Síndrome da cabeça explosiva: quando seu sono fala mais alto do que você pode aguentar

Entenda como esse tipo de síndrome pode afetar sua qualidade de vida!

Síndrome da cabeça explosiva: quando seu sono fala mais alto do que você pode aguentar
publicidade

Você já ouviu falar na síndrome da cabeça explosiva e como esse tipo de problema pode afetar o sono e a qualidade de vida? A síndrome da cabeça explosiva é um tipo de distúrbio do sono que pode deixar a pessoa extremamente doente.

Muitas pessoas subestimam esse tipo de síndrome, porém, esse tipo de distúrbio do sono é bem definido por episódios de transição entre o sono e a insônia.

Definido por várias situações em que ocorrem sensações imaginárias de sons e explosões na cabeça, muitas pessoas sofrem com flash de luz. 

publicidade

Te interessa?

Esse tipo de síndrome acontecerá durante o período de transição entre o sono e o sono sem movimento rápido dos olhos, conhecido também como sono vigília.

As pessoas com síndrome da cabeça explosiva sentem dor?

Apesar de os episódios da síndrome da cabeça explosiva serem em breve, uma pessoa pode sentir os sintomas do durando menos de um segundo.

Síndrome da cabeça explosiva
Síndrome da cabeça explosiva: quando seu sono fala mais alto do que você pode aguentar. (Imagens: Unsplash)

Você precisa entender que esse tipo de distúrbio não está associado a dores físicas, porém, a pessoa com síndrome da cabeça explosiva pode sentir algumas coisas após utilizar aparecimento da situação, como, por exemplo:

publicidade
  • Susto;
  • Ansiedade.

As pessoas que experimentam esse tipo de situação muitas vezes sentem episódios longos e únicos à noite. 

Assim como a pessoa pode sentir uma forte excitação e até mesmo sintomas que levam a perda de sono.

publicidade

Quais são os sintomas da síndrome da cabeça explosiva?

Apesar de muitas pessoas confundirem a síndrome da cabeça explosiva com outros tipos de transtornos do sono de acordo com a comunidade médica o paciente deve atender alguns critérios para afirmar a síndrome.

Por isso é muito importante que você consulte o seu médico para saber de forma correta o diagnóstico e todos os critérios que apontam para a síndrome da cabeça explosiva.

Síndrome da cabeça explosiva

Alguns tipos de finais podem ser facilmente identificado por pessoas que sofrem com esse tipo de síndrome, como, por exemplo:

  • Intensa excitação e medo;
  • Queixas de ruídos altos;
  • Empurrões mioclônicos;
  • Espasmos involuntários;
  • Sensações que imitam os efeitos de uma explosão na cabeça.
publicidade

É fundamental para sua qualidade de vida consultar o seu médico para definir o que deve ser feito para tratar esse tipo de problema de saúde que pode afetar sua qualidade de vida em sua totalidade.

O que causa a síndrome da cabeça explosiva?

A verdade é que a medicina moderna ainda não sabe a causa exata e verdadeira da síndrome da cabeça explosiva. 

Existem muitos estudos a serem testados e comprovados para documentar de fato as causas e consequências desse tipo de síndrome.

Você precisa entender que os maiores relatos científicos e médicos já publicados sobre esse tipo de síndrome são baseados apenas em alguns pacientes.

publicidade

Contudo, existem algumas teorias fundamentadas em pesquisas atuais sobre as causas da síndrome da cabeça explosiva que podem ser bastante esclarecedoras. Veja a seguir algumas delas:

Síndrome da cabeça explosiva

1 – Aumento das atividades sensoriais do cérebro

Uma das causas prováveis para o desenvolvimento da síndrome da cabeça explosiva é um breve aumento das atividades dos neurônios sensoriais do cérebro humano.

2 – Problemas relacionados ao ouvido interno

A verdade é que a disfunção ou danos na estrutura do ouvido interno pode causar não só a síndrome da cabeça explosiva como outros tipos de problemas de saúde.

3 – Má transição do sono para o sono profundo

O mau funcionamento no processo de sono durante a noite pode ser uma das grandes causas da síndrome da cabeça explosiva em alguns casos.

publicidade

4 – Sensações pré enxaqueca

São várias as pessoas que acreditam que uma hora que ocorre antes de uma enxaqueca pode ser um dos sinais e causas da síndrome da cabeça explosiva.

Você precisa entender que alguns efeitos colaterais da interrupção repentina de alguns remédios para tratar depressão e até mesmo ansiedade pode ser uma causa para síndrome da cabeça explosiva e outros problemas relacionados ao sono.

Síndrome da cabeça explosiva

Como você pode tratar a síndrome da cabeça explosiva?

O que você precisa entender sobre esse tipo de síndrome é que normalmente não precisa ser tratada. 

A verdade é que muitos profissionais de saúde falaram que esse tipo de fim do mundo é tão perigoso e grave.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Além disso, a comunidade científica e médica ainda não aprovou nenhum tipo de remédio para tratar especificamente a síndrome da cabeça explosiva.

No entanto, muitos profissionais de saúde optam por recomendar alguns tipos de medicamento para utilizar no tratamento das condições da síndrome da cabeça explosiva, como:

  • Medicamento anticonvulsivante topiramato;
  • Medicamento para doenças cardíacas nifedipina;
  • Antidepressivo amitriptilina;
  • Medicamento para transtorno obsessivo-compulsivo;
  • Clomipramina.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Síndrome da cabeça explosiva

É muito importante que você consulte o seu médico para ter uma prescrição profissional em relação ao que você deve fazer para tratar a síndrome da cabeça explosiva de forma segura e saudável.

Você gostou de saber mais sobre a síndrome da cabeça explosiva e como esse tipo de problema pode causar desconforto e prejudicar sua qualidade de vida?

Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas excelentes informações e dicas sobre esse tipo de síndrome.

Veja mais ›
Fechar