Uma pessoa que ENSINA consegue aprender duas vezes mais do que estudar sozinho

Desenvolva sua forma de aprendizagem!

Uma pessoa que ENSINA consegue aprender duas vezes mais do que estudar sozinho
Uma pessoa que ENSINA consegue aprender duas vezes mais do que estudar sozinho
publicidade

O efeito de ser o seu próprio professor é um fenômeno psicológico em que ensinar ou preparar-se para ensinar informações a outras pessoas ajuda no aprendizado.

Na verdade, a pessoa aprende mais as informações ensinando para outras de forma mais rápida e eficaz. 

Devido à sua influência de sucesso nos estudos, o efeito de ser o seu próprio professor pode ser uma ferramenta útil em diversas situações ao aprender um determinado assunto.

publicidade

Te interessa?

Com as ferramentas certas, você aprenderá mais sobre essa forma de estudar e sobre como usá-la da forma mais eficaz possível.

Ensinar para alguém realmente funciona nos estudos?

O ato de ensinar um determinado assunto para outra pessoa já ajuda no processo de estudo.

Apesar de ser bem difícil, quando o estudante começa a aplicar corretamente essa técnica, o estudo começa a fluir.

Ensinar para alguém
Uma pessoa que ENSINA consegue aprender duas vezes mais do que estudar sozinho. (Imagens: Pexels)
publicidade

A rotina do estudo será ainda melhor com o auxílio dessa ferramenta de aprendizado. São vários os estudantes que se beneficiam com esse tipo de funcionalidade ao aplicar o estudo na rotina diária.

Além disso, ensinar para aprender melhor também pode ser benéfico em contextos não acadêmicos, como, por exemplo:

  • Refinar ou dominar algumas habilidades;
  • Ensinar o básico sobre um determinado assunto;
  • Ajudar a lembrar das coisas;
  • Explicar de forma simples determinados assuntos;
  • Melhorar a compreensão de conceitos.
publicidade

O aprendizado de novas habilidades é fundamental para o seu crescimento pessoal. É através das novas possibilidades que você buscará refinar as suas habilidades pessoais.

Na verdade, os seus estudos não serão mais o mesmo quando você começar a ensinar o que aprendeu. Busque ser o mais simples possível para que o assunto esteja claro dentro de sua mente.

Sair da zona de conforto…

É uma das melhores formas de você preparar sua mente para o ensino. Pare de ir só ler e estudar o que gosta e comece a ensinar também as matérias de grandes dificuldades.

Você começará a sentir o progresso nos seus estudos usando essa ferramenta excelente. Os seus estudos fluirão melhor em relação ao aprendizado se você começar a ensinar para as outras pessoas.

publicidade

Como aprender mais rápido ensinando?

Ao utilizar a ferramenta de ensino para fixar determinados assuntos na mente, você deve de fato entender como o processo funciona.

Como usar o ensino para melhorar ainda mais e efeitos cognitivos do cérebro devem ser utilizados como estratégia.

Ensinar para alguém

Confira a seguir como você pode aprender mais rápido ensinando o assunto para outra pessoa e revolucionar a forma como você estuda diariamente.

1 – Aprender o assunto como se fosse ensinar para alguém

É muito importante que você se sinta motivado e confortável ao aplicar essa ferramenta. É muito importante você afirmar o compromisso de que essa ferramenta irá transformar sua vida nos estudos.

publicidade

Firmar o compromisso fará com que você com disciplina aprenda de fato o assunto ao ser ensinado para outra pessoa. Será uma vergonha tremenda de sua parte ensinar conteúdo errado.

Por isso é fundamental que você entenda a responsabilidade que é ensinar a outra pessoa um assunto que você também está tentando dominar.

Ao utilizar esse tipo de aprendizado só fortalecerá o seu compromisso disciplinar ao estudar sempre que puder. 

Além disso, você não estará sozinho, pois o compromisso de ensinar a outra pessoa fará dele um companheiro de estudos.

publicidade

2 – Fingir que você é o professor do assunto

Ninguém imaginaria aqui brincar de professor e aluno na infância iria ser reutilizado na vida adulta. Por mais estranho e simples que isso possa parecer, essa ferramenta de estudo é fundamental para o aprendizado.

Ensinar para alguém

Apesar de certo preconceito em relação ao método, fingir ser um professor de alguém para ensinar um determinado assunto faz com que duas pessoas aprendam juntas sozinhas.

Estudar em conjunto com outras pessoas beneficiará seus estudos, como:

  • Firmar o compromisso;
  • Revisar com outra pessoa;
  • Corrigir o exercício do outro;
  • Ir junto para as provas.
publicidade

Além disso, é visualizando o processo e o esforço de cada um ao entender o assunto para passar para o outro que conseguimos colher benefícios desse tipo de ferramenta.

Os seus estudos não serão mais o mesmo quando você começar a utilizar essa ferramenta. 

No início isso pode até parecer brincadeira, mas utilizar de um comportamento de professor para ensinar é vantajoso.

3 – Ensinar o assunto para uma pessoa real

Apesar de muitas pessoas criarem um aluno imaginário para ensinar um determinado assunto, outras utilizam pessoas reais.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Não só para passar em uma prova ou concurso público, mas a forma de aprendizado ao ensinar a outra pessoa pode ser levado para a vida.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Ensinar para alguém

A forma como você se comunicará com outras pessoas e aprender até mesmo funções no trabalho ficará ainda mais fácil e simples ao aplicar o ensinar a outra pessoa.

Você pode chamar um amigo ou até mesmo um membro da família para aplicar essa técnica de estudo e nivelar o seu posicionamento em relação ao estudo.

Além disso, é fundamental você ter uma certa maturidade para saber lidar com algumas divergências nessa técnica de estudo.

Por outro lado, você e seu parceiro de estudos serão beneficiados com essa nova forma de aprendizagem.

4 – Usar outras técnicas de estudo ensinando para alguém

Além da técnica de ensinar a outra pessoa para fixar assunto na mente, você pode utilizar outras combinações de técnicas de estudo para melhorar o seu processo de aprendizagem.

Ao ensinar a outra pessoa no determinado assunto, você pode utilizar de exercícios e até mesmo apresentações para detalhar ainda mais o que aprendeu.

São várias as pessoas que utilizam da técnica de redação para passar para o folha de papel o que já aprendeu no momento de estudo.

Ensinar para alguém

Forçar a mente para extrair informações já aprendidas é uma excelente forma de revisão e aplicação do que já aprendeu.

Você precisa entender que um estudo ativo é bem mais vantajoso para o seu processo de aprendizagem do que apenas ler algumas páginas de um livro.

Sua memória reterá mais informações se você começar a ser mais ativo no processo de aprendizagem.

Você gostou de saber mais sobre como ensinar para alguém faz aprender duas vezes mais? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite!

Veja mais ›
Fechar