12 praias de água doce para visitar aqui no Brasil e conseguir relaxar de verdade

Você não pode deixar de visitar pelo menos uma dessas!

12 praias de água doce para visitar aqui no Brasil e conseguir relaxar de verdade (Imagens: Pixabay)
12 praias de água doce para visitar aqui no Brasil e conseguir relaxar de verdade (Imagens: Pixabay)

Você sabia que no Brasil existem diversas praias de água doce para curtir sossegado? É isso mesmo que você leu! As praias de água doce existem e são formadas por lagos, lagoas, rios e areias clarinhas. No nosso país, existem inúmeras opções como essa e decidimos listar as mais bonitas para você incluir no próximo roteiro de viagem.

A hidrografia brasileira proporciona esse fenômeno. Amamos!

Sabe-se que aqui estão retidas as maiores reservas de água doce do mundo e toda essa abundância proporciona cenários deslumbrantes. O melhor disso tudo é que a maioria dos viajantes opta por praias comuns, e as praias de água doce acabam tendo um número de pessoas menor.

Te interessa?

Então, se você gosta de aproveitar os roteiros mais reservados, não pode deixar de conhecer esses lugares:

12 praias de água doce no Brasil

1- Bonito, Mato Grosso do Sul

12 praias de água doce para visitar aqui no Brasil e conseguir relaxar de verdade (Imagens: Pixabay)
12 praias de água doce para visitar aqui no Brasil e conseguir relaxar de verdade (Imagens: Pixabay)

Esse é, sem dúvidas, um dos roteiros mais bonitos do Brasil! Não é à toa que a região recebe esse nome. Lá é possível encontrar inúmeras atrações para quem quer curtir a natureza.

Uma delas é a flutuação na Barra do Sucuri e na Lagoa Misteriosa. Mas como o assunto é “praias de água doce”, o ideal é que você visite a Praia da Figueira. O espaço conta com estrutura completa e a visitação tem um custo simbólico.

2- Alter do Chão, Pará

A região Norte é uma das mais ricas hidrograficamente e isso proporciona uma experiência incrível para quem deseja curtir esse recurso. Além disso, ela abriga a praia de água doce mais requisitada do Brasil e já eleita uma das mais bonitas do mundo. Para conhecê-la, você precisa se deslocar até o distrito de Alter do Chão, no município de Santarém. A área conhecida como Caribe Amazônico, ocorre entre os meses de agosto e janeiro, ao longo do curso do rio Tapajós.

3-  Caraíva, Bahia

Caraíva é um lugar simples mas incrivelmente surpreendente! A vila de pescadores conta com uma imensa diversidade natural e proporciona aos visitantes as margens do rio Caraíva uma experiência incrível.

O local é ideal para tomar banho, relaxar e curtir o pôr do sol. Vale ressaltar que se você é do tipo de viajante que prefere acomodações luxuosas, esse não é um dos destinos mais recomendados.

4- Ilha de Marajó, Pará

Voltando à região Norte temos a Ilha de Marajó. O espaço conta com diversas atrações turísticas e contempla os viajantes que gostam de história e natureza. Considerada a maior ilha fluviomarinha do mundo, a região do Marajó conta com 15 cidades que são banhadas pela foz do rio Amazonas e proporcionam lazer para todas as idades. Não deixe de conhecer a Praia Grande quando estiver por lá.

5- Jalapão, Tocantins

12 praias de água doce para visitar aqui no Brasil e conseguir relaxar de verdade (Imagens: Pixabay)

Os fervedouros do Jalapão estampam as principais publicações sobre viagem do Brasil. E não é pra menos! A região encanta os turistas pela beleza das paisagens e abundância hídrica. A composição geográfica forma pequenas praias de água doce que podem ser apreciadas por quem visita o Parque Estadual do Jalapão.

6- Lençóis Maranhenses, Maranhão

Esse é um dos cenários mais surpreendentes do Brasil, que por sinal, nunca é o mesmo, devido aos processos de transposição natural da areia. Em meio às dunas dos Lençóis Maranhenses é possível curtir lagoas que se formam a partir da água da chuva e proporcionam um banho refrescante aos visitantes. O espaço de visitação deve ser explorado com um guia local.

7- Jericoacoara, Ceará

Você já deve saber que o Ceará é um dos destinos mais bonitos do Nordeste. Lá é possível apreciar o Parque Nacional de Jericoacoara, que abrange a famosa Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso, além de um cenário surpreendente cheio de dunas. As lagoas são próprias para banho e rendem fotos incríveis!

8- Praia da Graciosa, Tocantins

Você pode encontrar mais uma praia de água doce na capital do Tocantins, Palmas. Caso você esteja com um cronograma apertado e não dê para desbravar o Jalapão, vale a pena visitar a Praia da Graciosa. Ela fica localizada no perímetro urbano e oferece estrutura completa para garantir o conforto dos turistas. Também é possível acompanhar programações culturais que acontecem por lá.

9- Chapada dos Veadeiros, Goiás

12 praias de água doce para visitar aqui no Brasil e conseguir relaxar de verdade (Imagens: Pixabay)

Não só as praias de água doce chamam atenção para esse lugar! Quem visita a Chapada dos Veadeiros relata uma verdadeira reconexão com as forças da natureza. Suas formações rochosas, vegetação, rios e cachoeiras tornam a experiência completa e surpreendente. Em sua visita, não deixe de ir à Cachoeira São Félix.

10- Ponta Negra, Amazonas

A décima praia fica em Manaus, as margens do famoso Rio Negro. Conhecida como Praia Ponta Negra, o espaço é uma formação artificial que proporciona muita diversão aos turistas, principalmente em épocas quentes na região amazônica.

Além do deleite nas águas doces, é possível curtir eventos culturais que ocorrem no espaço. Mesmo sendo uma praia artificial, nota-se que preservaram as principais características do lugar. Também é possível fazer passeios na orla e garantir diversão para toda a família. Ponta Negra conta com estrutura completa.

11- Chapada Diamantina, Bahia

12 praias de água doce para visitar aqui no Brasil e conseguir relaxar de verdade (Imagens: Pixabay)

Um dos locais mais indicados da Chapada Diamantina para curtir banhos em águas doces e cristalinas é o Rio Pratinha. Além da Gruta que dá origem ao rio, é possível apreciar suas margens e aproveitar o descanso e a natureza.

Muitos mergulhadores optam pela prática de snorkel para observar a variedade de espécies que habitam no local. A Chapada também conta com outras grutas submersas, onde podem ser feitos mergulhos e cachoeiras incríveis! Vale a pena montar um roteiro de no mínimo 4 dias para apreciar o local.

12- Praia do Rio São Francisco, Sergipe

A região de Canindé do São Francisco foi presenteada com o rio que dá nome ao lugar. As suas margens, é possível apreciar uma das principais fontes hídricas do Nordeste.

O turismo local baseia-se na visitação ao rio e os nativos fazem um trabalho voltado ao ecoturismo, conscientizando os visitantes sobre a importância da preservação desse recurso. Vale super a pena incluir essa praia de água doce na sua próxima visita a Sergipe! Tenho certeza de que ela irá te surpreender.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar