Por que algumas pessoas não engordam de jeito NENHUM?

Por que algumas pessoas não engordam de jeito nenhum?

Veja como funciona o corpo das pessoas que comem muitos, mas não engordam!

publicidade

Você deve conhecer alguém que come de tudo, mas não engordar, enquanto você só fica só na saladinha, e ele lá, atacando uma macarronada. Daí surgem as perguntas. Por que essas pessoas não engordam?

Pensando nisso, iremos abordar de fato o verdadeiro motivo dessas pessoas comerem qualquer tipo de comida e não ganhar aqueles quilinhos a mais. 

Por que algumas pessoas não engordam?

Segundo algumas pesquisas feitas por médicos da área do esporte, a tendência dessas pessoas comerem muito ou pouco e não engordar ou emagrecer é algo genético.

publicidade

A genética altera a célula conhecida como lipócito, pois ele tem uma capacidade maior de armazenamento de gordura. Assim, quem tem a tendẽncia a engordar, não tem mais dessas células em comparação a outras pessoas. 

O metabolismo do ser humano tem grande papel no emagrecimento dessas pessoas que comem muito e não engordam. Além disso, a genética também pode ser acelerada fenotipicamente, ou seja, meu caro, fazendo atividades física regularmente. 

pessoas-que-não-engordam

Qual a vantagem em ter um metabolismo acelerado?

A maior benefícios em ter o metabolismo acelerado é a facilidade da queima de calorias mais rápida. Assim, tornando muito mais fácil a perda de peso, mas por outro lado, fica mais difícil a manutenção de energia. 

publicidade

Devido a isso, o nosso organismo vai exigir uma ingestão maior de calorias para se manter saudável. 

Por isso, quando um médico fala que alguém tem o metabolismo lento, isso significa que o organismo tem mais facilidade de ganhar peso, pois gasta menos calorias em comparação com aqueles pessoas que têm metabolismo normal ou acelerado

Como acelerar o metabolismo de maneira saudável?

  • Tomar café da manhã;
  • Evitar o estresse;
  • Dormir bem;
  • Fazer treino intervalado;
  • Consumir pimenta;
  • Comer chocolate amargo;
  • Consumir canela;
  • Consumir suco verde.

pessoas-que-não-engordam

Não consigo engordar: o que devo fazer?

Se você não consegue ganhar mais peso corporal, mesmo comendo muito, primeiro você precisa investigar qual é a causa.

Além disso, procurar um profissional da área da saúde para diferenciar se existe alguma dificuldade de engordar, ou um quadro de emagrecimento. 

publicidade

As causas geralmente estão relacionadas à predisposição genética da pessoa, como:

  • Distúrbio Hormonal;
  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Não realizar uma dieta adequada;
  • Falta de exercícios físicos.

Geralmente, quando uma pessoa tem problemas de saúde associado à dificuldade de engordar, ela emagrece sem fazer muitas mudanças na dieta ou no seu estilo de vida. 

As principais causas de emagrecimento que podem provocar dificuldade de ganhar peso, são:

  • Diabetes e Infecções;
  • Câncer e AIDS;
  • Ansiedade e Hipertireoidismo;
  • Mau funcionamento das glândulas suprarrenais.

pessoas-que-não-engordam

Além disso, existe uma série de doenças que podem estar relacionadas com o emagrecimento, assim dificultando o ganho de peso. 

Por isso, é importante que a pessoa faça um exame de sangue para avaliar o hemograma, as proteínas circulantes, hormônios e o sistema imunológico, sempre acompanhado de um profissional médico que o auxilie em cada procedimento.

Se esses exames forem normais, então a pessoa poderá implementar medidas para ganhar peso, como mudanças na alimentação e atividade física, mas claro, de forma orientada por um profissional da área médica qualificada.

O que fazer para engordar?

Veja a seguir o que você pode fazer para engordar de forma saudável sem prejudicar sua saúde. 

  • Comer alimentos ricos em carboidratos (Pão, Massa, Arroz, Cereais, Batatas);
  • Comer alimentos ricos em proteínas (Carnes, Aves, Ovos, Leite);
  • Comer alimentos ricos em gordura não saturada (Azeite, Nozes, Castanhas, Abacate).

Além de uma boa alimentação, é importante você fazer musculação, pois isso vai favorecer o ganho de massa muscular, assim, resultando em ganho de peso. 

pessoas-que-não-engordam

Muito importante também são as horas que você come. Comer com frequência, a cada três horas, com lanches entre as refeições, pois ficar muitas horas em jejum fará seu corpo queimar massa muscular para produzir energia. 

Por isso, comer com moderação doces e alimentos gordurosos pode aumentar os níveis de colesterol e triglicerídeos.

Não se esqueça também de incluir bebidas na dieta, pois o objetivo de uma dieta para ganhar peso é promover o ganho da massa muscular, só assim a pessoa consegue “engordar” de forma saudável. 

Só tenha cuidado, pois o excesso de gordura corporal pode ser prejudicial à saúde, aumentando os riscos de doenças cardiovasculares e diabetes. E mais uma vez, salientamos a necessidade de ser acompanhado por um profissional.

Existe algum tipo de remédio para engordar?

Para pessoas que querem um pouco de ajuda dos remédio para engordar, os profissionais de saúde recomendam os medicamentos antialérgicos. Eles aumentam o apetite e podem ajudar no processo de engordar. 

Porém, esses remédios possuem efeitos colaterais, como por exemplo:

  • Sono;
  • Lentidão;
  • Dificuldade de memória.

pessoas-que-não-engordam

Por isso, a importância de você antes de começar a tomar esses remédios, procurar uma avaliação médica.

Como por exemplo, o usar cortisona não é indicado porque faz a pessoa perder músculos, apesar de aumentar o apetite e o peso, isso ocorre devido ao acúmulo de gordura e líquido, podendo assim gerar outros problemas de saúde. Você não quer isso, certo?

Um outro exemplo que podemos dar é a insulina, pois não é recomendada. Esse remédio pode levar a quadros grandes de hipoglicemia, isso acontece quando os níveis de açúcar baixa no sangue. 

Já o uso de anabolizantes, apesar de aumentar a massa muscular pela ação dos hormônios masculinos, como a testosterona, podem provocar diversos efeitos colaterais, tanto no homem quanto na mulher. Então tome bastante cuidado! 

Se você tem dificuldade em aumentar de peso, consulte um médico endocrinologista para avaliação e orientações adequadas.

Pronto, se você demais e não ganhar peso corporal, siga nossas dicas de como ganhar peso de forma saudável. E para você que come pouco e acaba engordando demais, procure um médico, pois isso não é normal.

COMENTÁRIOS | Deixe sua opinião!

comments