Esses benefícios da dieta CETOGÊNICA te farão mudar de vida HOJE!

Entenda como a Dieta Cetogênica pode melhorar sua condição de saúde!

Esses benefícios da dieta CETOGÊNICA te farão mudar de vida HOJE!
Esses benefícios da dieta CETOGÊNICA te farão mudar de vida HOJE!

A dieta cetogênica é uma restrição alimentar que faz com que o corpo da pessoa libere cetonas no sangue, você já ouviu falar?

Nesse processo, grande parte das células preferem usar o açúcar no sangue como sua principal fonte de energia.

Por isso, na falta de açúcar na circulação do sangue, o nosso corpo começa a quebrar a gordura armazenada nas moléculas. Esse processo é chamado  de cetose.

dieta-cetogênica

A dieta cetogênica é saudável?

Os profissionais de saúde têm evidências sólidas de que uma dieta cetogênica reduz as convulsões em crianças, às vezes tão eficazmente quanto os medicamentos. 

Devido a esses efeitos neuroprotetores, foram levantadas questões sobre os possíveis benefícios para outros distúrbios cerebrais, como:

  • Parkinson;
  • Alzheimer;
  • Esclerose múltipla;
  • Distúrbios do sono;
  • Autismo;
  • Câncer cerebral. 

Não existem muitas pesquisas em seres humanos para sustentar a recomendação de cetose para abordar esses tipos de condições.

A perda de peso é o principal motivo pelo qual os pacientes usam a dieta cetogênica.

As pesquisas anteriores mostram boas evidências de uma perda de peso mais rápida quando os pacientes seguem uma dieta cetogênica.

Além disso, com muito baixo teor de carboidratos em comparação com os participantes de uma dieta mais tradicional com baixo teor de gordura, ou mesmo uma dieta mediterrânea. 

dieta-cetogênica

Essa desigualdade na perda de peso corporal parece sumir com o passar do tempo. Uma restrição alimentar cetogênica também pode mostrar para você melhorar o controle de açúcar na circulação do sangue no corpo. 

Isso, claro, em pessoas que sofrem de diabetes tipo 2, pelo menos a curto prazo. A controvérsia é ainda maior quando é considerado o efeito sobre os níveis de colesterol

Alguns estudos mostram que alguns pacientes apresentam aumento nos níveis de colesterol no início, apenas para ver o colesterol cair alguns meses depois. 

No entanto, não há pesquisas de longo prazo que analisem seus efeitos ao longo do tempo sobre o diabetes e o colesterol alto.

Quais os benefícios da Dieta Cetogênica?

Confira a seguir os benefícios para a saúde de dietas cetogênicas e com baixo teor de carboidratos. As dietas com baixo teor de carboidratos são controversas há décadas.

Algumas pessoas afirmam que essas dietas aumentam o colesterol e causam doenças cardíacas devido ao alto teor de gordura.

dieta-cetogênica

1 – Redução do apetite

Como todas as pessoas que fazem dieta sabem que a fome é uma dos piores efeitos nas restrições alimentares.

Isso é um dos muitos motivos pelos quais várias pessoas se sentem tristes e infelizes, assim acabando desistindo da dieta e de seu objetivo.

No entanto, quando você opta por comer pouco carboidratos, isso leva a uma diminuição automaticamente do apetite. Isso é bom para quem não consegue passar muito tempo com fome.

As pesquisas científicas mostram que quando uma pessoa corta os carboidratos e come mais gordura e proteínas, ela acaba comendo muito menos calorias, isso é fato.

2 – Leva a mais perda de peso no início da dieta

Cortar carboidratos é uma das maneiras mais simples e eficazes de perder peso.

Estudos ilustram que as pessoas em dietas com baixo teor de carboidratos perdem mais peso, mais rápido, do que aquelas com dietas com pouca gordura, mesmo quando estas últimas restringem ativamente as calorias.

Isso ocorre porque as dietas com baixo teor de carboidratos eliminam o excesso de água do corpo, diminuindo os níveis de insulina e levando a uma rápida perda de peso na primeira ou duas semanas.

Em estudos que compararam dietas com baixo teor de carboidratos e baixo teor de gordura, as pessoas que restringem os carboidratos às vezes perdem 2 a 3 vezes mais peso, isso sem sentir fome.

3 – Níveis aumentados de ‘Bom’ colesterol HDL

Você sabe o que é lipoproteína de alta densidade? O HDL é frequentemente chamado de colesterol bom do nosso corpo.

Quanto maior forem os níveis de colesterol bom em relação ao ruim, menor é o risco de doenças no coração.

Uma das melhores e eficazes formas de aumentar os níveis de colesterol bom é comer gordura. Assim, a dieta cetogênica é uma boa pedida, pois essa restrição alimentar tem pouco teor de carboidratos e muita gordura.

Levando em conta tudo isso, não é de se surpreender que os níveis de HDL crescem e muito em dietas saudáveis e com pouca quantidade de carboidratos.

dieta-cetogênica

Isso porque tendem a crescer apenas moderadamente, assim diminuindo em dietas de baixa quantidade de gordura.

4 – Níveis reduzidos de açúcar no sangue

As restrições alimentares com pouca quantidade de carboidrato e cetogênica podem ser bastante úteis para as pessoas com diabetes.

Muitos estudos mostram que parar de consumir carboidratos diminui e muito os níveis de açúcares no sangue, consequentemente a insulina.

As pessoas que sofrem de diabetes que começam uma restrição alimentar com baixo teor de carboidratos podem precisar diminuir a dosagem de insulina pela metade.

5 – Baixar a pressão arterial

A pressão arterial elevada, ou hipertensão, é um fator de risco significativo para muitas doenças, incluindo doenças cardíacas, derrame e insuficiência renal.

dieta-cetogênica

As restrições alimentares com pouca quantidade de carboidratos é uma maneira muito eficiente para a redução da pressão arterial. Assim, reduzindo os riscos de doenças, ajudando você a ter uma boa saúde e viver melhor.

6 – Eficaz contra a síndrome metabólica

A síndrome metabólica é uma condição altamente associada ao risco de diabetes e doenças cardíacas.

Na verdade, a síndrome metabólica é um conjunto de sintomas, que incluem:

  • Obesidade abdominal;
  • Pressão arterial elevada;
  • Níveis elevados de açúcar no sangue em jejum;
  • Triglicerídeos altos;
  • Níveis baixos de colesterol HDL “bom”.

Uma dieta com baixa quantidade de carboidratos é muito eficaz para o tratamento de todos esses cinco sintomas apresentados anteriormente.

Com essas restrições alimentares, essas condições são eliminadas. Você entendeu?

7 – Melhora nos níveis ‘Ruins’ de colesterol LDL

As pessoas com LDL “ruim” alto têm muito mais probabilidade de ter ataques cardíacos. No entanto, o tamanho das partículas é importante. 

As partículas menores estão associadas a um risco maior de doença cardíaca, enquanto partículas maiores estão ligadas a um risco menor.

O que acontece é que as dietas que apresentam baixo teor de carboidratos cresce o tamanho das partículasruins”.

dieta-cetogênica

Assim, reduzir a ingestão de carboidratos pode melhorar a saúde do coração.

8 – Terapia para vários distúrbios cerebrais

Nosso cérebro precisa de glicose, pois algumas partes dele só podem queimar esse tipo de açúcar. É por isso que seu fígado produz glicose a partir de proteínas, se você não comer carboidratos.

Ainda assim, uma grande parte do cérebro também pode queimar cetonas, que são formadas durante a fome ou quando a ingestão de carboidratos é muito baixa.

Esse é o mecanismo por trás da dieta cetogênica, que tem sido usada há décadas para tratar a epilepsia em crianças que não respondem ao tratamento medicamentoso.

Em muitos casos, essa dieta pode curar crianças com epilepsia. Em um estudo, mais da metade das crianças em dieta cetogênica experimentaram uma redução de mais de 50% no número de convulsões, enquanto 16% ficaram sem convulsões.

As dietas com muito baixo teor de carboidratos e cetogênica estão agora sendo estudadas para outras doenças cerebrais também, incluindo Alzheimer e doença de Parkinson.

publicidade