuda de psicólogos e terapeutas ao notar que não está conseguindo lidar com os sentimentos. Muitas vezes, um aparente defeito é, na verdade, um pedido de socorro da sua mente.

Mas, você pode dar um primeiro passo ao praticar essas sugestões e transformar defeitos em qualidades! 

É uma jornada de evolução que você nunca sairá igual!