Delta do Parnaíba: um dos destinos mais surreais que o Brasil possui

Confira agora os motivos para conhecer!

Delta do Parnaíba: um dos destinos mais surreais que o Brasil possui (Imagens: Unsplash)
Delta do Parnaíba: um dos destinos mais surreais que o Brasil possui (Imagens: Unsplash)
publicidade

Se você já acompanha o nosso conteúdo de viagens, deve saber que o Brasil é um verdadeiro paraíso dos roteiros!

Nesse território tão rico, biológica e geograficamente, é possível apreciar todo o tipo de turismo, independentemente do viajante que você costuma ser. Hoje é dia de conhecer as maravilhas espalhadas pelo Delta do Parnaíba, região composta por diversas ilhas e que está localizada no estado do Piauí.

Ao contrário do que muitos pensam, esse estado também conta com águas abundantes, que favorecem o cenário no Delta e possibilitam uma experiência única aos visitantes. Pensando em desmistificar essa ideia, criamos um guia completo, com tudo o que você precisa para curtir dias inesquecíveis no Delta do Parnaíba. Confira agora: 

publicidade

Te interessa?

Um dos destinos mais surreais do Brasil 

Essa região é considerada uma das mais bonitas do mundo, exatamente por preservar aspectos naturais da fauna e flora do bioma marinho-costeiro do qual participa.

Para ser mais exato, o Delta divide os estados do Maranhão e do Piauí, contemplando turistas e visitantes de ambas as partes. O fenômeno raro que compõe esse cenário também ocorre no Rio Nilo, que banha parte do continente africano e em Me Kong, região localizada no Vietnã.

Geograficamente falando, a área do Delta do Parnaíba é composta com uma ramificação que dá origem a Barra do Caju, Barra das Canárias, Barra de Tutóia, Barra de Igaraçu e Barra da Melancieira. A junção desses espaços é responsável por formar um dos maiores santuários ecológicos nacionais.

Roteiro para conhecer o Delta do Parnaíba

Delta do Parnaíba: um dos destinos mais surreais que o Brasil possui (Imagens: Unsplash)
Delta do Parnaíba: um dos destinos mais surreais que o Brasil possui (Imagens: Unsplash)
publicidade

Se você está planejando uma viagem para explorar a região do Delta, pesquise pelo roteiro integrado composto pelos Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara. Esses destinos estão incluídos na Rota das Emoções, que recebe milhares de turistas anualmente e oferece uma experiência completa para toda a família.

Algumas informações importantes

Com uma área de aproximadamente 2.700 km², o Delta do Parnaíba é reconhecido como o único em toda região que contempla as Américas. Seu nome é usado para definir o formato triangular que o rio assume ao atingir a costa e se origina do alfabeto grego.

O Rio Parnaíba é responsável por promover esse espetáculo da natureza. Na região do Delta, ele se subdivide em pequenos canais e igarapés, banhando as 70 ilhas e ilhotas que compõem o cenário. A maior delas é a Ilha Grande, que oferece melhor estrutura e costuma ser o ponto de apoio para turistas e visitantes.

publicidade

A Biodiversidade no Delta do Parnaíba

Como é de se esperar, essa região possui uma grande variedade de espécies animais e vegetais. Sua fauna exótica é responsável por manter a existência de espécies em extinção, tornando o Delta do Parnaíba uma das principais áreas de proteção ambiental no Brasil.

Outro fato interessante é a existência de espécies endêmicas no Delta. Ou seja, aquelas que só existem na área protegida.

Dentre os animais incluídos na unidade de conservação estão aves, como os maçaricos de papo vermelho e o rasteirinho; mamíferos, como o peixe-boi-marinho e o boto cinza; tartarugas marinhas de diversas espécies e peixes, como o fidalgo e o tubarão martelo.

Delta do Parnaíba: um dos destinos mais surreais que o Brasil possui (Imagens: Unsplash)

Quais paisagens é possível explorar no Delta?

Não é à toa que a área do Delta do Parnaíba é considerada uma das mais surreais do Brasil! Seu cenário é composto por manguezais, dunas, lagoas, espelhos d’água, praias, rios e uma rica diversidade de animais.

publicidade

Os turistas podem apreciar um pouco de tudo e o melhor: durante o ano inteiro! No Delta, é comum que o sol apareça todos os meses, possibilitando uma viagem flexível de acordo com seus projetos e rotina. Assim não tem desculpas para não incluir o roteiro em sua lista de próximas viagens!

As 70 ilhas que compõem a região estão integradas a Rota das Emoções e para viver uma experiência ainda mais completa, você pode optar por viver um pouco de cada lugar! As belezas naturais desse roteiro são bem diferentes e proporcionam uma viagem inesquecível!

Apesar do extremo contato com a natureza, os turistas podem contar com o apoio de empreendedores, lideranças locais e entidades vinculadas através de uma iniciativa do SEBRAE para fortalecer o turismo na região.

Sendo assim, você terá estrutura e assistência completa para desfrutar ao máximo dessa aventura. Esse investimento garantiu, no ano de 2009, o reconhecimento do Ministério do Turismo entregando ao Delta o título de melhor roteiro turístico do país. 

publicidade

Como aproveitar os passeios pelo Delta do Parnaíba

Para iniciar o seu passeio pelo arquipélago o mais indicado é seguir a partir do porto dos Tatus. Localizado na Ilha Grande, o espaço oferece passeios de barco e lancha diariamente.

Essa é a única forma de apreciar o santuário ecológico e você deve se preparar para gastar em média R$450 por pessoa, em lanchas com capacidade para até 5 turistas. Já os passeios de barco custam R$75 por pessoa e você irá acompanhado de até 65 turistas.

Delta do Parnaíba: um dos destinos mais surreais que o Brasil possui (Imagens: Unsplash)

 

Uma parada que não pode faltar em seu roteiro

A Ilha das Canárias é a segunda maior do arquipélago e você não pode deixar de visitá-la! Lá é possível conhecer uma pequena vila de pescadores e conferir o que há na reserva extrativista do Delta. A população, com cerca de 2.500 habitantes, se divide em quatro

 

 povoados.

publicidade
  • São eles: Canárias, Torto, Caiçara e Passarinho.

A ilha é perfeita para os aventureiros que amam o ecoturismo e também para aqueles que não abrem mão do conforto. Sua estrutura, apesar de simples, é bastante acolhedora e conta com pousadas e restaurantes.

Outros pontos que você deve incluir no roteiro:

  • Travessia dos Lençóis Piauienses
  • Delta Tradicional
  • Delta Revoada dos Guarás
  • Delta Canárias
  • Litoral leste do Piauí

Melhor forma de chegar ao Delta do Parnaíba:

Apesar de ser uma área protegida, você pode chegar até o Delta por diversos meios. Quem opta pelas vias terrestres, deve ingressar por Fortaleza, Teresina ou pela própria Parnaíba.

Se você está indo de um lugar mais afastado e precisa pegar um avião, pode desembarcar nos aeroportos: Prefeito Dr. João Silva Filho, em Parnaíba; Senador Petrônio Portela, em Teresina; e Pinto Martins, em Fortaleza.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Diversas agências de viagem costumam oferecer pacotes completos com aéreo, transfer, passeios e hospedagens, vale a pena pesquisar e facilitar sua viagem!

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar