O que fazer em Santarém (PR): 12 paradas que são obrigatórias no seu roteiro

Monte seu plano de viagem agora!

O que fazer em Santarém (PR): 12 paradas que são obrigatórias no seu roteiro (Imagens: Pixabay)
O que fazer em Santarém (PR): 12 paradas que são obrigatórias no seu roteiro (Imagens: Pixabay)

Se você pesquisar pelos segredos da região Amazônica vai descobrir a importância de Santarém para o desenvolvimento local.

A terceira cidade mais populosa do Pará também é considerada a mais antiga da região Amazônica. Sua extensão territorial é banhada pelas águas do Rio Tapajós e Rio Amazonas, favorecendo um cenário surreal!

Santarém é carinhosamente chamada de “Pérola do Tapajós”. Se você acompanha nosso conteúdo de viagens, já ouviu falar sobre ela.

Te interessa?

Afinal ela é o ponto de partida para a região conhecida como Caribe Amazonense, que abriga Alter do Chão, uma das praias de água doce mais bonitas do Brasil.

O que fazer em Santarém (PR): 12 paradas que são obrigatórias no seu roteiro (Imagens: Pixabay)
O que fazer em Santarém (PR): 12 paradas que são obrigatórias no seu roteiro (Imagens: Pixabay)

Apesar da maior parte dos turistas seguir direto para Alter do Chão, hoje reunimos os principais motivos para você incluir Santarém em sua rota pela região Norte.

12 praias de água doce para visitar aqui no Brasil e conseguir relaxar de verdade

O que fazer em Santarém?

CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

A Catedral de Nossa Senhora da Conceição é o nosso ponto de partida para as inúmeras possibilidades oferecidas por Santarém. Ela fica localizada na Praça da Matriz e sua construção foi datada no ano de 1761. Ao longo dos anos o espaço recebeu inúmeras reformas e apesar das mudanças exteriores, seu interior foi preservado.

PRAÇA MIRANTE DOS TAPAJÓS

Esse é o principal ponto de encontro entre os nativos e visitantes da cidade de Santarém. A praça conta com alguns quiosques e é possível ter uma visão privilegiada do encontro entre os rios Tapajós e Amazonas. Apesar de pouco cuidada, a visita vale a pena. 

MERCADO 2000

Construído em 1985, o Mercado 2000 reúne os mais diversos produtos provenientes da região do baixo Amazonas. lá é possível observar a variedade de peixes, frutos e folhas que baseiam a culinária local. O melhor momento para ir no mercado é pela manhã, quando as bancas estão repletas dos melhores produtos. Aproveite para provar coisas inusitadas, como por exemplo, o Jambu.

FEIRA DO PESCADO

Essa feira se tornou uma atração turística por reunir, em frente ao Mercado 2000, os mais variados tipos de pescado. Comerciantes informam que os mais procurados são os pirarucus e tambaquis. Além disso, a fartura atrai os botos, que durante os meses de cheia, fazem aparições no rio que margeia a Feira.

MUSEU DE ARTE SACRA

A atração fica próxima da Catedral de Nossa Senhora da Conceição e foi construída durante o século XIX.

O que fazer em Santarém (PR): 12 paradas que são obrigatórias no seu roteiro (Imagens: Pixabay)

Seu acervo é um dos mais importantes e diversificados das terras amazonenses e conta sobre a presença da Igreja Católica no município de Santarém. Ao planejar sua viagem, não deixe de conferir os horários de funcionamento.

CENTRO DE ARTESANATO CRISTO REI

O Centro reúne artesanatos produzidos por representantes locais e desperta inúmeras emoções nos turistas. Cada peça retrata um pouco do modo de vida daquele povo e mostra que sua cultura resiste, independentemente dos avanços nas cidades.

Visitar o Centro de Artesanato Cristo Rei é olhar para o Brasil com carinho e reconhecer que a região Amazônica tem muito a contribuir com o cenário artístico nacional. Não esqueça de comprar lembrancinhas quando estiver por lá!

27 lugares frios no Brasil para viajar na época CERTA

MUSEU DICA FRAZÃO

Mais um acervo importante para a cidade de Santarém! Dica Frazão foi uma artista de renome mundial e a construção do museu foi idealizada exatamente para abrigar suas principais obras. A artista levou o nome da arte brasileira para pessoas como a Rainha Fabíola da Bélgica e o Papa João Paulo II.

ORLA DE SANTARÉM

O que fazer em Santarém (PR): 12 paradas que são obrigatórias no seu roteiro (Imagens: Pixabay)

Você vai se surpreender com a estrutura oferecida pela orla de Santarém. Lá, além de apreciar a linda paisagem e passear pelo píer, você pode ingressar em passeios que exploram os rios Amazonas e Tapajós.

Uma curiosidade é o fato dos rios possuírem tonalidades diferentes. Eles costumam se encontrar em frente a parte principal da orla, mas para ver de perto, o mais indicado é contratar uma embarcação.

CENTRO CULTURAL JOÃO FONA

O prédio onde hoje funciona o Centro Cultural João Fona, já serviu para abrigar o Tribunal do Júri, a Intendência Municipal e a Cadeia Pública de Santarém. Apesar de simples, atualmente, o prédio possui imensa relevância histórica, já que seu acervo recebe as obras do Museu de Artes Tapajônicas.

Além disso, artistas de diferentes áreas da região Norte, têm a oportunidade de fazer exposições temporárias no espaço. O mais surpreendente neste acervo, são os ossos de uma baleia que, em 2007, ficou encalhada no rio Tapajós e não sobreviveu.

O espaço também possui um gabinete, onde o prefeito da cidade assina documentos e pode desfrutar de uma completa sala de leitura. A visitação é gratuita e você precisa conferir os horários de funcionamento.

BOSQUE SANTA LÚCIA

Essa região abriga um dos principais centros de preservação ambiental de Santarém. O bosque apresenta uma variedade incrível de espécies e serve para os visitantes aprenderem um pouco mais sobre o ecossistema amazônico. Apesar de ser uma propriedade particular, a visitação é gratuita. Uma dica é contratar guia turístico local, habilitado para ensinar sobre as espécies presentes.

RESTAURANTE PIRACEMA

O que fazer em Santarém (PR): 12 paradas que são obrigatórias no seu roteiro (Imagens: Pixabay)

A típica culinária amazonense pode ser apreciada no Restaurante Piracema por um preço justo! De acordo com o TripAdvisor, site especializado em viagens, o lugar possui a melhor comida de Santarém. Se você é um turista gastronômico, não pode deixar de pedir o Pirarucu defumado. Além de saboroso, a porção para duas pessoas custa em média R$90.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

PRAIAS DE RIO

Você encontrará inúmeras praias de água doce espalhadas por Santarém. Além da principal, vale a pena conhecer Alter do Chão, Maracanã e Pajuçara. Todas elas possuem uma beleza exuberante e contam com águas calmas e areias clarinhas.

Agora que você já sabe o que há de melhor em Santarém, pode ir fazer as malas e montar o roteiro para viagem. Vale a pena explorar a região junto da família, mas lembre-se que nem todos os passeios são agradáveis para crianças e idosos.

O orçamento apertado também não é desculpa para deixar de visitar esse lugar. O custo é relativamente baixo, levando em consideração deslocamento, hospedagem e alimentação!

Veja mais ›
Fechar