deserto do atacama
deserto do atacama

Primavera floresce Deserto do Atacama e aridez desaparece em milhares de flores

Estamos apaixonados e estamos falando de flores!

publicidade

Um evento que podemos dizer ser único aconteceu no Deserto do Atacama mais uma vez. A época das flores alcançou um dos lugares mais áridos do mundo e o transformou em uma das paisagens mais lindas a serem vistas nas últimas semanas.

Aparecendo ainda no início de agosto, as flores começaram tomar conta de toda a vegetação do Deserto do Atacama, que fica no Chile. Conhecido por ser um dos locais mais quentes de todo mundo, quando essa vegetação é tomada pelas flores, o lugar se torna outro.

De acordo com as informações da Corporação Nacional Florestal do Chile (CONAF), o ápice desse aparecimento foi nas zonas de Huasco e Freirina. Várias espécies se concentraram no local e se espelharam diante de sua redondeza. 

publicidade

Com o passar da semana, cada vez mais espécies foram tomando conta do local. Ainda em setembro as flores permaneciam com suas cores vivas e cheias de alegria tomando conta de tudo. Vários soldadinhos colocaram suas belezas em diversas cores, junto com muitas outros tipos que o acompanhavam.

Agora em outubro, os grandes buquês tendem a diminuir em quantia e as flores começaram a diminuir, já que o momento mais forte aconteceu nas primeiras semanas do mês de setembro. E para a alegria do mundo, esse espetáculo ainda vem se perdurando essas semanas.

publicidade

Não estamos falando apenas em beleza

Esse momento tão lindo só pôde acontece por causa das chuvas que chegaram ao local. Graça a esse período, a terra úmida trouxe à tona mais de 200 espécies que germinaram e floresceram por todo o deserto.

Isso trás um grande impacto para todo o local, porque contribui para que tudo se torne mais rico em nutriente, o que também trás grandes vantagens para os animais selvagens.

Além disso, o lugar se torna ainda mais atrativo para os turistas, que mesmo sem época de flores, o lugar por si só já trás um grande número de vistantes.

E agora, com uma vasta imensidão de cores, não temos nenhuma dúvida de que esse número será ainda maior, não é mesmo? Aliás, quem não gostaria de se deparar com algo tão incrível como esse?

publicidade

A última vez que o Deserto do Atacama chegou a ficar dessa forma foi em 2017. Porém, ainda que esteja unicamente incrível esse ano, nesse ano a quantidade de flores que chegou a tomar o local acabou sendo ainda maior que agora em 2020.

De acordo com o Serviço Nacional de Turismo (Sernatur), ainda é esperado que o número de pessoas a vir visitar o local continue crescendo. Já que o raro acontecimento ainda estará permanecendo durante as semanas seguintes.

A verdade é que estamos mais uma vez apaixonados por essas cores.

Fonte: El País, Tempo