ESSE LIVRO pode te dar o caminho certo para alavancar sua empresa!

ESSE LIVRO pode te dar o caminho certo para alavancar sua empresa

Saiba como guiar seus negócios!

publicidade

Se você soubesse que pode economizar 10 ou 20 anos de experiências desgastantes dentro do empreendedorismos com a leitura de um único livro, qual seria a sua reação? Incredulidade? Desdenho? 

Bem, saiba que você deveria começar a pensar um pouquinho a respeito desse assunto, principalmente porque existem livros que sem dúvida alguma podem mostrar o caminho certo para alavancar sua empresa, esteja ela em qual fase for.

Um desses livros será abordado no nosso conteúdo de hoje e eu realmente espero que você busque ler ele depois de conferir este post na íntegra, pois o conhecimento que você pode absorver é simplesmente surreal.

publicidade

Ready, Fire, Aim

Ready, Fire, Aim ou Preparar, Atirar, Apontar é um livro de Michael Masterson, um dos principais marqueteiros dentro do campo do Marketing Direto.

Sendo um empreendedor multi-milionário, Michael ensina nesse livro tudo o que um empreendedor de primeira viagem precisa saber para conseguir alcançar os mesmos resultados que ele conseguiu.

ensinamentos ready fire aim

Isso pode parecer até mesmo um pouco improvável, afinal, somos céticos demais para acreditar que qualquer um pode estabelecer um negócio de sucesso.

publicidade

Mas a grande verdade é que dentro do campo do empreendedorismo tudo pode ser replicado com uma facilidade absurda, principalmente quando os processos adequados são seguidos.

Quais são os principais ensinamentos do livro?

O livro Ready, Fire, Aim entrega alguns ensinamentos muito básicos, mas que se bem aplicados podem fazer toda a diferença na vida de um negócio.

Para o autor, todas as empresas passam por fases que podem ser definidas pelo capital que elas conseguem gerar, sendo estas fases:

  • Do 0 a 1 milhão;
  • De 1 milhão a 10 milhões;
  • De 10 milhões a 100 milhões;
  • De 100 milhões a 1 bilhão.

Cada uma dessas fases exige um modelo de negócios específico, que se bem replicado vai fazer com que você consiga alcançar o seu objetivo.

Embora isso pareça loucura, é muito curioso ver como diversas empresas seguem esse modelo e conseguem obter resultados gigantescos.

publicidade

ready fire aim

De qualquer forma, vejamos a seguir quais são os principais ensinamentos desse livro:

As empresas passam por fases e em cada uma delas você deve ter diferentes preocupações

Uma empresa que está começando não deve se preocupar em formar grandes equipes, desenvolver produtos super caros e procurar uma assistência jurídica enorme. Tudo isso é bobagem.

Da mesma forma, uma empresa que já possui um bom tamanho e um fluxo de caixa considerável precisa começar a desenvolver novas fontes de renda, de forma que o seu crescimento seja potencializado.

  • Em qual fase sua empresa está?
  • Quanto ela está faturando?

E a partir da resposta dessas perguntas que você poderá saber exatamente quais atitudes devem ser tomadas para se chegar ao próximo nível.

No início de uma empresa a sua maior preocupação deve ser vender

Se você pretende começar  um negócio, saiba que a sua principal preocupação deve ser vender. De fato, 70% do seu tempo enquanto empreendedor deve ser gasto apenas nisso nos momentos iniciais.

vendas ready fire aim

Esse foco absurdo nas vendas se deve a alguns fatores:

  • Sem novas vendas é impossível manter o negócio de pé;
  • Você precisa gerar fluxo de caixa;
  • Vendas trazem dinheiro e permitem novos investimentos.

Isso é algo que nós podemos ver em outros lugares além de Ready, Fire, Aim, pois todos os grandes empreendedores vivem batendo nessa tecla.

O ideal aqui é manter tudo o mais simples possível, criando um produto básico e vendendo ele o mais rapidamente possível. Quanto mais você vender maiores serão as chances de que consiga obter ótimos resultados.

Desenvolver novos produtos e fazer melhorias na organização é algo que precisa acontecer quando o fluxo de caixa for constante

Muitos empreendedores ficam pensando em mil coisas quando estão começando:

  • No site que desejam criar;
  • Nos produtos que vão desenvolver ao longo do tempo;
  • Na equipe que podem montar;
  • E assim por diante.

O único problema é que todos esses pensamentos são simplesmente irreais. Sem dinheiro no bolso isso tudo não passa de utopia.

Coisas como o desenvolvimento de novos produtos e melhorias organizacionais devem ser feitos somente quando você tiver dinheiro para bancar tudo isso.

Até lá, o seu único foco deve ser expandir ao máximo sua base de clientes, de forma que consiga trazer cada vez mais dinheiro para dentro da empresa.

Você deve fazer todo o esforço possível para que a empresa tenha processos tão estabelecidos que possa rodar praticamente sozinha

Em um determinado momento, você já terá vencido algumas “barreiras”, como:

  • Obtenção constante de novos clientes;
  • Desenvolvimento de bons produtos;
  • Crescimento dentro do mercado;
  • Entre outros.

Ou seja, sua empresa vai possuir uma presença muito forte dentro do mercado como um todo, contando com capital, produtos e uma boa estrutura para começar a crescer.

Agora a grande chave é a que todos nós poderíamos julgar como mais improvável:

Começar a se afastar da sua empresa é a chave para que ela continue crescendo. Mas muita calma, pois não estou falando de “abandonar o barco” por completo.

A ideia aqui é contratar pessoas que sejam melhores do que você para que elas se tornem responsáveis pelo futuro da empresa. Sua função será apenas atuar como um conselheiro, direcionando a alta cúpula estratégica a respeito do que deve ser feito, além de monitorar resultados e liderar.

O seu papel passa a ser estratégico, abrindo novos caminhos e mercados e fazendo com que as pessoas que trabalham para você façam o resto.

empresa

Quando tudo isso acontecer, o mais adequado é vender sua empresa, de modo que seja possível receber o adiantamento de anos de trabalho em um único momento.

Isso realmente pode dar resultados?

Aqui não queremos falar sobre o fato de você gostar de algumas empresas ou não. O foco aqui é mostrar como esse modelo pode dar resultados. Exemplos dele no mercado brasileiro são empresas como:

  • Empiricus;
  • O Novo Mercado.

Essas empresas começaram de forma simples com uma única preocupação:

Testar seu modelo de negócios e vender de forma constante.

Se você seguir isso a risca e colocar em prática tudo o que essa obra apresenta, você pode ter certeza de que em alguns anos terá construído um negócio multi-milionário!