10 animes que farão você refletir sobre a vida

Que tal se entreter e ainda receber alguns ensinamentos sobre a vida?

publicidade

A capacidade que algumas histórias têm de nos fazer repensar escolhas e até mesmo uma vida inteira é incrível.

E os desenhos animados japoneses, ou animes, são uma verdadeira fonte de reflexão.

A vida se baseia em escolhas e consequências e muito podemos aprender, mesmo que você não concorde com a atitude de certas personagens.

publicidade

Essa lista foi criada com animes que me surpreenderam de várias maneiras e são uma recomendação para você que gosta de desenhos com reflexões sobre a vida.

Confira:

1. Nana

A primeira vez que assisti Nana, simplesmente me apaixonei.

Trata-se de uma adaptação da série de mangá de Ai Yazawa, criada pelo estúdio Madhouse. Nana tem 47 episódios e se concentra na história de duas personagens com o mesmo nome: NANA.

publicidade

Mas não se engane, elas são completamente diferentes!

Temos Nana Komatsu, alegre, divertida, muito ingênua e até mesmo mimada. Ela se apaixona com facilidade e se ilude muito também.

Além de contar demais com as pessoas. O motivo que a leva para Tóquio é viver com o namorado Shouji e por isso precisa de um emprego.

Desenhos animados para refletir sobre a vida (1)

E Nana Osaki, a rockstar, independente, irônica, rebelde e com seus conflitos internos sobre o seu relacionamento amoroso com Ren.

publicidade

Ela é muito determinada a conquistar o mundo com sua banda Black Stones ou apenas Blast, motivo que a leva para Tóquio.

As duas se encontram no mesmo trem, descobrem que têm o mesmo nome e a mesma idade. Se separam ao chegar na estação da cidade e logo se reencontram no mesmo apartamento que decidem alugar juntas.

Desenhos animados para refletir sobre a vida (2)

A partir daí, você vai conhecer uma bela história de amizade, com personagens carismáticos e complexos, os bastidores das bandas fictícias Blast e Trapnest, amores complicados, muito drama e lealdade até o fim.

E uma coisa muito legal é que a cantora Anna Tsuchya interpreta Nana cantando e Olivia Lufkin empresta sua voz para Reira da banda Trapnest. As músicas são muito profundas também, dá só uma olhada:

https://www.youtube.com/watch?v=SYtLk2GwLLs

2. Paradise Kiss

Paradise Kiss também foi adaptado do mangá da autora Ai Yazawa e produzido pelo estúdio Madhouse.

O anime possui 12 episódios e aborda a questão de seguir ou não as imposições da família ou os próprios sonhos.

A princípio, Yukari Hayasaka é uma estudante de ensino médio muito séria e focada nos estudos. Ela só tem um interesse, estudar muito e entrar para qualquer universidade.

Desenhos animados para refletir sobre a vida (1)

Essa disciplina tem mais a ver com o que a mãe lhe impõe: estudar em uma faculdade top de linha. Ela mesma não se preocupa muito com uma instituição em particular, só queria cumprir o que esperavam dela.

Mas sua vida é bagunçada a partir do momento em que é abordada na rua por Arashi, um cara de aparência “punk” que fica impressionado com a sua beleza e a convida para ser modelo do seu grupo na escola de moda.

Desenhos animados para refletir sobre a vida (2)

Um velho bar em um porão é o ateliê de um grupo nada comum: a doce Miwako; Arashi, áspero só por fora e coração enorme por dentro; o charmoso George e Isabella, mulher transgênero, que completa a unidade do grupo.

Paradise Kiss ou apenas ParaKiss é o nome da marca do grupo que busca o seu espaço no mundo da moda.

Yukari rejeita a ideia e depois acaba por aceitar o desafio. Você tem que assistir para descobrir se a estudante foi até o fim nos estudos e se todos conseguiram conquistar seus sonhos.

Confira a abertura do anime:

https://www.youtube.com/watch?v=XuccKeDW8i4

3. Kaleido Star

Se você já passou por poucas e boas e continuou sorrindo, então Kaleido Star é um exemplo divertido de como lutar pelos seus sonhos e enfrentar os desafios sem desistir.

O poder do companheirismo e superação dos sofrimentos causados pelo passado também são enfatizados na história.

Os bastidores cruéis dos espetáculos e das competições são um elemento para dar peso aos esforços de Sora. O romance fica em segundo plano.

Desenhos animados para refletir sobre a vida (1)

O anime foi criado e produzido pelo estúdio Gonzo Digimation e em 51 capítulos conta a história de Sora Naegino, jovem japonesa que sonha desde criança em fazer parte do incrível circo Kaleido Star.

Lá, trapezistas, acrobatas e malabaristas criam histórias fantásticas para animar o público, como a “Pequena Sereia” e “Lago dos Cisnes”.

Desenhos animados para refletir sobre a vida

Para concretizar o sonho de trabalhar no circo, Sora deixou o Japão para viver na cidade fictícia de Cape Mary na Califórnia.

Mas nada é tão simples para a garota feliz e animada, que precisa conquistar seus colegas de elenco e a aprovação do diretor do Kaleido Star.

Prepare-se para rir muito das atrapalhadas de Sora e seus amigos e para torcer para que ela alcance o seu objetivo!

Veja a abertura e entre no clima de Kaleido Star:

“Se você consegue acreditar que em tudo existe um poder, existe um sol que brilha dentro de você. Acredite que o show da vida pode acontecer…”

https://www.youtube.com/watch?v=1QIfOjThl-A

4. Saiunkoku Monogatari

Saiunkoku Monogatari é adaptado do mangá de Sai Yukino e produzido pelo estúdio Madhouse em 39 capítulos. Saiunkoku é um país fictício inspirado na China antiga.

A nossa protagonista é Shuurei Kou, uma jovem que passa por dificuldades e está cansada de ser pobre. O pai é um bibliotecário da corte imperial, mas não ganha muito.

Como a família Kou é nobre apenas no nome, não possui recursos e a casa está caindo aos pedaços.

Desenhos animados para refletir sobre a vida

Então, quando o conselheiro Shou lhe faz a proposta de se tornar a concubina do imperador Ryuuki Shi e ganhar 500 peças de ouro, ela aceita.

Sua missão: ajudá-lo a se tornar um “imperador de verdade” em apenas seis meses, já que o único herdeiro do trono fugia de suas responsabilidades.

O interessante da história está na personalidade de Shuurei, que após viver no palácio, decide seguir seu sonho e prestar exame para ser oficial do governo.

Só há um porém: mulheres não eram permitidas na política. Então ela luta para mudar as regras.

Em meio a intrigas políticas, a determinação de Shuurei a levará para realizações grandiosas e o principal, indo para o campo de batalha sendo ela mesma.

5. Emma: Victorian Romance

Em uma Londres do século XIX, se passa a história de Emma: Victorian Romance adaptado do mangá “Emma” de Kaoru Mori, produzido pelo Estúdio Pierrot.

O status social é uma questão muito importante para a época. Então como você pode imaginar, Emma e Willian Jones têm um impasse quando se apaixonam.

Desenhos animados para refletir sobre a vida

Ela é uma empregada e ele um aristocrata.

Emma não acredita que pode dar certo e sente que o abismo entre as suas classes sociais é muio grande. Depois de vários eventos, ela decide sair de Londres.

Mas a história dos dois ainda não acabou, ele vai atrás dela e… Você precisa assistir as duas temporadas do anime que somam 25 capítulos para descobrir se eles desistiram ou não um do outro.

6. Gankutsuou ou O Conde de Monte Cristo

Assim como no livro de Alexandre Dumas, o anime inspirado na história O Conde de Monte Cristo, nos leva para dentro das tramas de um homem que deseja apenas vingança.

Você verá nomes de personagens encontrados nos livros e algumas conduções de enredo semelhantes. Mas acredite, se surpreenderá do começo ao fim.

Desenhos animados para refletir sobre a vida

O mangá foi escrito por Mahiro Maeda e adaptado pelo estúdio Gonzo em 24 capítulos. Além de ter o livro de Dumas como inspiração, o autor também colocou um toque do sobrenatural. O que significa que o conde não é humano.

É através de Albert, filho de Mercedes e Fernand que o conde é apresentado à sociedade de Paris e sua vingança tem início. Pessoas que no passado o traíram se aproximam por interesse em seu poder e dinheiro e caem na sua armadilha.

Muito interessante o ar psicodélico nas texturas das roupas e dos ambientes. Você logo se acostuma com isso.

E preste bem atenção nas músicas de abertura e encerramento do cantor britânico Jean-Jacques Burnel: We Were Lovers e You won’t see me coming, que correspondem muito bem ao estado de espírito do conde.

Veja a abertura:

https://www.youtube.com/watch?v=hHYOnP5WymI

7. Hanasakeru Seishonen

Esse é o tipo de história que dá a entender que o destino está posto, mas então a personagem decide que ela não precisa seguir nenhuma linha traçada antes mesmo de nascer.

Hanasakeru Seishonen foi escrita por Natsumi Itsuki e adaptada para anime pelo estúdio Pierrot em 39 episódios.

Desenhos animados para refletir sobre a vida

Kajika é a única filha de um empresário com negócios em vários países. Um dia, por motivo misterioso, seu pai lhe propõe um jogo para encontrar um marido entre três candidatos desconhecidos.

Como era um jogo, ela não saberia quem eram os pretendentes, mas de alguma forma os reconheceria. Por trás do jogo planejado por seu pai está a tentativa de protegê-la das consequências de um segredo de família que aponta para a realeza.

Mas como Kajika é uma jovem impulsiva e determinada, não ficará de braços cruzados enquanto seu destino é escolhido por outras pessoas. Há alguém que ela ama e não foi escolhido por seu pai.

8. Bokura Ga Ita

É um romance de 26 episódios e se foca no relacionamento do casal de estudantes do ensino médio, Nanami e Yano. O mangá escrito por Yuki Obata foi adaptado pelo estúdio ArtLand.

Quando assisti o anime pela primeira vez, pensei no quanto relacionamentos amorosos podem ser complicados. Ainda mais quando ainda existe um passado a ser superado.

Desenhos animados para refletir sobre a vida

Nanami é uma garota tímida e gentil e Yano é o típico garoto popular. Felizmente, a história não perde tempo com esse tópico.

A questão entre eles é que Yano não superou uma traição e por isso é inseguro e tem dificuldade em confiar nas outras pessoas.

O anime traça o desenvolvimento do casal, os conflitos e ciúmes até chegar a um ponto em que eles precisam decidir se continuam juntos ou se separam para não se machucarem mais.

Esse é um daqueles dramas românticos para se emocionar.

9. ACCA: 13-ku Kansatsu-ka

Nada é o que parece no anime adaptado do mangá escrito por Natsume Ono e produzido pelo estúdio Madhouse. Boatos de que há um golpe de estado a caminho são espalhados ao redor do reino de Dowa e é fácil duvidar dos personagens.

Desenhos animados para refletir sobre a vida

Dowa é dividido em 13 distritos autônomos e ACCA é o departamento que possui autoridade para inspecionar as ações de cada um deles.

Jean Otus, vice-diretor do departamento, tem a função de visitar os 13 distritos e fazer vistorias. Ele será envolvido em tramas que envolvem derrubar o sucessor do rei.

E as atitudes do perspicaz protagonista são fundamentais para derrubar ou não o futuro rei.

10. Akatsuki no Yona

Diferente de Shuurei de Saiunkoku Monogatari, a nossa protagonista é mimada demais pelo rei, seu pai. Ela não sabe o que é passar dificuldades ou precisar lutar por algo.

Desenhos animados para refletir sobre a vida

Isso até um golpe interno mudar completamente a vida pacífica e segura que ela conhecia. Essa é a premissa do anime de 24 episódios adaptado do mangá de Mizuho Kusanagi pelo estúdio Pierrot.

Ela foge do palácio para salvar sua vida na companhia de Hak, a única pessoa em quem podia confiar.

Yona tem duas escolhas: sucumbir a decepção de ter sido enganada por alguém que prezava muito e matou seu pai ou lutar para reaver seu reino.

Esses animes em particular estão na minha lista de favoritos.

Através de comédia, drama, romance ou investigação, é possível encontrar histórias que nos fazem pensar: “Será que eu tomaria as mesmas decisões?”

Compartilhe com os seus amigos que amam animes!

Imagens: myanimelist.net.