10 remédios caseiros para ajudar no tratamento da sinusite e trazer alívio rápido

Trate em casa sua sinusite!

10 remédios caseiros para ajudar no tratamento da sinusite e trazer alívio rápido
publicidade

Você está sofrendo de sinusite e não sabe mais o que fazer para tratar esse problema de saúde? Sabia que você pode lidar melhor com esse desconforto utilizando remédios e métodos caseiros para aliviar o desconforto?

Muitas pessoas se perguntam o que acaba causando esse tipo de problema no nariz, afetando a qualidade de vida e o processo de respiração que é fundamental para a vida do ser humano.

Embora vários aspectos da vida sejam as verdadeiras causas mais comuns para a sinusite atacar nossa respiração, alguns outros fatores da vida também podem afetar nossa saúde respiratória, como, por exemplo:

publicidade

Te interessa?

  • Estilo de vida;
  • Tabagismo;
  • Viagens frequentes.

Esses principais fatores influenciam muito no processo de desenvolvimento da sinusite, isso porque a fumaça produzida pelo cigarro ou do charuto pode irritar os seios do nariz e causar inflamações internas.

tratamento da sinusite
10 remédios caseiros para ajudar no tratamento da sinusite e trazer alívio rápido. (Imagens: Unsplash)

Foi pensando nisso que selecionamos alguns remédios caseiros para você ajudar no tratamento da sinusite e aliviar o seu dia. Aproveite essa oportunidade para cuidar melhor da saúde do seu nariz.

publicidade

10 remédios caseiros para ajudar no tratamento da sinusite

As viagens de avião também podem irritar muito a parte interna do nariz e causar sinusite, essa é uma informação que muitas pessoas não sabem e que podem evitar vários transtornos na viagem.

Quando a pressão do ar é diminuída durante a viagem de avião, esse fenômeno pode causar o aumento da pressão na cabeça, consequentemente entupindo a parte interna do nariz e as passagens do ar.

Muitas pessoas sofrem em casa com a sinusite e não sabem que existem muitas formas de aliviar e até mesmo tratar esse problema na região do nariz. 

publicidade

Confira a seguir alguns remédios caseiros para auxiliar você no tratamento da sinusite e trazer para sua vida mais alívio e conforto.

15 alimentos para diminuir o colesterol ruim que serão seus fortes aliados

1 – Usar vapor

Um dos grandes problemas enfrentados por quem sofre com os sintomas da sinusite é a falta de drenagem adequada, você sabia disso?

Por outro lado, poucas coisas são eficazes na natureza para gerar uma boa drenagem da sinusite do que o simples vapor quente.

publicidade
tratamento da sinusite

O vapor quente tem uma eficácia excelente para eliminar com a congestão nasal, assim como afrouxar as cavidades nasais bloqueadas.

Muitas pessoas não sabem, mas a utilização do vapor natural promove uma boa saúde e é um método tão antigo por causa da sua eficácia no tratamento.

2 – Umidificador de névoa fria

Esse tipo de método natural para tratar a sinusite é um dos métodos mais tecnológicos e que pode ser feito em casa além do calor para produzir um ar de água fria.

A névoa fria pode ser inalada nas passagens do nariz como vapor para diminuir o bloqueio da inflamação e aliviar os sintomas da sinusite.

publicidade

3 – Spray nasal

Esse tipo de spray auxilia no alívio da sinusite que geralmente acompanha resfriados, febre ou alergias respiratórias superiores. 

Por ser um grande descongestionante caseiro em spray, a ação desse tratamento é rápido, pois alivia os inchaços e ajuda as pessoas a respirarem melhor.

4 – Tomar um descongestionante

Os descongestionantes apresentados no mercado sem receita tem o poder de diminuir o fluxo sanguíneo para as membranas nasais, consequentemente, aliviando os sintomas da sinusite.

5 – Dormir com a cabeça elevada

Quando uma pessoa que sofre de sinusite dorme de cabeça elevada, ela consegue aliviar o desconforto da sinusite e ajudar os seios paranasais drenar e diminuir o congestionamento.

publicidade
tratamento da sinusite

6 – Comer alimentos picantes

São várias as pessoas que aceitam os alimentos picantes como método caseiro para aliviar a sinusite. Os alimentos picantes, como, por exemplo, a mostarda, tem o poder de ajudar a abrir as passagens nasais para aliviar um pouco da dor.

7 – Compressas mornas no rosto

As compressas mornas na região do rosto são muito utilizadas para tratar pessoas com problemas de sinusite. É só colocar uma toalha quente e úmida ao redor do nariz para aliviar as dores faciais causadas pela sinusite.

8 – Irrigar os seios paranasais

Você já ouviu falar ou usa um pote neti? Para irrigar os seus seios paranasais, é fundamental usar um pote neti para lavar as suas passagens do nariz.

Esse tipo caseiro de tratamento da sinusite é chamado de lavagem nasal, um método eficaz para ajudar na limpeza dos seus seios nasais, consequentemente, aliviando o desconforto da sinusite.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Além disso, é fundamental você certificar o enxaguamento do dispositivo de irrigação após cada utilização com água e deixar aberto ao ar livre para secar.

tratamento da sinusite

9 – Beber água ou suco

O consumo de água ou suco ajudará no processo de diluição das secreções mucosas do corpo, consequentemente, promovendo a drenagem.

Por mais que os líquidos ajudem no processo de drenagem e no tratamento da sinusite, é importante você evitar alguns tipos de bebidas, como, por exemplo:

  • Álcool;
  • Cafeína.

A verdade é que consumir álcool para tratar a sinusite pode piorar o inchaço do revestimento dos seios paranasais e o nariz.

11 chás para insônia e depressão que são EFICAZES para saúde

10 – Hidratar os seios paranasais

Para hidratar os seios paranasais, é importante colocar uma toalha sobre a cabeça enquanto a pessoa respira o vapor de uma tigela de água meio quente.

Além disso, é fundamental manter o vapor direcionado para o rosto para que a hidratação seja eficiente.

Outra maneira de hidratar os seios paranasais é tomar um banho quente, no processo, respirar o ar quente e úmido, fazendo com que esse processo ajuda no alívio da dor e a drenar o muco.

Causas e soluções para a sinusite

A sinusite também pode ser causada por alérgenos e poluentes no ar, como, por exemplo:

  • Poeira;
  • Poluição do ar externo;
  • Odores fortes, como perfume e colônia. tratamento da sinusite

Existem outras formas para a causa da sinusite, assim como para solucionar o problema. Colocar um purificador de ar na casa pode auxiliar e muito na diminuição dos poluentes no ar. 

Além disso, a sinusite também pode ser o resultado do ar seco que você está convivendo diariamente, que é mais comum no inverno. 

Portanto, para manter o seu nariz o mais úmido possível para evitar problemas futuros, é fundamental você:

  • Beber muita água;
  • Usar um umidificador.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Esses métodos simples e fáceis irá ajudar você a adicionar umidade de volta ao ar que você está respirando.

Você gostou de saber mais sobre os remédios caseiros para ajudar no tratamento da sinusite? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.

Veja mais ›
Fechar