É NO BRASIL! As 13 grutas e cavernas brasileiras mais lindas que você precisa visitar

Cada uma telas possui um aspecto especial!

É NO BRASIL! 13 grutas e cavernas brasileiras que você precisa visitar (Imagens: Unsplash)
É NO BRASIL! 13 grutas e cavernas brasileiras que você precisa visitar (Imagens: Unsplash)
publicidade

Se você é um turista aventureiro vai amar conhecer os destinos que preparamos para você hoje. O Brasil está repleto de cenários surpreendentes para quem deseja explorar mais a fundo suas belezas naturais. Um grande exemplo disso são as grutas e cavernas espalhadas por todo o território nacional. 

Pensando em criar um guia de viagens perfeito para quem está cansado de destino os convencionais, criamos essa lista com as mais bonitas grutas e cavernas do Brasil. Você vai se surpreender, não apenas pela beleza, mas pela história atrelada a cada uma delas. 

Se está preparado para viver essa aventura, fica ligado nos tópicos a seguir para entender qual é a melhor forma de desbravar os destinos escondidos do Brasil.

publicidade

Te interessa?

É NO BRASIL! 13 grutas e cavernas brasileiras que você precisa visitar (Imagens: Unsplash)
É NO BRASIL! 13 grutas e cavernas brasileiras que você precisa visitar (Imagens: Unsplash)

13 grutas e cavernas brasileiras

1- Poço Azul, Chapada Diamantina – BA 

No roteiro pela Chapada Diamantina, o Poço Azul é um dos que possui mais fácil acesso. A atração conta com estrutura completa para receber turistas de todas as idades. A visita custa R$30 e pode ser feita sem precisar de um guia. Lugar perfeito para mergulho e flutuação. 

2- Janelão, Januária – MG 

A Gruta do Janelão é conhecida por ser uma formação em calcário que preserva a estética natural. Moldado detalhadamente pela natureza, o local conta com estalactites e formações rochosas que surpreendem os visitantes. Você vai precisar de um pouco de preparo físico para desbravar o espaço inteiro.  

3- Morro Preto, Parque Estadual do Alto da Ribeira – SP 

A Gruta do Morro Preto está localizada no interior do PETAR e conta com um Geossítio de relevância nacional. Além disso, recomenda-se que os visitantes reservem ao menos 10 dias de viagem para conhecer as outras centenas de cavernas da região. Cada uma delas traduz de forma singular a força da natureza ao esculpir cada detalhe na natureza. 

publicidade

4- Caverna do Diabo, Eldorado – SP 

Também localizada no interior de uma reserva nacional, a Caverna do Diabo é considerada a maior de todo estado de São Paulo. Apesar dos poucos registros sobre o local, algumas lendas retratam o modo de vida dos indígenas e quilombolas que utilizavam o espaço para se abrigar. 

5- Gruta da Lagoa Azul, Chapada dos Guimarães – MT

É NO BRASIL! 13 grutas e cavernas brasileiras que você precisa visitar (Imagens: Unsplash)

A beleza dessa gruta é imensurável. Não existem parâmetros para descrever a generosidade da natureza ao moldar a Gruta da Lagoa Azul. Ela é uma das principais paradas para quem vai explorar a região da Chapada dos Guimarães, que também conta com outras cavernas e formações geológicas. 

6- Gruta da Pratinha, Chapada Diamantina – BA 

Localizada no interior da Fazenda Pratinha, a gruta conta com um ambiente perfeito para fazer fotos e praticar flutuação. Para adentrar na gruta, você precisa pagar uma taxa de R$60. O espaço também conta com restaurantes e estrutura completa para receber os visitantes. 

publicidade

7- Gruta Azul, Cabo Frio – RJ 

Essa é uma das principais paradas para quem está curtindo o litoral do Rio de Janeiro. Em Cabo Frio, além de uma infinidade de praias e atrações turísticas, está localizada a Gruta Azul. O passeio para lá é oferecido pela maioria das agências especializadas em passeios náuticos. Vale a pena levar seu próprio snorkel e pé de pato se quiser economizar na hora de explorar o roteiro. 

8- Gruta de São Miguel, Bonito – MS 

Esse é um dos espaços mais bonitos para se visitar por quem está indo conhecer Bonito, no Mato Grosso do Sul. A gruta conta com formações milenares e cheias de nuances. Quem curte contato com a natureza e tem curiosidade sobre os processos de formação geológica, pode contratar um guia para uma expedição mais completa. 

9- Gruta Rei do Mato, Sete Lagoas – MG

É NO BRASIL! 13 grutas e cavernas brasileiras que você precisa visitar (Imagens: Unsplash) 

Esse roteiro faz parte de um conjunto de grutas que podem ser exploradas em um só dia. Essa é a escolha ideal para quem quer aproveitar ao máximo, mas não tem tantos dias no cronograma. Considerada um monumento natural, a Gruta Rei do Mato fica a apenas 62km de Belo Horizonte. Para mais comodidade e agilidade no seu passeio, vale a pena alugar um carro com tração assim que desembarcar na capital. 

10- Abismo Anhumas, Bonito – MS 

Um dos roteiros mais surpreendentes dessa lista é o Abismo Anhumas.

publicidade

O cenário conta com uma pequena fenda no solo que te leva a uma das melhores experiências da vida. Quem vê de fora não imagina a imensidão da caverna e ao adentrar se surpreende com a majestosa formação. 

Mergulhadores com pouca experiência podem mergulhar até 8 metros de profundidade, enquanto aqueles com certificado de experiência podem mergulhar até 18 metros. 

11- Gruta do Maquiné, Cordisburgo – MG 

Se você gosta de paleontologia não pode deixar de conhecer um dos berços desse tema aqui no Brasil. A Gruta foi descoberta por um fazendeiro, que usou seu sobrenome para batizar o local. Alguns anos depois, um pesquisador estrangeiro recolheu vestígios do que poderia ter representado os povos que habitaram aquela região nas eras passadas. 

Se você quer saber um pouco mais sobre a Gruta do Maquiné, não deixe de conferir: 

publicidade

Visite a Gruta do Maquiné e tenha uma das melhores experiências da sua vida 

12- Grutas do Catimbau, Parque Nacional da Serra do Catimbau – PE 

É NO BRASIL! 13 grutas e cavernas brasileiras que você precisa visitar (Imagens: Unsplash)

Com grutas, cânions, trilhas, pinturas rupestres e muita cultura, o Parque Nacional da Serra do Catimbau é um dos melhores roteiros para quem quer explorar as formações no nordeste do Brasil.

O espaço conta com um turismo ecológico, voltado para turistas que se responsabilizam com a preservação dos espaços naturais. Se você ainda não teve uma experiência transformadora como essa, não deixe de conferir as maravilhas dispostas por lá. 

13- Grutas da Serra do Catolé, São José do Belmonte – PE 

Se você é um amante da literatura deve saber que em São José do Belmonte está localizada a famosa Pedra do Reino, descrita por Ariano Suassuna em um dos seus mais famosos romances.

publicidade

Mas o que quase ninguém sabe é que a cidade preserva uma infinidade de Grutas que podem tornar a sua experiência por lá, ainda mais completa.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Nos últimos tempos, a estrada de acesso ao parque geológico foi reestruturada para tornar a visitação mais atrativa. Além dos recursos naturais, em Belmonte é possível conhecer afundo a cultura do povo pernambucano. 

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar