15 alimentos para diminuir o colesterol ruim que serão seus fortes aliados

Comece hoje mesmo a melhorar a saúde do seu corpo!

15 alimentos para diminuir o colesterol ruim que serão seus fortes aliados
15 alimentos para diminuir o colesterol ruim que serão seus fortes aliados
publicidade

A verdade é que uma restrição alimentar de uma pessoa tem um papel bastante crucial na saúde do corpo, incluindo a redução dos níveis de colesterol.

O consumo de alimentos que mantêm o colesterol do corpo dentro de uma faixa saudável tem o poder de auxiliar na prevenção de problemas de saúde, como, por exemplo:

  • Derrame;
  • Ataque cardíacos.
publicidade

Por ser uma substância perigosa e cerosa, o colesterol consegue viajar pela corrente sanguínea. Por isso, é fundamental saber lidar com a alimentação diária para que doenças mais graves não se desenvolvam por causa da má alimentação.

Te interessa?

alimentos para diminuir o colesterol ruim

15 alimentos para diminuir o colesterol ruim

Para que a sua alimentação não seja prejudicial para sua saúde, é muito importante saber o que consome durante o dia para que esses alimentos não prejudiquem sua qualidade de vida.

Pensando nisso, selecionamos alguns alimentos que ajudarão o seu corpo na diminuição do colesterol ruim do corpo. Confira a seguir esses alimentos deliciosos e tenha uma vida mais saudável.

1 – Nozes

O consumo regular e moderado das nozes tem sido bastante ligado a um risco menor de doenças relacionadas ao coração.

publicidade

Com isso, consumir apenas uma porção de nozes por semana pode ajudar na diminuição de suas chances de doenças cardiovasculares pequenas e mais graves.

2 – Batata-doce e abóbora

Esses alimentos são mais baixos em calorias, cheios de fibras, potássio e beta-caroteno, que juntos têm o poder de proteger o coração contra doenças cardíacas.

Quando bem preparado, a batata-doce e a abóbora consegue nutrir o nosso corpo e reduzir o colesterol ruim.

publicidade

VITAMINA A: como age no organismo e porque você não pode ter essa carência

3 – Quinoa e aveia

Tanto a quinoa quanto a aveia contém um tipo de fibra solúvel chamada beta-glucana. Esse tipo de fibra está ligada à diminuição dos níveis de colesterol ruim no corpo.

Esses tipos de alimentos fazem a absorção da água e remove o excesso de gordura saturada antes que essa gordura entre na corrente sanguínea, assim, limpando o corpo de colesterol ruim.

alimentos para diminuir o colesterol ruim

4 – Abacate

Por ser um alimento rico em gorduras insaturadas e fibras saudáveis ​​para o sistema cardiovascular, esse tipo de alimento pode auxiliar na diminuição do risco de:

publicidade
  • Doenças cardiovasculares;
  • Derrames. 

Vários estudos já descobriram que comer abacate pode diminuir o colesterol ruim, com um efeito benéfico nos perfis lipídicos e lipoproteicos.

5 – Linhaça

Por ser uma ótima fonte de fibra, a linhaça também está cheia de:

  • Ácidos graxos ômega-3;
  • Lignanas.
publicidade

Essas substâncias são compostos á base de plantas que tem o poder de diminuir o risco de acidentes vasculares relacionadas ao cérebro.

Além disso, por ser uma alimento rico em fibras e outras substâncias boas para a saúde do coração, a linhaça é um bom alimento para quem busca reduzir o colesterol ruim do corpo.

12 chás anti-inflamatórios que são poderosos CICATRIZANTES

6 – Salmão

Como uma das melhores fontes naturais de ômega-3, o salmão tem muitos benefícios para a saúde do coração de forma geral, como, por exemplo:

publicidade

Quando bem preparado, o salmão pode ser uma rica fonte de nutrientes e minerais que ajudam na manutenção da saúde. Aproveite o poder nutricional desse alimento para você ter um coração mais saudável.

7 – Azeitona

A verdade é que a dieta básica mediterrânea está cheio de ácidos graxos monoinsaturados, o tipo de gordura extremamente ligada à melhoria dos níveis de colesterol no corpo. 

alimentos para diminuir o colesterol ruim

Além disso, as substâncias específicas nas azeitonas também podem controlar o início do processo inflamatório.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Esse processo inflamatório é outro fator de risco que promove o colesterol ruim no corpo. Portanto, para limpar o seu corpo de substâncias ruins, consumo como moderação as azeitonas.

8 – Chocolate amargo

O chocolate amargo é uma delícia naturalmente e doce que você pode contar a qualquer hora.

Quando o chocolate amargo é consumido, as pessoas se sentem bem, isso porque esse tipo de alimento contém mais cacau do que outros produtos de chocolate, 

Esse tipo de chocolate fornece maiores quantidades de flavonoides, uma substância essencial para o sistema cardiovascular, assim, melhorando a saúde do coração.

9 – Baga

Os polifenóis presentes na composição das bagas são compostos à base de plantas que naturalmente auxiliam na regulação e funcionamento do sistema cardiovascular.

Além disso, essa substância boa para tratar doenças no coração e diminuir o colesterol ruim é encontrado em grandes quantidades nos morangos. 

10 – Feijão

A fibra encontrada na composição do feijão está muito ligada à melhoria da saúde do coração de forma geral.

Assim como o feijão tradicional, o grão-de-bico dá um dos melhores benefícios para baixar o colesterol ruim do corpo.

13 chás que tiram o sono e que podem te ajudar a se manter acordado

11 – Berinjela

A berinjela foi extremamente ligada à diminuição do estresse oxidativo. A verdade é que o estresse pode levar ao colesterol alto, você sabia disso?

Se você deseja diminuir o colesterol ruim do seu corpo de forma saudável, comece hoje mesmo a consumir berinjela.

12 – Batata

Uma batata quando bem preparada para fins saudáveis realmente fornece mais potássio para o coração do que outros tipos de alimentos que beneficiam o coração.

alimentos para diminuir o colesterol ruim

Obter uma quantidade adequada desse tipo de alimento tão importante também pode:

  • Reduzir a pressão arterial;
  • Diminuir o risco de acidente vascular cerebral;
  • Evitar outras doenças cardiovasculares.

13 – Tomate

Uma outra estrela do potássio é a tomate, com Vitaminas A e C, esse tipo de alimento é muito saudável para quem deseja ter um coração bem.

Os tomates também apresentem na composição um antioxidante licopeno natural, um composto ligado à diminuição dos níveis de colesterol ruim.

20 alimentos que são ricos em vitamina D para começar a consumir HOJE

14 – Vegetais de folhas verdes

Começar a usar mais folhas verdes as suas refeições diárias podem auxiliar na redução do colesterol ruim. Esses alimentos podem:

  • Promover a produção de óxido nítrico (NO);
  • Ajudar a dilatar os vasos sanguíneos;
  • Reduzir a aterosclerose.

15 – Maçã

Vários estudos já comprovaram que consumir uma maçã por dia pode manter bem a saúde do seu coração. A verdade é que o consumo diário de maçã pode diminuir o colesterol ruim do corpo. 

alimentos para diminuir o colesterol ruim

Isso é possível por causa dos compostos fenólicos encontrados nas cascas de maçã, antioxidantes que promovem:

  • Função celular saudável;
  • Fluxo sanguíneo adequado.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Você gostou de saber mais sobre os alimentos para diminuir o colesterol ruim do corpo? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para ter uma vida mais saudável.

Veja mais ›
Fechar