CUIDADO! O perfeccionismo pode DESTRUIR PILARES importantes em sua vida!

Saiba como o perfeccionismo pode acabar com seu emocional quando não bem usado!

CUIDADO! O perfeccionismo pode DESTRUIR PILARES importantes em sua vida!
CUIDADO! O perfeccionismo pode DESTRUIR PILARES importantes em sua vida!

A frase “eu sou uma pessoa perfeccionista” é uma das respostas mais comuns quando é perguntado: qual o seu maior defeito?

Muitas pessoas pensam que ser capaz de dizer tal falha faz parecer uma resposta autoconsciente, mas que na verdade elas estão apenas nomeando uma falha que na realidade não é uma fraqueza.

O perfeccionismo parece que se tornou uma resposta boa e segura, você não acha? O perfeccionismo é realmente um problema sério? 

Algumas pessoas perfeccionistas podem ser incapazes de sentir emoção e podem ser fisicamente perigosas.

Não importa o quanto a palavra “perfeccionista” seja timidamente em uma entrevista de emprego, nada sobre o perfeccionismo é saudável para o corpo e a mente.

perfeccionismo

Como se origina o perfeccionismo?

Uma pessoa com tendências perfeccionista geralmente começa a desenvolver-se na infância. Muitas vezes esse desenvolvimento pode ser atribuído aos pais excessivamente exigentes.

A pressão do pai ou da mãe para o sucesso é percebida pela criança como uma crítica constante aos erros e falhas.

Com isso, a criança acaba internalizando a ideia de que as suas falhas e erros não devem ser toleradas. Apenas a perfeição é aceitável para os seus pais.

Essa necessidade da criança de fazer tudo perfeito vai se transformando em um ciclo de feedback no perfeccionista em desenvolvimento.

Acredita que ESSE alimento te ajudará a ENXERGAR melhor no ESCURO?

O perfeccionismo e os problemas emocionais

Uma pessoa perfeccionista fica muito ansiosa com a ideia de não ter êxito, o que para ela significa alcançar a perfeição em uma determinada tarefa.

Esse tipo de pessoa sempre procura formas de lidar com suas ansiedades e estresses quando tudo não saiu como combinado.

Para enfrentar essas alterações de comportamento, as pessoas perfeccionistas usam estratégias para lidar com as emoções.

Elas usam como estratégia ficar mais tempo arrumando a casa para que tudo fique perfeito, assim passando mais tempo tentando deixar tudo perfeito.

perfeccionismo

Quando uma pessoa perfeccionista começa a fazer as coisas mais devagar para que saia tudo perfeito, sua ansiedade e estresse passam.

O perfeccionista experimenta um agradável alívio da tensão. Essa sensação de bem-estar infelizmente acaba reforçando o comportamento do perfeccionismo.

Isso acaba resultando em trabalhar mais, por muito mais tempo.

Uma terapia SIMPLES que te trará tantos benefícios quanto outras (e ainda gastará POUCO)

As estratégias para enfrentar o perfeccionismo funciona?

As estratégias para enfrentar o perfeccionismo dito anteriormente não são tão perigosas quanto parecem ser de início.

Várias pessoas enxergam um perfeccionista apenas como aluno, um funcionário ou um atleta.

Afinal de contas, qual o problema de um pouco de trabalho extra para que tudo saia perfeito? Será que é errado querer demorar mais um pouco para que tudo saia perfeito e sem erros?

Além disso, o dano pode ocorrer quando um comportamento de enfrentamento não gera o resultado esperado. Com isso, a estratégia de lidar com o perfeccionismo começa a se tornar cansativo.

perfeccionismo

A pressão do perfeccionismo nos estudos

Muitos alunos perfeccionistas apresentam e podem desenvolver distúrbios do sono e alimentares.

Isso acontece quando o aluno começa a abandonar a saúde para se dedicar mais tempo aos estudos.

Por isso, a pressão dos estudos que vem junto com a perfeccinismo também pode levar o estudante a ansiedade, depressão e até casos mais extremos com o suicídio.

As estratégias de como lidar com esse desvio de comportamento às vezes podem ser prejudiciais à saúde.

Os perfeccionistas adultos tendem a começar a beber muito para poder lidar com os estresses e ansiedades.

Como também os jovens que são perfeccionistas às vezes correm o risco de se jogar no mundo das drogas para escapar dos estresses.

O perigo do perfeccionismo

A necessidade desesperada de tentar viver de acordo com padrões impossíveis de alcançar pode tirar a alegria de viver de uma pessoa perfeccionista.

perfeccionismo

Pessoas assim não podem simplesmente gostar de um tipo de esporte ou praticar um porque sempre estará se comparando com outras pessoas.

Os hobbies e atividades relaxantes que deveriam ser uma coisa boa acabam se tornando competições internas.

Vários perfeccionistas passam horas memorizando informações de filmes e séries, lendo todos os tipos de livros e quadrinhos associados a um super-herói só para não errar em uma discussão ou conversa.

Enquanto isso…

Outros fãs do mesmo super-herói só fazem isso por diversão e por interesse próprio, sem a intenção de querer provar para alguém que sabe tudo.

Isso acontece com os perfeccionistas porque eles não gostam e não suportam a ideia de que possam encontrar alguém melhor que eles em um determinado assunto ou tarefa.

Como lidar corretamente com o perfeccionismo?

Primeiramente, para lidar com o perfeccionismo a pessoa precisa reconhecer como esse comportamento se desenrola em sua vida diária.

É preciso considerar se o perfeccionismo está afetando a própria felicidade ou se ele está impedindo de alcançar uma determinada coisa.

perfeccionismo

Se ainda estiver em dúvidas, faça algumas perguntas para ter a certeza, são elas:

  • O perfeccionismo me faz bem?
  • O perfeccionismo me faz uma pessoa melhor?
  • Eu procrastino quando penso em ser perfeccionista?
  • Eu tenho medo de fracassar, por isso sou perfeccionista?
  • O perfeccionismo está me impedindo de começar um projeto?

Depois que você conseguir identificar tendências do perfeccionismo no seu comportamento com um problema, as etapas agora serão enfrentá-las.

Confira a seguir algumas dicas de como você pode fazer para enfrentar de modo saudável o perfeccionismo e começar a ter comportamentos mais tranquilos. São elas:

  • Motive-se todos os dias;
  • Aprenda sobre os benefícios de não ser perfeccionista;
  • Reconheça os seus erros;
  • Reconheça as suas falhas;
  • Pratique a autocompaixão e a auto paciência;
  • Imagine bons resultados e apenas faça.

São essas e outras coisas que você pode fazer para não tornar-se uma pessoa perfeccionista e tóxica. Não há nada de mais em ser uma pessoa que gosta de fazer tudo perfeito.

perfeccionismo

O problema está em querer ser perfeito no que faz, mas isso acaba afetando o seu psicológico e modo de viver. Entenda que ser uma pessoa perfeccionista tem seus altos e baixos.

Antes de tentar ser uma pessoa mais perfeccionista no trabalho, nos estudos ou nas atividades de casa, analise e veja se o seu emocional está pronto. 

Não adianta ter um bom desempenho em alguma atividade, seja em casa, no trabalho ou na escola, mas ficar doente mentalmente.

publicidade