DIABÉTICOS: duas bebidas (conhecidas) que na sua rotina diminuirá incontáveis riscos!

Tome essas duas bebidas e diminua os riscos de diabetes!

DIABÉTICOS: duas bebidas (conhecidas) que na sua rotina diminuirá riscos incontáveis!
DIABÉTICOS: duas bebidas (conhecidas) que na sua rotina diminuirá riscos incontáveis!

Você saiba que alguns tipos de bebidas reduzem risco de morte pela diabetes? Isso mesmo, beber Chá Verde e Café todos os dias pode diminuir em até 63% a probabilidade de morte em pessoas que sofrem de diabetes.

O consumo moderado de Chá Verde e Café pode diminuir o risco de morte em pessoas com diabetes tipo 2. De acordo com uma nova pesquisa publicada pela revista científica BMJ Open Diabetes Research & Care, isso é verdade.

Beber de duas ou mais xícaras de café e quatro ou mais xícaras de Chá Verde todos os dias está associado a uma mortalidade por todas as causas.

Quais os benefícios do Café e do Chá Verde para pessoas com diabetes?

Os pesquisadores da Universidade Kyushu, no Japão, acompanharam a quatro mil novecentos e vinte e três pessoas com diabetes tipo 2 por cerca de cinco anos.

Essas pessoas preencheram um questionário sobre os seus hábitos alimentares, incluindo a quantidade de consumo de café e chá verde ingeridos diariamente.

bebidas-diminuir-riscos-diabetes

As pessoas com diabetes que participaram da pesquisa também forneceram várias informações sobre o estilo de vida, incluindo também a frequência com que elas praticavam atividade física, consumo de cigarro, de bebida alcoólica e tempo de sono.

Ao longo do período de acompanhamento das pessoas com diabetes, trezentos e nove delas morreram, sendo as principais causas de morte câncer e doenças cardiovasculares.

Os resultados da pesquisa mostraram que as pessoas que não bebiam café nem o chá verde tinham risco aumentado de morte, já as pessoas que consumiam ambas as bebidas ou ao menos uma delas tinham o risco de morte diminuído.

Portanto, para ser mais específico, o consumo diário de uma xícara de chá verde foi associado a diminuição de 15% no risco de morte. Já o consumo de duas a três xícaras diminuiu a probabilidade em 27% e quatro ou mais em 40%.

Já as pessoas que consumiam café apresentaram os benefícios iguais as pessoas com o chá verde.

bebidas-diminuir-riscos-diabetes

As pessoas que consumiram uma xícara inteira tiveram uma probabilidade 19% menor, enquanto as pessoas que consumiram menos de uma xícara de café por dia tiveram 12% menor. Já o consumo de duas ou mais xícaras reduziram o risco de morte em 41%.

Confira a seguir o que disseram os autores e pesquisadores desse estudo:

“O risco de morte era ainda menor para quem bebia chá verde e café todos os dias: 51% menor para duas a três xícaras de chá verde e duas ou mais de café; 58% menor para quatro ou mais xícaras de chá verde mais uma xícara de café todos os dias; e 63% menor para uma combinação de quatro ou mais xícaras de chá verde e duas ou mais xícaras de café todos os dias.”

Como o consumo dessas bebidas impactam a redução de diabetes?

O estudo realizado pelos pesquisadores não explica de que forma o café e o chá verde pode impactar na redução do risco de diabetes.

Os estudos anteriores sugerem que consumir chá verde e café diariamente pode ser benéfico para a saúde por causa dos compostos bioativos que as duas bebidas contêm.

Além disso, os estudos também mostraram uma associação entre o consumo de chá e a redução no risco de diabetes. O consumo da bebida pode melhorar o controle da glicose e a sensibilidade à insulina.

Já em relação ao café, evidências sugerem que o grande consumo desse tipo de bebida reduz o risco de diabetes tipo 2 em comparação com um baixo consumo.

Portanto, ambas as bebidas apresentam grandes benefícios para as pessoas que sofrem de diabetes, como também estão associadas à longevidade do paciente.

Vela ressaltar, apesar dos resultados das pesquisas, que esse é apenas um estudo observacional, que indica apenas uma associação em vez de comprovar relações de causa e consequência no consumo das bebidas.

bebidas-diminuir-riscos-diabetes

Diabetes e café

Você precisa entender que há uma clara diferença em como as pessoas com diabetes e sem diabetes respondem à cafeína.

Um estudo realizado em 2008 com bebedores habituais de cafeína com diabetes e que monitoravam o nível de açúcar no sangue durante as tarefas do dia a dia.

Durante o período da manhã, foi mostrado que logo depois que as pessoas tomavam café, o açúcar no sangue aumentava.

Com isso, o nível de açúcar no sangue era maior nos dias que as pessoas tomavam café do que nos dias que não bebiam.

Quantidade ideal de Chá Verde para pessoas com diabetes

As pesquisas sugerem que desde que a pessoa não seja intolerante a cafeína ou não adicione açúcar ao Chá Verde, não há efeitos prejudiciais ao consumir esse tipo de chá.

Uma infusão de três gramas de folhas de Chá Verde em cento e quarenta mililitros de água é mais forte do que uma xícara de Chá Verde de saquinho, que geralmente o saquinho contém dois gramas de chá para cerca de duzentos e trinta mililitros de água.

Os especialistas sugerem também que é possível obter os mesmos benefícios do chá feito com folhas ao beber mais de uma xícara por dia daqueles em saquinho.

bebidas-diminuir-riscos-diabetes

Porém, vale ressaltar que é improvável que apenas o Chá Verde controle os níveis de açúcar no sangue e o colesterol.

Isso acaba acontecendo porque as pessoas também terão que seguir uma dieta mais equilibrada, com baixíssimo teor de açúcar, gorduras saturadas e carboidratos.

Independente do seu gosto por Chá Verde ou Café, é importante que você procure um médico, um profissional de saúde para que ele possa auxiliar você no tratamento ou na prevenção de diabetes.

Como você viu anteriormente, o café e o chá verde são ótimos aliados para que tem diabetes tipo 2, porém, fique atento ao grande consumo de ambas as bebidas para que não ocasione algo mais grande no futuro.

As pessoas que sofrem dessa doença desejam ter uma vida saudável e precisam saber como prevenir a diabetes.

Embora essa doença tenha uma um grande componente genético e não possa ser totalmente evitada, o estilo de vida da pessoa funciona como um gatinho para o seu crescimento e desenvolvimento.

A diabetes é uma doença crônica e sem cura que acontece quando há um excesso de açúcar no sangue, ou seja, uma grande elevação na glicemia.

bebidas-diminuir-riscos-diabetes

Por isso, se você conhece alguém que tenha o risco de desenvolver diabetes ou que já tenha, ajude essa pessoa a se tratar para que no futuro isso não se torne uma coisa maior.

publicidade