21 museus no Brasil para viver experiências incríveis e se encantar com suas arte

Uma lista de cultura para você!

21 museus no Brasil que você precisa visitar ao menos uma vez na vida
21 museus no Brasil que você precisa visitar ao menos uma vez na vida
publicidade

 

Se você já está organizando sua próxima viagem e quer tirar um tempinho para conhecer os melhores museus no Brasil, vamos te ajudar com isso. 

Separamos para você e preparamos uma lista dos melhores museus que há nesse país. Desde locais direcionados ao futebol, até museus que contam a história do Brasil.

Te interessa?

Temos certeza que você vai se encantar e explorar tudo o que há de melhor em cada um deles.

Já pega papel e caneta para anotar todos e museus. Te garantimos que são lugares incríveis. Vamos dar uma olhada nessa lista?

21 museus no Brasil que você precisa visitar ao menos uma vez na vida
21 museus no Brasil que você precisa visitar ao menos uma vez na vida

Museus para visitar no Brasil

1. Museu Histórico Nacional – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Para começar essa lista de museus incríveis, o lugar que abriga o verdadeiro panorama geral da nossa história. Lugar certo se você quer aprender e conhecer mais sobre a história do Brasil. Seu acervo conta toda a trajetória do país, com centenas de quadros, documentos e vários objetos.

2. Memorial da Cultura Cearense – Fortaleza, Ceará

No Nordeste do Brasil também lugares incríveis para explorar e aprender. Há exposição de fotos, ambientação, objetos típicos e artesanato para entender mais sobre a relação do povo no sertão.  

15 melhores parques aquáticos no Brasil que são pura diversão

3. Museu Oscar Niemeyer – Curitiba, Paraná

Com uma arquitetura única, é parada obrigatória a todos que visitam a cidade. Seu acervo abriga obras de grandes artistas paranaenses e além de ter várias exposições temporárias e eventos culturais. 

4. Museu Imperial – Petrópolis, Rio de Janeiro

Localizado na região serrana do Rio de Janeiro, onde era a casa de verão do imperador D. Pedro II e sua família. Por ser exatamente na casa, por lá você vai poder observar os objetos importantes, como as coroas de Pedro II e de D. Pedro I, o trono usado pelo imperador, muitas joias e objetos pessoais. 

5. Museu de História do Pantanal – Corumbá, Mato Grosso do Sul

Caso você não saiba, o Pantanal é um dos maiores patrimônios naturais e culturais do Brasil. E por isso, merece um lugarzinho especial. Esse museu exibe sua história, ambiente e culturas locais. 

Te ajudando a montar uma viagem dos sonhos para Bonito (MS)

6. Museu do Futebol – São Paulo, São Paulo

Claro que o museu do esporte que é referência no mundo todo, não poderia ficar de fora. O Museu do Futebol fica dentro do Estádio Pacaembu, e conta os principais feitos da seleção e ainda homenageia a torcedores de diversos times brasileiros. 

7. Casa dos Povos da Floresta – Rio Branco, Acre

Um lugar bastante interessante para explorar e entender mais sobre as populações indígenas. Sua história, os mitos, as lendas e as tradições, além de um acervo bem interessante de vídeos e documentação sobre a história do estado. 

8. Pinacoteca – São Paulo, São Paulo

É o lugar certo para visitar se você gosta de arte brasileira. Um ponto interessante é que é o museu mais antigo da cidade e exibe muitas pinturas de grandes nomes como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Anita Malfatti.

15 motivos para viajar SOZINHO ao menos uma vez

9. Instituto Inhotim – Brumadinho, Minas Gerais

O maior museu de arte ao ar livre da América Latina não poderia ficar de fora dessa lista. A união perfeita entre natureza e arte.

São vários hectares de exposição para você interagir com o meio ambiente e as obras, de forma harmoniosa e interessante. E se você gosta de fotografar, não deixe de ir. Você não vai se arrepender. 

10. Museu de Arte do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Para os visitantes desse lugar, há um acervo repleto de obras de arte nacionais e estrangeiras para apreciar. Fique atento ao site do museu porque além do acervo permanente, há exposições temporárias e eventos culturais que você pode se interessar em prestigiar.  

11. Instituto Ricardo Brennand – Recife, Pernambuco

Mais uma opção no nordeste brasileiro que influencia a cultura e a arte do país. O Instituto Ricardo Brennand reúne tudo isso e mais um pouco. É um verdadeiro complexo arquitetônico com um estilo medieval que chama a atenção de todos que o visitam. 

Se você gosta de admirar coleções de armas brancas por exemplo, esse é o lugar certo. Esse museu abriga a maior coleção de armas brancas do mundo. 

12. Museu da República – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Outro lugar perfeito para explorar no Rio de Janeiro. Lugar certo para entender tudo sobre a história do Brasil a partir de 1889 e alguns episódios específicos como o do suicídio de Getúlio Vargas. 

13. Museu da Gente Sergipana – Aracaju, Sergipe

Outra opção de museu no Nordeste do Brasil. Como o próprio nome sugere é um projeto que retrata tudo sobre a identidade do povo sergipano. É um exemplo de lugar que une história com tecnologia. Isso porque o local traz uma exposição interativa, cheia de tecnologia e criatividade. 

60 lugares para viajar no Brasil barato e que merecem sua visita

14. Museu da Inconfidência – Ouro Preto, Minas Gerais

Se você nunca visitou Ouro Preto, saiba que é uma cidade repleta de histórias para contar. São inúmeros lugares para explorar. O museu da Inconfidência, por exemplo, é uma parada obrigatória para entender mais sobre a história da região e do nosso país.

15. Museu da Língua Portuguesa – São Paulo, São Paulo

O local que a partir de uma exposição conta a construção do nosso idioma. Além disso, apresenta exposições temporárias a grandes artistas e escritores brasileiros, como Cazuza, Clarice Lispector e Machado de Assis.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

16. Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS – Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Outra opção de museu se você vai visitar o sul do Brasil em alguma de suas viagens. Não deixe de visitar o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. É um dos maiores museus de ciências naturais da América Latina e tem muitas coisas para serem exploradas em várias instalações interativas e informativas.

17. Museu Nacional de Belas Artes – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Um museu que dispensa apresentações, abriga um acervo de pinturas, esculturas e arte decorativa incrível. Fique atento aos horários de funcionamento, pois são bem restritos tem limite de visitantes por horário. 

18. Catavento Cultural e Educacional – São Paulo, São Paulo

Sinônimo de ciência e tecnologia, o Catavento Cultural e Educacional oferece mais de 200 instalações sobre esses temas. Atrai milhares de pessoas interessadas e motivadas a aprender de forma lúdica e se divertir. 

19. Museu Casa de Cora Coralina – Cidade de Goiás, Goiás

Se você ama poesia, não pense duas vezes antes de visitar esse museu em Goiás. É uma homenagem à vida e obra da grande poetisa brasileira, Cora Coralina. Em seu acervo, é possível explorar os objetos pessoais, manuscritos, mobiliário, correspondências e outras posses da escritora.

20. MAC – Niterói, Rio de Janeiro

Uma das grandes obras do renomado arquiteto Oscar Niemeyer, é um dos principais cartão-postal da cidade. Esse museu é reconhecido por ter um acervo completo de João Sattamini, com mais de mil obras brasileiras dos anos de 1950 a 1990.

21. MASP – São Paulo, São Paulo

E para finalizar essa lista que preparamos, não poderia faltar o grande museu com reconhecimento internacional. O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand é um verdadeiro passeio pela História da Arte e se você gosta, não pode deixar de visitá-lo.

É uma parada obrigatória Avenida Paulista e encanta a todos os turistas. O seu acervo é permanente e conta com obras importantíssimas de artistas como Renoir, Botticceli, Monet, Van Gogh, Degas e Vélazquez.

São diversas opções espalhadas pelo Brasil para você explorar e se divertir também. Se organize direitinho para a sua próxima viagem e veja qual museu está mais perto de você. Temos certeza que você não vai se arrepender de visitá-lo. Divirta-se. 

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar