Provérbios 13 – Essa lição é tão impactante que pode destruir todos os seus aprendizados

Aprenda mais sobre Deus com essas excelentes lições!

Provérbios 13 - Essa lição é tão impactante que pode destruir todos os seus aprendizados
publicidade

Como anda a sua vida diante de Deus? Você tem sido um homem ou uma mulher obediente à vontade de Deus em sua vida?

Será que de sua boca sai palavras sábias e que honram Cristo Jesus em seus atos e comportamentos? São questionamentos como esses que nós devemos aprender lendo a palavra de Deus.

É muito importante cada cristão cuidar de suas palavras e ações, pois nós devemos imitar a Cristo. Por mais que o mundo cheio de pecado faça com que erramos, você deve remar contra a maré.

publicidade

Te interessa?

O filho sábio acolhe a instrução do pai, mas o zombador não ouve a repreensão. Do fruto de sua boca o homem desfruta coisas boas, mas o que os infiéis desejam é violência. Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando. (Provérbios 13:1-3)

São vários os conselhos que você pode levar para a vida presente em Provérbios 13 e consertar muitos comportamentos em sua vida.

Você é uma pessoa trabalhadora?

Você sabia que uma pessoa justa e que faz a vontade de Deus é uma pessoa trabalhadora e honesta? São vários os ensinamentos da Bíblia que nos mostram que nós devemos ser pessoas trabalhadoras.

Na verdade, nosso Senhor Deus não gosta de pessoas preguiçosas, pois ele nos criou para sermos produtivos e reviver bem a vida com abundância.

publicidade
Provérbios 13
Provérbios 13 – Essa lição é tão impactante que pode destruir todos os seus aprendizados. (Imagens: Pexels)

Nós não devemos ser como os ímpios que preferem esperar cair do céu em vez de trabalhar duro para conquistar.

O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos. Os justos odeiam o que é falso, mas os ímpios trazem vergonha e desgraça. A retidão protege o homem íntegro, mas a impiedade derruba o pecador. (Provérbios 13:4-6)

publicidade

A verdadeira riqueza vem de Deus

As verdadeiras riquezas estão em Cristo Jesus e não nos bens materiais que podemos acumular aqui na terra. Você viverá bem mais feliz se você gastar suas energias com o que realmente importa.

Em Provérbios 13 é claro as afirmações em que devemos nos atentar às riquezas de Deus e não com os bens materiais da terra.

Não devemos nos contentar com os acúmulos de bens materiais e sem valor deste mundo, isso porque nossa verdadeira felicidade deve ser Cristo Jesus.

Nós devemos ser luz nesse Mundo de trevas cheias de pecado. É importante demonstrar através de nossas palavras e ações o quanto é agradável servir a Deus.

publicidade

Alguns fingem que são ricos e nada têm; outros fingem que são pobres, e têm grande riqueza. As riquezas de um homem servem de resgate para a sua vida, mas o pobre nunca recebe ameaças. A luz dos justos resplandece esplendidamente, mas a lâmpada dos ímpios apaga-se. (Provérbios 13:7-9)

Grandes lições encontradas em Provérbios 13

São vários os ensinamentos que podemos aprender na palavra de Deus sobre como destruir os comportamentos ruins e desenvolver bons hábitos para fazer a vontade de Deus.

Provérbios 13

Por mais desafiador que seja as nossas provações diárias, as lições que podemos aprender em Provérbios 13 é fundamental para vivermos em fé e confiança de que Deus sempre proverá o melhor para todos nós.

1 – Não devemos ganhar dinheiro com desonestidade

O orgulho só gera discussões, mas a sabedoria está com os que tomam conselho. O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais. A esperança que se retarda deixa o coração doente, mas o anseio satisfeito é árvore de vida. (Provérbios 13:10-12)

publicidade

2 – Respeitar os ensinamentos dos sábios

Quem zomba da instrução pagará por ela, mas aquele que respeita o mandamento será recompensado. O ensino dos sábios é fonte de vida, e afasta o homem das armadilhas da morte. O bom entendimento conquista favor, mas o caminho do infiel é áspero. (Provérbios 13:13-15)

3 – Ser prudente o agir e no falar

Todo homem prudente age com base no conhecimento, mas o tolo expõe a sua insensatez. O mensageiro ímpio cai em dificuldade, mas o enviado digno de confiança traz a cura. Quem despreza a disciplina cai na pobreza e na vergonha, mas quem acolhe a repreensão recebe tratamento honroso. (Provérbios 13:16-18)

4 – Se afastar do mal e andar com sabedoria

O anseio satisfeito agrada a alma, mas o tolo detesta afastar-se do mal. Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal. O infortúnio persegue o pecador, mas a prosperidade é a recompensa do justo. (Provérbios 13:19-21)

Provérbios 13

Deixe um legado para os seus filhos

Além de sermos pessoas trabalhadoras, é fácil percebermos ensinamentos e conselhos em provérbios 13 sobre como devemos educar os nossos filhos.

publicidade

O que você deixará legado e ensinamento para os seus filhos quando você se for? Tudo que você faz aqui na Terra irá de uma forma ou outra influenciar e quem seus filhos serão no futuro.

Por isso, é muito importante que aprendamos mais com a Palavra de Deus sobre como devemos educar nossos filhos no caminho de Cristo Jesus.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

A verdadeira herança que podemos deixar para os nossos filhos é honrar e glorificar a Deus mediante a todas as circunstâncias adversas da vida.

Você deve usar da disciplina com respeito e honra para mostrar o caminho certo para os seus filhos. Não permita que esse mundo de iniquidade acabe e prejudicando a caminhada de fé dos seus filhos.

Provérbios 13

O homem bom deixa herança para os filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é armazenada para os justos. A lavoura do pobre produz alimento com fartura, mas por falta de justiça ele o perde. Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo. O justo come até satisfazer o apetite, mas os ímpios permanecem famintos. (Provérbios 13:22-25)

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade

Você gostou de saber mais sobre as lições dadas em Provérbios 13 e como nós devemos ser pessoas esforçadas e trabalhadoras para vencer na vida? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas lições importantes para a vida.

Veja mais ›
Fechar