Síndrome do ninho vazio: quando os pais não sabem, mas precisam aceitar a ida dos filhos

Saiba lidar com esse tipo de mudança!

Síndrome do ninho vazio: quando os PAIS precisam aceitar a ida dos filhos
Síndrome do ninho vazio: quando os PAIS precisam aceitar a ida dos filhos

Você já ouviu falar na síndrome do ninho vazio? Se você é pai ou mãe e presenciou seu filho crescer, criar independência e sair de casa, você entende muito bem esse sentimento.

Ser pai ou mãe com certeza tem sem altos e baixos, pois é difícil se acostumar com os filhos desde pequenos em casa, mas com o passar do tempo eles crescem e saem de casa para viverem suas divas.

A verdade é que existe um grande acontecimento na vida familiar com o qual muitos pais lutam: quando seus filhos saem de casa.

Te interessa?

A dor que muitos pais sentem quando presenciam os seus filhos saindo de casa para viver suas vidas é bastante conhecida como a síndrome do ninho vazio.

O que é Síndrome do Ninho Vazio?

São várias as pessoas que ouvem a frase “síndrome do ninho vazio” quando o fim do ensino médio ou até mesmo da faculdade se aproxima e seus filhos começam a trilhar os próprios caminhos.

Esse tipo de medo acaba despertando mistos de sentimentos, como:

  • Tristeza;
  • Alívio;
  • Excitação;
  • Ansiedade.
síndrome do ninho vazio
Síndrome do ninho vazio: quando os PAIS precisam aceitar a ida dos filhos. (Imagens: Unsplash)

Por outro lado, os pais se orgulham de presenciar os filhos saindo para o mundo como jovens adultos independentes.

Em consequência disso, como pai ou mãe madura, é importante não deixar de lado a preocupação e o bem-estar dos filhos, isso porque você ainda continuará sendo os pais, não é mesmo?

O lado bom desse tipo de medo é que você como pai ou mãe não está sozinho nessa experiência, existem muitos pais ao redor do mundo passando pelas mesmas coisas que você.

O que estou sentindo é síndrome do ninho vazio?

Embora não seja um diagnóstico médico comprovado cientificamente, esse fenômeno comum em que os pais experimentam tristeza e solidão quando os filhos saem de casa é bastante comum.

Muitos pais lamentam e sofrem ao perder um estilo de vida e relacionamento em casa que antes fazia parte de suas identidades e rotinas.

Se você é pai ou mãe e está sofrendo com a partida do seu filho, é importante saber identificar os sintomas desse tipo de síndrome e aprender a lidar de forma saudável a ausência dos filhos em casa.

NOMOFOBIA: o problema que o CELULAR vem trazendo e destruindo gerações

Quais são os sintomas da Síndrome do Ninho Vazio?

Esse tipo de síndrome se manifesta de forma diferente de pessoa para pessoa. Muitos pais não sabem como explicar o que está acontecendo ao vivenciar a saída dos filhos de casa.

síndrome do ninho vazio

Por isso, é fundamental saber identificar quando os sentimentos e emoções que está sentindo é de fato a Síndrome do Ninho Vazio. Veja a seguir alguns desses sintomas:

1 – Perder o propósito

Ser um pai ou uma mãe particularmente é um trabalho integral. Quando os pais não veem mais os filhos todos dos dias, essa situação pode deixar um vácuo enorme na rotina.

Essa mudança repentina de rotina, esse vazio ou até mesmo uma sensação de nada pode fazer com que os pais se sintam como se estivesse sem propósito de vida, sem expectativa do futuro.

2 – Medo da falta de controle

Quando um filho sai de casa, os pais não podem mais ficar e olho. Isso pode até parecer uma grande perda de controle para muitos pais e mães, acredite.

Quando encontrado em situação assim, muitos pais se sentem tentados a verificar a cada hora e querer saber cada movimento, mesmo o filho longe.

3 – Solidão

Após a partida dolorosa de um filho amado, muitos pais podem se sentir esmagadoramente sozinho, essa é a realidade de muitos.

A verdade é que chega a ser isolador acordar em uma casa pela manhã sem os filhos e perceber que eles não moram mais na casa que cresceram e foram criados.

4 – Sofrimento emocional

A síndrome do ninho vazio pode ser uma grande montanha-russa de emoções e sentimentos.

Em um minuto os pais estão  chorando ao ver uma fotografia de família e, no próximo, eles podem está imaginando sobre o que fazer com o novo espaço na casa. 

síndrome do ninho vazio

5 – Crises de ansiedade e preocupação

O esperado é que os pais confiem em seus filhos e tenham fé na capacidade de criar um futuro promisso, mesmo longe deles.

Quando um pai ou uma mãe se encontra com síndrome do ninho vazio, é fácil perceber que a mãe ou o pai, ou ambas as partes, passam por crises de ansiedade e passam noites acordados com preocupação.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

6 – Depressão

Isso mesmo, têm pais que ficam com depressão ao sentir falta dos filhos fora de casa. Na grande parte das vezes, os pais passarão cerca de dezoito anos cuidado e morando com o filho.

A verdade é que existem um profundo sentimento de tristeza que vem ao aprender a amar os filhos à distância.

COMO ESTUDAR: a técnica Feynman para aprender de verdade

Quanto tempo dura a Síndrome do Ninho Vazio?

Independente da situação em que um pai ou uma mãe se encontra, cada um terá uma experiência diferente da síndrome do ninho vazio.

Essa sensação de vazio pode durar apenas algumas semanas, por outro lado, pode durar por anos, isso mesmo, anos.

Os pais acabam experimentando os sintomas desse tipo de síndrome por alguns meses. Esses meses podem ser acontecer qualquer coisa e se tornar anos – isso vai depender de pessoa para pessoa.

A síndrome do ninho vazio pode ter início em resposta as emoções antecipadas que os filhos se mudam.

síndrome do ninho vazio

O fato é que está tudo bem se uma pai ou uma mãe demorar um pouco para superar essa mudança e se acostumar os mistos de sentimentos e emoções com a partida.

Sendo você pai ou mãe, é interessante saber que sua linha do tempo para processar esse misto de sentimento e se adaptar com a mudança o estilo de vida é normal entre vários pais que passam pela mesma situação.

Assim que possível, você como pai ou mãe que ama o filho, precisa apenas cuidar do bem-estar emocional dos dois. Um apoia o outro nessa nova jornada.

Você gostou de saber mais sobre a síndrome do ninho vazio e como os pais sofrem com a saída dos filhos de casa? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para ajudar um pai ou mãe com esse sentimento de partida.

Veja mais ›
Fechar