Receita de bolo sem glúten que fica fofinho e CHEIO de sabor

O jeito mais simples e prático de fazer um bolo sem glúten dos deuses

Receita de bolo sem glúten que fica fofinho e CHEIO de sabor
Receita de bolo sem glúten que fica fofinho e CHEIO de sabor

Algumas pessoas pensam que para um bolo ser de fato muito gostoso precisa ter farinha de trigo como um dos ingredientes. Que a massa só fica bom e deliciosa dessa forma…

Mas ai que se enganam. Os bolos sem glúten, ou seja, que não levam farinha de trigo na sua composição são tão bons quanto e sua praticidade é de surpreender qualquer um.

E para te provar isso, trouxemos uma receita muito simples e prática de um bolo sem glúten de chocolate que você vai amar e vai querer fazer sempre que possível.

Te interessa?

Vale lembrar que você pode fazer de diversos sabores e a receita não muda em nada. Na verdade, a única coisa que muda é você substituir o chocolate pelo o sabor que deseja. Mas de resto é tudo muito simples.

Então presta bem muita atenção para não perder nenhum detalhe e poder preparar um bolo sem glúten dos deuses. Temos certeza que todos que provarem vão pedir mais um pedaço. Vamos lá dar uma olhada nesse passo a passo muito simples?

Receita de bolo sem glúten que fica fofinho e CHEIO de sabor
Receita de bolo sem glúten que fica fofinho e CHEIO de sabor

Receita de bolo sem glúten fofinho

Ingredientes

  • 6 ovos, clara e gema separadas;
  • 1 colher de chá café instantâneo;
  • 200 ml de água fervente;
  • 300g chocolate ao leite quebrado em pedaços;
  • 1 xícara de chá açúcar refinado;
  • Frutas da sua preferência a vontade;
  • 225g manteiga em cubos;
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha;
  • 2 colheres de chá de fermento.

Modo de preparo

Antes de mais nada, para começar, já deixe o forno aquecendo a 180ºC para ficar na temperatura certa quando estiver na hora de colocar a massa.

Enquanto isso, vamos preparar a massa? Comece cortando o chocolate em pedaços bem pequenos e logo em seguida, adicione-o juntamente com o açúcar em uma batedeira ou processador até formar um pó.

Quando chegar nesse ponto, acrescente a gema de ovo, a água fervente, a manteiga, o pó de café e a baunilha e bata novamente até todos os ingredientes encorparem.

Em outro recipiente, bata as outras claras de ovo em neve e, em seguida, adicione aos poucos à mistura de chocolate. Acrescente uma parte e misture até todos os ingredientes encorparem, depois adicione o restante e misture novamente.

Não se esqueça de adicionar o fermento e misturar delicadamente a massa. Agora está mais perto do que longe para essa receita deliciosa ficar pronta para você poder saborear.

Unte com manteiga ou azeite um recipiente que possa ir ao forno. Para não haver risco da massa grudar, coloque ainda papel vegetal na forma antes de adicionar a massa do bolo.

Agora adicione a massa a esse recipiente e leve ao forno que já está aquecido. O tempo no forno é em média 40 a 45 minutos.

Quando esse tempo passar, retire o forno, mas não sirva ainda. Aqui vai uma dica: quando retirar do forno deixe um prato por cima por aproximadamente 15 minutos para o vapor cozinhar um pouco mais e a massa ficar ainda mais molhada.

Depois desse tempo, o bolo sem glúten de chocolate está pronto para ser deliciado por você e por todos. Vocês vão amar. Lembre-se que a cobertura é por sua conta, por isso, use a criatividade e explore novos sabores que casam muito bem com chocolate.

Receita de bolo de CENOURA que deixará qualquer visita com INVEJA!

Segredos para acertar no ponto da massa

Com uma receita fácil como essa fica difícil não querer correr para fazer logo, não é mesmo? Temos certeza que você vai amar não só a praticidade, mas também o sabor irresistível.

E para te ajudar na hora de todo o preparo e fazer dessa receita um verdadeiro sucesso, listamos para você o que consideramos os verdadeiros segredos para alcançar uma massa fofinha e muito deliciosa.

Lembre-se sempre que pequenas atitudes durante o processo levam a grandes resultados de uma comida muito gostoso. Vamos dar uma olhada nessas dicas incríveis?

1. A temperatura dos ingredientes é importante

O que vale como regra para todo e qualquer tipo de receita de bolo, não vai ser diferente para um bolo sem glúten, certo? Essa dica aqui é muito válida e com toda certeza faz toda diferença.

Se você já sabe quando vai fazer a receita, lembre-se sempre de separar os ingredientes gelados com antecedência para dar tempo de ficarem na temperatura ambiente na hora de preparar o bolo. Faça isso, e você vai ver uma diferença significativa com relação ao ponto da massa.

Bolo de pão de queijo: rápido, prático e delicioso DEMAIS!

2. Quantidades exatas

Muitas pessoas erram bastante aqui. Acham que na hora no preparo podem aumentar a quantidade de um ingrediente sem mexer na quantidade dos outros e que isso não vai afetar em nada. Ai que se enganam!

Uma receita é como uma fórmula química que tem que ter suas proporções respeitadas.

Claro que você pode alterar as quantidades dos ingredientes, mas tenha em mente que se fizer isso para um ingrediente, tem que fazer para todos os outros, certo?

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

3. Adicione os ingredientes na ordem certinha

Agora que você sabe que tudo por aqui é como uma fórmula química, a ordem de adição dos ingredientes também importa e muito.

Isso porque existem uma ordem certa de mistura e reação entre os ingredientes. Outra dica muito importante que temos certeza que se você seguir direitinho vai ter como resultado o bolo mais fofinho da sua vida.

4. Não esqueça da pré-aquecer o forno

E por último, mas não menos importante, sempre coloque a massa do bolo no forno já quente. Parece óbvio mas vale a pena sempre lembrar.

A dica aqui que damos é, antes mesmo que começar a misturar os ingredientes para o preparo da massa já colocar o forno para pré-aquece. Isso faz com que ele tenha tempo suficiente para aquecer até você colocar a massa.

Já está com água na boa por aí, não é mesmo?

É de fato uma receita maravilhosa não só pelo sabor, mas pela praticidade. É uma boa pedida como sobremesa de algum almoço especial, um lanche para o trabalho ou até mesmo para comer antes de dormir naquela hora que sempre bate a fome.

Como te falamos, é um bolo bem versátil que você pode fazer de diversos sabores não só o de chocolate. Lembre-se que mudando o sabor do bolo a única coisa que vai mudar na receita é o chocolate para adição daquilo que você quer que predomine.

Não tem segredo algum. Agora está na hora de preparar tudo e se deliciar com o que há de melhor desse bolo. Bom apetite!

Veja mais ›
Fechar