10 cuidados com cães idosos que são indispensáveis e merecem toda atenção

Cuide melhor da saúde do seu grande amigo!

10 cuidados com cães idosos que são indispensáveis e merecem toda atenção

A verdade é que ver o seu amigo atingindo a velhice com muita saúde e uma vida saudável é uma verdadeira benção.

Mesmo que possa ser bastante dificultoso ver o seu cachorro começar a agradar um pouco em relação à idade, cuidar dele é ainda mais fundamental.

Dependendo de alguns cachorros, atingir oficialmente a velhice dependerá muito do tamanho e genética do animal.

Te interessa?

Porque muitas pessoas não sabem é que os cachorros de raças grandes são considerados idosos mais cedo, considerando assim algumas raças gigantes começando aos cinco ou seis anos.

Se você tem um cachorro idoso em casa você entende a importância de cuidar ainda mais do seu grande amigo para ele ter uma velhice saudável e prolongado.

cuidados com cães idosos
10 cuidados com cães idosos que são indispensáveis e merecem toda atenção. (Imagens: Unsplash)

10 cuidados com cães idosos indispensáveis que eles merecem

As precauções e cuidados que devem cientificar ainda mais quando seu grande amigo do coração está envelhecendo.

O seu cachorro precisará ainda mais de atenção quando a idade vai avançando por causa de suas limitações físicas.

Confira a seguir alguns cuidados que você deve considerar com cães idosos que são indispensáveis e merecem bastante da sua atenção para proporcionar ao cachorro uma velhice tranquila.

1 – Ficar sempre atualizado com as condições domésticas

Assim como o seu cachorro protegeu a sua casa por muitos anos, chegou a hora de você retribuir e otimizar o espaço e qualidade de vida do seu amigo ao chegar na velhice.

Para que seu cachorro tenha uma vida é mais tranquila na idade avançada, você precisa sempre estar atualizadas as condições domésticas e espaço onde o seu cachorro fica.

É extremamente importante manter o local com temperatura adequada ao animal e um lugar limpo para ele poder descansar sem o risco de se sujar ou ser contaminado com algum tipo de sujeira. 

2 – Cuidar melhor da saúde dentária

Enquanto os seres humanos estão no tópico da higiene bucal, é extremamente fundamental que você também tome bastante cuidado com a higiene bucal do seu cachorro.

cuidados com cães idosos

Os cachorros mais velhos correm o risco ainda maior de doenças nos dentes e gengivas, tipos de problemas de saúde com condições graves e dolorosas para o animal.

Vá a um veterinário e busque soluções e maneiras para prevenir que seu animal em idade avançada desenvolva doenças na boca que prejudicam a integridade dos dentes e gengiva.

3 – Ter grandes aventuras

É muito importante você ter um tempo de qualidade com seu animal, pois isso irá proporcionar boas experiências na velhice do seu cachorro.

Aproveite a companhia um do outro e viva ao máximo experiências dentro e fora de casa para participar junto do fim da vida do seu grande amigo.

Leve seu cachorro para passear de carro ou até mesmo ouvir nossos novos sonhos cheiros e explorar novos tipos de lugares que deixam seu cachorro ainda mais confortável.

4 – Sessões de limpeza na casa

À medida que o seu cachorro for envelhecendo, ele pode até ter mais dificuldades para se arrumar e se limpar você sabia disso?

Se o seu cão está com dificuldades para a própria limpeza é o seu papel manter a casa limpa e o local onde ele fica livre de bactérias e outros tipos de ameaças que podem prejudicar a saúde do animal.

Uma boa limpeza no local do cachorro higiene no próprio animal prolongará a qualidade de vida do seu cachorro, proporcionando assim uma vida mais confortável mesmo com as delimitações de saúde por causa da idade.

cuidados com cães idosos

5 – Monitorar os níveis de atividade

Só porque o seu cachorro está com uma idade avançada não significa que o tempo de brincadeira e parceiros vão parar.

Você pode aproveitar esse momento de recreação dos dois para monitorar os níveis de atividades do seu cão para que ele não fique sedentário por causa do avanço da idade.

Busque soluções simples para ajudar o seu cão a movimentar o corpo e acompanhar o progresso dele de forma com que as informações sejam vantajosas para um bom diagnóstico e tratamento de doenças.

6 – Brincar com jogos cerebrais

A saúde mental do seu cachorro é crucial quanto o exercício físico e o bem-estar diário para proporcionar uma velhice de qualidade e confortável para o animal.

Você pode brincar com o seu cachorro afiando o cérebro com atividades estimulantes utilizando brinquedos e outros tipos de tarefas feitas em casa.

Além disso, você pode utilizar desse tipo de atividade para passar mais tempo de qualidade com seu amigão para que ele não se sinta sozinho e solitário em um canto.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

7 – Ficar atento a desconforto

Como seu cachorro não pode falar ele falar o que está sentindo ou se passando no corpo, é o seu dever ficar atento aos sinais que podem estar alertando o perigo na saúde do seu cachorro.

Com o seu veterinário, você pode diminuir as dificuldades de identificar sinais de doenças ou desconforto no seu animal através de atividades interativas para melhorar o conforto.

cuidados com cães idosos

8 – Seguir atentamente a dieta saudável

É bastante tentador começar a ceder aos gostos dos animais em relação ao estímulo da velhice, mas você não pode amolecer nessa hora, pois isso é extremamente importante para a saúde do seu cachorro.

Além disso, é fundamental que você siga as orientações veterinárias para seguir a dieta saudável do seu cachorro para que ele não coma nada que prejudique o processo de tratamento.

Por mais que você queira fazer a vontade do seu cachorro e deixar a vida dele mais confortável, você precisa seguir a restrição alimentar do seu cão para ele viver mais.

9 – Seguir orientações veterinárias para suplementos

Além de seguir rigidamente a dieta nutritiva e saudável do seu cachorro, é importante você conversar com o seu veterinário para suplementar a alimentação diária do seu grande amigo.

Existem muitos tipos de suplementos saudáveis para o seu cachorro é por isso que é bastante importante que você consulte o seu veterinário para ele indicar qual o melhor do mercado para o seu cachorro.

cuidados com cães idosos

10 – Visitar semestralmente um veterinário

Não deixe de cuidar do seu cachorro e proporcionar mais bem-estar durante muitos anos. Você pode seguir o tratamento e prevenção de outros tipos de doença com seu veterinário.

Por isso, não deixe de consultar o veterinário do seu cachorro para proporcionar uma boa e alinhada base de tratamento saudável para o seu cachorro.

Você gostou de saber mais sobre os cuidados com cães idosos que você deve prestar mais atenção? Então não perca mais tempo compartilhe com seus familiares e amigos essas excelentes informações para cuidar de um cachorro idoso.

Veja mais ›
Fechar