Os 9 restaurantes mais antigos do Brasil que valem cada segundinho de uma parada

Você vai amar conhece-los!

9 restaurantes mais antigos do Brasil que valem cada segundinho de uma parada (Imagens: Unsplash)
9 restaurantes mais antigos do Brasil que valem cada segundinho de uma parada (Imagens: Unsplash)
publicidade

O turismo gastronômico é uma das áreas mais movimentadas do universo de viagens. Conhecer a cultura dos lugares por onde passa, também está relacionado a comer em lugares que as representam. Em todo o Brasil, é possível provar pratos diferenciados e que dizem muito sobre a construção social do país. 

Se você é um turista gastronômico, vai amar conhecer os restaurantes que listamos hoje. Além deles serem super tradicionais, carregam um pouco da história do país, por serem os mais antigos e que permanecem em funcionamento até hoje. 

Existem restaurantes em todas as partes do país e ficaria muito difícil reunir todos eles em um só artigo. Por isso, separamos os 9 mais antigos e tradicionais restaurantes do Brasil para você conhecer. Tenho certeza que cada um deles irá tocá-lo de uma forma diferente. Abraçar as nuances culturais e originárias são a melhor forma de reforçar suas raízes. 

publicidade

Te interessa?

9 restaurantes mais antigos do Brasil que valem cada segundinho de uma parada (Imagens: Unsplash)
9 restaurantes mais antigos do Brasil que valem cada segundinho de uma parada (Imagens: Unsplash)

9 restaurantes mais antigos do Brasil

1 – Restaurante Leite, fundado em 1882 (Recife) 

O Restaurante Leite é um dos mais antigos do Brasil. Ele está localizado em um casarão antigo, que fica em volta da praça Joaquim Nabuco, na capital pernambucana, Recife. Até hoje ele é considerado um dos restaurantes mais antigos do país, principalmente por manter o mesmo lugar desde sua abertura.

Fundado em 1882, o Restaurante Leite está a quase 140 anos encantando os nativos e turistas que visitam o Recife. O estabelecimento ficou conhecido por ser um dos melhores pontos de encontro para os intelectuais da época. Nomes como Juscelino Kubitschek, Gilberto Freyre, Simone de Beauvoir e Jânio quadros foram os responsáveis por torná-lo tão famoso. 

Ao chegar no Restaurante Leite você pode notar que ele ainda preserva os aspectos do período em que foi fundado. Suas longas cortinas protegem do sol escaldante da cidade do Recife. No cardápio, você encontra diversidade. Os pratos reúnem um pouco da cultura brasileira e boas referências da culinária europeia. 

publicidade

2 – Café Lamas, fundado em 1874 (Rio de Janeiro) 

Apesar de ser considerado o estabelecimento mais antigo do Brasil, o café Lamas não manteve o funcionamento contínuo desde que foi fundado. Mais precisamente em 1974, a cafeteria passou por um período de suspensão para sua mudança do largo do Machado para a rua Marquês de Abrantes, no bairro do Flamengo, na cidade do Rio de janeiro

Apesar disso, o estabelecimento ainda revela aspectos interessantes da história da sociedade carioca. Apesar dos cafés serem o carro chefe da casa, o prato mais procurado do restaurante é o filé mignon. Além de ser citado em algumas composições musicais, o lugar foi frequentado pela elite carioca e por artistas renomados como Cândido Portinari, Monteiro Lobato, Manuel Bandeira e Oscar Niemeyer.

3 – Carlino, fundado em 1881 (São Paulo) 

9 restaurantes mais antigos do Brasil que valem cada segundinho de uma parada (Imagens: Unsplash)

O Carlino é considerado o restaurante mais antigo da cidade de São Paulo. Desde que foi fundado, em 1881, o estabelecimento passou por diferentes endereços. Atualmente, Carlino está localizado na rua Epitácio Pessoa, próximo ao famoso edifício Copan.

publicidade

A especialidade do restaurante são os pratos típicos da culinária italiana. Se você tem interesse em conhecer a cantina, pode apostar no ragu de ossobuco e no polpetone de picanha! Todos os pratos são feitos para trazer a gastronomia da Itália com boas doses de Brasil. 

4 – Rio Minho, fundado em 1884 (Rio de Janeiro) 

Esse restaurante é conhecido por ser uma referência em frutos do mar. Localizado em uma das ruas mais famosas do Rio de Janeiro, desde o século 19, o restaurante Rio Minho foi fundado em 1884 e até hoje é considerado um dos melhores do país. Além do cardápio variado e com muitas referências da culinária francesa, o espaço conta com atendimento especializado e decoração super aconchegante. 

Entre os principais frequentadores deste lugar estão o ministro Pedro Leão Velloso e o filósofo Antonio Houaiss. O espaço é uma referência entre os estabelecimentos mais antigos do Brasil e merece muito a sua visita. 

5 – Bar Luiz, fundado em 1887 (Rio de Janeiro) 

Há indícios de que o Bar do Luiz não é apenas um dos restaurantes mais antigos do Brasil, Ele também recebe o título de cervejaria mais tradicional do país. Seus fundadores eram de origem Suíça, mas os carros chefes da casa são pratos típicos da culinária alemã. Originalmente, seu nome fazia uma referência a mangueira que serve para resfriar o chope. 

publicidade

Por estar escrito em alemão, o bar sofreu com alguns ataques de pessoas que consideravam o nome uma homenagem ao ditador fascista, Hitler. Para evitar este tipo de conflito, os donos do bar preferiram mudar o nome para o que conhecemos no dia de hoje. Se você gosta de bons petiscos e chope gelado, vale a pena conferir o cardápio do bar do Luiz. 

6 – Gambrinus, fundado em 1889 (Porto Alegre) 

Esse restaurante é um dos mais tradicionais do centro de Porto Alegre. Ele está localizado no interior do mercado público da cidade e é considerado um dos restaurantes mais antigos do Brasil que ainda estão em pleno funcionamento. Fundado no mesmo ano em que a República foi determinada no Brasil, o cardápio leva vários pratos típicos da culinária portuguesa. 

9 restaurantes mais antigos do Brasil que valem cada segundinho de uma parada (Imagens: Unsplash)

Apesar desses pratos serem os mais tradicionais, o restaurante também serve uma variedade de opções que remetem diretamente à cultura Brasileira. Um dos pratos mais pedidos é o bacalhau a Gomes de Sá, seguido pela feijoada e a tainha recheada de camarões. 

7 – Confeitaria Colombo, fundadora em 1984 (Rio de Janeiro) 

A Confeitaria Colombo é uma das mais tradicionais do Rio de Janeiro. Além dos pratos serem deliciosos, o espaço conta com uma decoração incrível e que eleva a experiência. O estabelecimento é perfeito para uma tarde em família, com bons pratos e cenários incríveis para deixar registrado a sua passagem em um dos restaurantes mais antigos do Brasil. 

publicidade

Quem visita a Confeitaria Colombo também pode aproveitar a lojinha. Nela você encontra uma variedade de itens para compor a decoração da sua casa ou apenas para guardar de recordação. 

8 – Cantina Castelões, fundado em 1924 (São Paulo) 

A Cantina Castelões foi fundada em 1924 com o intuito de ser uma das primeiras pizzaria do Brasil. O negócio deu tão certo que até hoje o estabelecimento é uma referência em pizzas em todo o estado de São Paulo.

A variedade do cardápio te faz acreditar que nunca havia provado uma pizza verdadeira antes. Além disso, o estabelecimento conta com uma decoração tradicional e que remete ao período em que foi fundado. 

9 – La Casserole, fundado em 1954 (São Paulo) 

9 restaurantes mais antigos do Brasil que valem cada segundinho de uma parada (Imagens: Unsplash)

Isso último restaurante desta lista é conhecido por pratos que definem perfeitamente a culinária francesa. Com um aspecto requintado, o estabelecimento conta com atendimento personalizado e uma decoração luxuosa. 

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Se você já conhece ou deseja conhecer um pouco mais sobre os pratos típicos da França, vale a pena fazer uma reserva neste restaurante. Ele pode ser considerado um dos melhores quando se trata desse segmento, o que garante uma experiência única e surpreendente. 

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar