Siga esses 15 truques simples para manter a casa limpa e organizada
Siga esses 15 truques simples para manter a casa limpa e organizada

Quer investir? Esses são os livros que Warren Buffett indica para começar!

Confira as recomendações de livros por Warren Buffett, um dos maiores investidores do mundo!

publicidade

Você conhece um dos maiores investidores de todos os tempos do mercado financeiro? Isso mesmo, Warren Buffett. Além de de ser um ótimo investidor, ele também é bem reconhecido por seu ávido interesse por livros.

Em uma das suas entrevistas, Warren Buffett chegou a mencionar que decida 80% de seu horário de trabalho para as leituras. Isso sim é um ótimo exemplo de como ser bem sucedido na vida.  

Quem é Warren Buffett?

O investidor Warren Buffett nasceu em Omaha, nos Estados Unidos, ele vive em sua cidade natal até hoje, na mesma casa, desde a década de 50.

publicidade

Além de ter uma vida simples, Warren Buffett é fundador e CEO do conglomerado chamado Berkshire Hathaway. De acordo com o livro “Working Together: Why Great Partnerships Succeed”, Buffett alerta que não lê a opinião de outras pessoas.

O importante, diz ele, é entender os fatos e, só então, pensar em cima disso para construir as próprias ideias. 

Com essa paixão tão grande que Warren Buffett tem por leitura, é bem semelhante a grande curiosidade de seus seguidores por quais livros ele anda lendo e recomendando.

Pensando nisso, preparamos uma lista de livros que o próprio Warren Buffett indica para quem quer começar no mundo dos negócios, empreendedorismo e investimentos.

publicidade

warren-buffett-livros

Livros que Warren Buffett indica para quem quer começar a investir

Confira a seguir uma ótima lista de livros para você ler e ter uma base de como começar no mundo dos investimentos e do empreendedorismo. 

1 – O Investidor Inteligente (Benjamin Graham)

Esse livro é um dos maiores clássicos quando se trata de mercado financeiro, é visto como uma “Bíblia” para os investidores. 

2 – Security Analysis (Benjamin Graham e David L. Dodd)

Publicado em 1934, poucos anos após a Crise de 1929, o livro ainda continua bem atual, superando a marca de mais de um milhão de vendas em suas edições. 

3 – The Clash of the Cultures (John Bogle)

John Bogle foi fundador do Vanguard Group, conhecido grupo na indústria de fundos mútuos com mais de três trilhões de dólares sob gestão. Quer aprender como o mundo dos investimentos funciona? Leia esse de John Bogle.

publicidade

4 – Aventuras Empresariais (John Brooks)

Esse livro foi uma recomendação de leitura de Buffett para Bill Gates, o fundador da Microsoft. O escritor e jornalista John Brooks, do New Yorker, narra doze histórias memoráveis de empresas em Wall Street, passando por companhias como a Ford Motor, Xerox e General Electric.

5 – Where Are the Customers’ Yachts? (Fred Schwed)

Warren Buffett declarou em sua carta aos acionistas em 2006 que esse era o livro mais engraçado já escrito sobre investimentos.

warren-buffett-livros

6 – Ensaios em Persuasão (John Maynard Keynes)

Esse livro já foi publicado há quase um século, mas ainda continua bastante atual. Esse maravilhoso clássico é recomendado não apenas para o mundo dos investimentos e empreendedorismo, mas também para uma série de outras áreas do conhecimento.

7 – The Little Book of Common Sense Investing (Jack Bogle)

Mais um livro de Jack Bogle na lista. Ele de modo leve, mostra o equilíbrio entre estatísticas e gráficos e anedotas e conselhos.

8 – Poor Charlie’s Almanack (Peter Kaufman)

O livro de Peter Kaufman traz uma coleção de conversas e discursos de Charlie Munger, o braço direito de Warren Buffett e vice-presidente da Berkshire.

9 – The Most Important Thing Illuminated (Howard Marks)

Howard Marks, presidente e cofundador da Oaktree Capital relembra seus próprios erros em seu livro, como também o que aprendeu ao longo de sua carreira para oferecer conselhos aos investidores.

10 – Common Stocks and Uncommon Profits (Philip Fisher)

Philip Fisher, o guru dos investimentos aborda várias questões envolvendo a estratégia “growth investing”. Uma das maravilhosas ideias é a de que os valuations e as publicações financeiras das empresas não são suficientes para avaliar a qualidade de um ativo.

warren-buffett-livros

11 – Stress Test: Reflections on Financial Crises (Tim Geithner)

Tim Geithner, Secretário do Tesouro na gestão de ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, apresenta aos seus leitores os bastidores de como os EUA passaram por uma das piores crises financeiras de sua história. 

12 – The Essays of Warren Buffett (Warren Buffett)

O livro é uma coleção de textos do próprio Warren Buffett, principalmente de suas cartas aos acionistas da Berkshire. 

A ótima seleção de textos oferece uma visão clara sobre o pensamento de um dos maiores investidores de todos os tempos, mostrando também como ele identifica bons negócios e como investir pensando no longo prazo.

13 – Jack Definitivo: Segredos do Executivo do Século (Jack Welch)

O livro é uma autobiografia de Jack Welch que traz a história do ex-executivo da General Electric, eleito como o gestor do século pela revista Fortune. 

Além disso, a obra oferece insights para técnicas de gestão, apresentando também as habilidades e os desafios enfrentados pelo CEO de uma das maiores empresas norte-americanas de todos os tempos. 

14 – O Poder de Pensar Fora da Caixa (William Thorndike Jr.)

O livro de William Thorndike Jr. conta a história de oito CEOs e como esses grandes líderes transformaram suas empresas em companhias de sucesso. E o detalhe é que todas elas tiveram retornos acima de vinte vezes.

15 – Sonho Grande (Cristiane Correa)

Nesse livro, você vai encontra os princípios da empresa que pavimentaram o sucesso do trio que fez grande sucesso no Brasil com seus empreendimentos e investimentos.

warren-buffett-livros

16 – First a Dream (Jim Clayton e Bill Retherford)

O famoso Jim Clayton conta em seu livro autobiográfico a sua história e como fundou a empresa Clayton Homes. Além do mais, em sua obra, ele apresenta dicas para líderes e aspirantes a empresários que querem melhorar sua abordagem de ter sucesso nos investimentos. 

Warren Buffett declarou que esse livro foi a sua principal inspiração para, em 2003, investir na empresa de Clayton.

17 – Take on the Street (Arthur Levitt)

O ex-presidente da Securities and Exchange Commission (SEC) aborda em sua obra a qualidade das auditorias e dos padrões de contabilidade, trazendo assim, alertas sobre como os investidores podem se proteger de Wall Street. Maravilhoso, não é mesmo?

18 – Nuclear Terrorism (Graham Allison)

Graham Allison traz em sua obra uma previsão assombrosa para os Estados Unidos: um ataque nuclear ao país é inevitável, a não ser que a estratégia dos políticos em relação a como governar sofra mudanças. 

Essa foi uma indicação de livro de Warren Buffett aos acionistas para alertar todos aqueles preocupados com a segurança nacional do país.

19 – Como Se Faz um Presidente da República (Theodore White)

Vencedor do prêmio Pulitzer, Theodore White em sua maravilhosa obra, traz suas visões sobre a corrida presidencial da década de 60, vencida por John F. Kennedy. 

A história do livro conta os desafios pessoais dos candidatos. Além disso, a obra é escrita como se fosse uma novela política.

warren-buffett-livros

20 – Limping on Water (Phil Beuth e K.C. Schulberg)

Essa outra recomendação de livro por Warren Buffett aponta dois aspectos importantes. Primeiro, o comportamento ético, segundo, a performance financeira superior. 

A obra traz a história de Phil Beuth, narrando como um garoto com paralisia cerebral de uma família com dificuldades financeiras se transformou em um grande executivo de mídia.

21 – Warren Buffett’s Ground Rules (Jeremy C. Miller)

A obra é uma compilação de cartas enviadas por Warren Buffett entre a década de 50 e 70. À época, ele liderava a empresa Buffett Partnership Limited, que daria origem à Berkshire no futuro. 

A leitura desse livro é uma grande oportunidade para aprender mais sobre a teoria e a prática nos investimentos.

Gostou da seleção de livros de Warren Buffett? Deixe nos comentários o que você achou dos livros, ficaremos felizes de saber a sua opinião. Boa leitura!