Você JAMAIS conseguirá perder PESO, se não conseguir fazer isso

Entenda como a falta de sono pode dificultar sua dieta para perder peso!

Você JAMAIS conseguirá perder PESO, se não conseguir fazer isso
Você JAMAIS conseguirá perder PESO, se não conseguir fazer isso

Você sabia que dormir pouco pode afetar o seu peso? Enquanto o seu corpo não descansa durante sono, ele prepara uma receita perfeita para ganhar mais peso. Não é assustador?

O problema disso é que uma boa parte da população mundial não dorme o suficiente regularmente, o que acabou levando muitos profissionais de saúde pesquisa o efeito da qualidade do sono com o ganho de peso.

Confira a seguir e com mais detalhes a importância de uma boa noite de sono para quem está de dieta para perder peso. Existe sim uma grande relação entre dormir e perder peso. Veja!

Te interessa?

Um cérebro sonolento quer comida

A verdade é que privar seu corpo de descansar bem durante o sono prepara o seu cérebro para tomar decisões erradas. Um cérebro sonolento perder a atividade no lobo frontal, a área de tomada de decisão e controle de impulso.

sono-perder-peso

Esse tipo de efeito no cérebro se compara estar bêbado. Com isso, a pessoa fica sem clareza mental para tomar boas decisões durante o dia.

Além disso, quando uma pessoa está muito cansada, os centros de recompensa do cérebro aceleram, fazendo então com que ela procure por algo que faça sentir-se bem.

Embora uma pessoa esmague os desejos por comida quando está bem cansada, o cérebro dela privado de sono pode ter complicações para dizer não ao impulso em comer.

20 alimentos que te deixarão mais BONITO (e acredite, mais sexy também!)

O perigo dos lanches noturnos

Uma pesquisa realizada na American Journal of Clinical Nutrition conseguiu descobrir que, quando uma pessoa está com sono e fome, a vontade de comer é maior.

Já na pesquisa realizada pela Universidade de Chicago, os participantes do estudo privados de sono escolhiam comer alimentos com duas vezes mais gordura do que os participantes que dormiam 8 horas por dia.

Além disso, uma segunda pesquisa realizada pela mesma universidade, descobriu que dormir pouco faz com que as pessoas comam mais, assim aumentando o ganho de peso.

Os pesquisadores descobriram que uma pessoa com falta de sono leva ao desejo por alimentos densos em energias e ricos em carboidratos. 

sono-perder-peso

Como falta de sono afeta o seu metabolismo?

Primeiramente, é importante você entender que o sono funciona como uma nutrição para o nosso cérebro. Por isso, a maioria das pessoas precisa dormir entre 7 a 8 horas por noite.

Se uma pessoa receber menos do que 8 horas de sono, o corpo dela reagirá de forma diferente, pois pouco sono desencadeia um pico de cortisol enorme.

Esse hormônio do estresse avisa ao corpo para “poupar” energia para abastecer suas horas acordadas.

Por isso, muitas pessoas que fazem dieta reduzem o sono em um período de 14 dias, assim a quantidade de peso que perdem com a gordura cai 55%, embora suas calorias permaneçam iguais. A falta de sono deixa as pessoas com o “metabolismo tonto”.

15 alimentos que te deixarão MAIS INTELIGENTE e ainda mais saudável

A falta de sono afeta os hormônios?

Em apenas quatro dias de sono insuficiente, a capacidade do corpo de uma pessoa de processar a insulina fica errada. A insulina é um hormônio fundamental para a transformar o açúcar, amidos e outros alimentos em energia para o corpo.

Com a falta de sono a sensibilidade à insulina cai em mais de 30%. Isso acaba sendo muito ruim para a saúde do corpo. Isso porque o nosso corpo não responde adequadamente a esse hormônio.

sono-perder-peso

Consequentemente a esse problema, o corpo apresenta problemas para processar gorduras da corrente sanguínea, assim acaba armazenando-as como gordura.

Levando em conta essas informações, não é que você dormindo vá perder peso, mas uma noite mal dormida pode prejudicar e muito o seu metabolismo e contribuindo para ganho de peso.

Como dormir bem e evitar ganhar peso?

No mundo de hoje com tantas distrações e tecnologias, tirar um simples cochilo pode ser difícil. Essa imersão a computadores, celulares e internet usadas de forma errada pode induzir você a ficar acordado por mais tempo.

Pensando nisso, preparamos uma estratégia para você, em meio a tantas distrações, conseguir dormir bem e evitar ganhar aquele peso indesejado. Confira:

1 – Prepare-se uma hora antes para dormir

Comece desligando o computador, o seu smartphone e a televisão pelo menos uma hora antes de ir para sua cama. Isso ajudará o seu corpo entender que está na hora de dormir e descansar para o dia seguinte.

Esses benefícios da dieta CETOGÊNICA te farão mudar de vida HOJE!

2 – Tenha um ambiente adequado para dormir e descansar

Nada de assistir televisão no quarto, trabalhar com o notebook no colo sentado na cama. Para você conseguir dormir bem, condicione o seu cérebro a entender que a cama é feita para dormir e fazer sexo, apenas.

Comece pensando em relaxar quando estiver deitado na cama, em vez de trabalhar e ficar se entretendo com bobagens. Seu quarto deve ser o seu santuário do descanso.

sono-perder-peso

3 – Tenha um ritual para ir dormir

Isso pode até parece bobagem de início, mas vale a pena ter um hábito e hora para ir dormir todas as noites. Deitado na cama não é hora de lidar com grandes questões da vida o pensar nos problemas do dia seguinte.

Em vez disso, comece criando um hábito específico para se preparar para dormir, como:

  • Tomar um banho;
  • Meditar com música ambiente;
  • Ler algumas páginas de um livro.

Comece seguindo essa programação, acorde e sinta a diferença na sua qualidade de sono. Seus dias serão mais produtivos e você terá mais energia durante o dia.

SAÚDE MAIS FORTE! 12 Alimentos para SUBSTITUIR carne animal na sua dieta

4 – Não coma muito antes de ir dormir

É muito importante você prestar atenção na quantidade de comida que você come a noite. Por isso, é fundamental para uma boa noite de sono você evitar comer alimentos pesados e bebidas alcoólicas perto da hora de dormir.

Esse mau hábito pode causar em você azia e dificuldade ao adormecer quando estiver em sua cama. Para que você tenha uma quantidade de sono adequada durante a noite, evite certos tipos de bebidas e comidas, como:

  • Chá;
  • Café;
  • Chocolate.

É importante destacar que a cafeína pode permanecer no seu organismo por 5 a 6 horas. Você não quer isso atrapalhando o seu sono, não é mesmo?

5 – O seu quarto precisa ficar escuro

Se possível, apague todas as luzes do seu quarto para que nada atrapalhe o seu sono reparador. A escuridão é uma aliada para dormir, pois, ela indica que o seu corpo libera melatonina, um hormônio natural do sono

Você gostou de saber mais sobre a falta de sono e o ganho de peso? Então não percar mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite!

Veja mais ›
Fechar