DIETA DA SOPA: será que vale tal risco para conseguir perder peso?

Cuidado com esse tipo de dieta!

DIETA DA SOPA: a obscura verdade que há por trás de sua rotina
DIETA DA SOPA: a obscura verdade que há por trás de sua rotina
publicidade

Você já ouviu falar na dieta da sopa? Esse tipo de dieta é basicamente regrada à sopa, somente sopa. As sopas de caldo e vegetais são as mais usadas no cardápio.

Muitas pessoas que aderem a esse tipo de emagrecimento apenas comem sopa em cada refeição, você conseguiria viver só de sopa a semana inteira?

Por mais que muitos acreditem que a sopa seja fraca em vários nutrientes e vitaminas, é possível adicionar uma fonte de proteína, frutas e vegetais para fortalecer a refeição.

publicidade

Te interessa?

Os amantes desse tipo de dieta são apaixonados, pois, a sopa é super baixa em calorias. Contudo, por ser baixo em calorias, não é recomendado sempre consumir sopa.

Cuidados necessários ao seguir a dieta da sopa

Os riscos todas as dietas têm, por isso é importante consultar um profissional especializado antes de seguir uma restrição alimentar para perder peso.

É fundamental para a qualidade da sua dieta da sopa você saber identificar erros no processo e saber consertar. Veja a seguir algumas desvantagens da dieta da sopa quando seguida incorretamente.

dieta da sopa

1 – Baixa caloria

O que muitas pessoas não dizem é que uma dieta de sopa quando seguida de forma radical tem o poder de diminuir as calorias no consumo diária de nutrientes necessária para um bom funcionamento do corpo.

publicidade

Se alimentar todos os dias com uma comida com pequena taxa de calorias pode fazer com que a pessoa fique lenta e com mais fome durante o restante do dia.

Quando não planejado, a dieta da sopa com o tempo pode atrapalhar o metabolismo do corpo, assim como dificuldades a perda de peso.

2 – A perda de peso não é duradoura

A verdade é que a dieta da sopa a curto e longo prazo é muito fraco em calorias, fazendo com que a pessoa perca rapidamente o peso apenas da água acumulada no corpo.

publicidade

Uma vez que a pessoa consome uma quantidade normal de calorias em uma refeição balanceada, ela ganhará o peso todo de volta.

3 – Fraco em distribuição de nutrientes

A dieta da sopa não muito recomendado para pessoas com deficientes de minerais, vitaminas e nutrientes no corpo, isso porque esse alimento não é nutricionalmente balanceado.

O fato é que você pode perder com muita facilidade nutrientes e vitaminas vitais para a saúde do corpo apenas consumindo sopa durante o dia.

COMPROVADO: esse exercício te fará perder peso mais depressa que outros

publicidade

4 – Excesso de sódio

A dieta da sopa pode ser um perigo para a saúde quando consumida sopa enlatada, isso porque esse tipo de produto contém muito sódio, o que pode prejudicar o funcionamento do corpo.

dieta da sopa

Se você é acostumado a comer muita sopa enlatada, tenha certeza, sua alimentação está fazendo com que você consuma mais sal do que o seu corpo necessita.

O que comer em uma dieta de sopa?

Os principais ingredientes de uma dieta com base em sopa é a própria sopa de legumes com caldo. Muitas pessoas comem esse tipo de refeição no jantar, almoço ou até mesmo no café da manhã.

Para que a receita não fique fraca em nutrientes, muitas pessoas optam em incrementar alguns alimentos de baixa caloria para ajudar na sensação de saciedade, como, por exemplo:

publicidade
  • Legumes;
  • Fruta fresca;
  • Frango;
  • Tofu;
  • Feijão;
  • Arroz integral.

Esses são os ingredientes básicos para uma sopa bem equilibrada com os nutrientes necessários para uma dieta de sopa.

Por outro lado, é importante você evitar certos tipos de alimentos, como:

  • Sopas à base de creme;
  • Sopas à base de creme queijo;
  • Sopas à base de caldo ralo;
  • Alimentos ricos em amido;
  • Pão, macarrão, batatas ou arroz branco;
  • Assados e sobremesas;
  • Alimentos com adição de açúcares;
  • Alimentos lácteos como leite, iogurte ou queijo;
  • Carnes gordurosas como carne bovina ou suína;
  • Carnes processadas.
publicidade

Para que sua dieta a base de sopa seja ainda mais eficaz e que você não corra nenhum risco de deficiência de nutrientes, minerais e vitaminas, é importante você consultar um médico.

dieta da sopa

É possível perder peso comendo apenas sopa?

Como uma rápida pesquisa no Google, você descobrirá que a dieta da sopa pode auxiliar em até 20 quilos de peso corporal – note ainda que ela é bastante comentada.

Você acredita nesse resultado?

O que muitas pessoas não falam para você é que a dieta da sopa fará com que o seu corpo perca pouco peso, e, logo após a dieta, recuperará tudo de novo. 

publicidade

Será mesmo que a sopa pode ser um alimento útil para uma dieta de perda de peso?

Uma pesquisa realizada em 2014 pelo British Journal of Nutrition descobriu que pessoas que consomem diariamente sopa tendem a pesar menos.

Para quem come regularmente sopa durante o dia tendem a consumir mais minerais, vitaminas e fibras em comparação a quem não se alimenta apenas de sopa.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Se na sopa é possível ingerir fibras, minerais e vitaminas, por que ela não é uma ótima de refeição para dieta?

Esses são os motivos:

  • É baseada em caldo;
  • Tem uma grande quantidade de água;
  • Contém baixo nível de calorias.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Portanto, o volume de sopa com base em líquido proporciona uma sensação menor de saciedade, assim, fazendo com que a pessoa queira comer mais durante o dia.

50 alimentos que ajudarão a acelerar seu metabolismo de forma saudável

Qual o limite de dias nosso corpo aguenta apenas sopa?

Aderir de forma moderada e com aconselhamento profissional pode fazer parte de um planejamento de perda de peso saudável e rico em nutrientes e minerais.

Com isso, boa parte dos profissionais da área de alimentação concorda que consumir apenas sopa em um intervalo de 7 a 10 dias não é uma boa ideia.

dieta da sopa

Para você ter um bom rendimento na perda de peso com restrições alimentares, a sopa não deve ser a única opção do seu cardápio. A sopa ajuda a perde peso, mas…

Não mantém o resultado

Uma restrição alimentar com fins de emagrecimento apenas com sopa não oferece com o corpo as colorias necessárias para o sustento da saúde por muito tempo.

O consumo fraco de calorias pode diminuir a sua energia, consequentemente, gastando seu tempo e aumentando a dificuldade na perda de peso de forma saudável e sem danos.

Portanto, aderir um déficit de calorias ao extremo comendo apenas sopa não é uma opção saudável.

Você gostou de saber mais sobre a dieta da sopa e como ela pode ajudar na perda de peso de forma saudável e rápido? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite!

Veja mais ›
Fechar