13 truques simples para aliviar o refluxo e a queimação bem rapidinho

Melhore o seu pós-refeição!

13 truques simples para aliviar o refluxo e a queimação bem rapidinho

Só porque a queimação e o refluxo é comum não significa que uma determinada pessoa tem que sofrer com isso. O fato é que existem muitos truques para aliviar esse incômodo de ter uma vida mais tranquila.

Se não for tratado corretamente, o refluxo ou a queimação frequente pode crescer para problemas de saúde mais graves, consequentemente, gerando doenças mais complicadas de tratar de forma caseira.

Foi pensando nisso que selecionamos alguns truques simples para aliviar o refluxo e a queimação mais rápido. Deixe sua vida ainda mais tranquila e sem incômodo e tenha muito pós-refeições em paz.

Te interessa?

13 truques para aliviar o refluxo e a queimação

O que muitas pessoas não sabem é que são várias as situações que podem gerar queimação e refluxo durante o dia após uma refeição

Veja a seguir o que você pode fazer para aliviar o refluxo e a queimação com alguns truques simples feitos em casa. Tenha consciência de que alguns hábitos podem ajudar com o alívio desse problema de saúde.

aliviar o refluxo
13 truques simples para aliviar o refluxo e a queimação bem rapidinho. (Imagens: Unsplash)

1 – Praticar exercícios de respiração

Uma pesquisa realizada em 2020 comprovou o efeito das atividades respiratórias em pessoas com refluxo e queimação pós-refeição e descobriu que reduziam os sintomas parando de fazer uma coisa: exercício físico depois de comer.

2 – Evitar vestir roupas apertadas

Uma forma pela qual você pode evitar colocar muita pressão na região da barriga é não usar roupas apertadas, esse tipo de roupa aumenta os sintomas de problemas após uma refeição.

Além disso, isso pode incluir roupas apertadas do dia a dia e itens projetados para moldar o corpo, inclusive a barriga. Quer aliviar ou até mesmo não ter refluxo após uma refeição, então não use roupas apertadas.

3 – Evitar certos tipos de exercícios físicos

O que muitas pessoas não sabem e continuam fazendo por falta de conhecimento é as atividades físicas após uma refeição grande.

Com isso, evitar certos tipos de exercícios físicos para ajudar o corpo no processo de digestão é fundamental para evitar o desenvolvimento do refluxo, como, por exemplo:

  • Abdominais;
  • Levantamento de pernas.

O aconselhável é não fazer qualquer tipo de atividade física após uma refeição grande. Como muitas pessoas gostam de se mexer para ajudar na digestão dos alimentos, a caminhada é mais aconselhável.

aliviar o refluxo

4 – Tomar chá de alcaçuz

São várias as pessoas que utilizam chá de alcaçuz para aliviar os sintomas da inflamação gástrica, queimação ou refluxo.

5 – Gerenciar melhor o peso corporal

Pessoas com refluxo estão se tornando cada vez mais crescente ao redor do mundo. Um dos grandes fatores subjacentes é a tendência do aumento da obesidade entre pessoas de várias idades.

6 – Parar de fumar

De acordo com um estudo realizado em 2016, existem muitas ligações entre o tabagismo e os sintomas da gastrite, refluxo e queimação pós-refeição.

No estudo, os cientistas examinaram o efeito de parar de fumar em pessoas com refluxo que já eram fumantes, descobrindo assim uma redução significativa dos sintomas.

7 – Sentar direito

O fato é que a gravidade auxilia no controle do refluxo, assim, mantendo uma postura ereta por várias horas após uma refeição.

Ter o hábito de sentar corretamente tem o poder de ajudar na prevenção da azia, queimação pós-refeição e refluxo.

Além disso, uma pessoa também deve evitar tirar cochilo após o almoço, isso porque a postura de uma pessoa e as atividades que ela realiza após uma refeição podem afetar a digestão.

aliviar o refluxo

8 – Elevar a cabeça ao dormir

Se os sinais de refluxo tendem a ocorrer quando você está dormindo, você deve tentar mudar sua posição de dormir para que o esôfago fique acima do estômago.

Muitas pessoas que esquecem de comer pouco e vão logo dormir têm esse problema de queimação, por isso, elevar a cabeça quando estiver dormindo pode ser uma forma de aliviar esse desconforto.

9 – Evitar exercícios físicos depois de comer

Para que esse tipo de coisa não interfira no seu conforto, é importante você não se envolver em nenhuma atividade física após uma refeição.

Realizar atividades físicas pode fazer com que os músculos abdominais se contraiam, assim, forçando a comida de volta ao esôfago, consequentemente, causando azia.

10 – Desenvolver o hábito de comer em pequenas porções

Uma forma de evitar o refluxo ou até mesmo aliviar a queimação é comer em pequenas porções, isso porque comer refeições menores ajuda no processo de digestão.

O problema das grandes refeições é que elas esvaziam lentamente do estômago, esse tipo de fenômeno coloca mais pressão no esfíncter esofágico inferior, consequentemente, podendo agravar os sintomas de refluxo e queimação.

Para evitar o aparecimento dos sintomas do refluxo, é muito importante você se alimentar em pratos menores com mais frequência, em vez de pratos maiores com menos frequência.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

11 – Ter refeições mais cedo

Mesmo fazendo pequenos lanches antes de dormir, esse tipo de comportamento pode causar sintomas como refluxo ácido durante a noite, você sabia disso?

Esse tipo de fenômeno ocorre em parte devido à mudança de postura que ocorre enquanto o seu corpo ainda está tentando digerir os alimentos.

aliviar o refluxo

Quando a pessoa come muito e vai dormir, esse é um grande erro que pode causar muito, muito refluxo.

Por isso, para evitar refluxo e queimação, você deve fazer a refeição principal na hora do almoço e desfrutar de uma refeição mais leve na hora do jantar e antes de dormir.

12 – Comer em ambientes descontraídos

Mas o que isso tem em comum com o alívio do refluxo? A verdade é que comer em ambientes descontraídos ajuda as pessoas no processo de digestão.

Ter refeição tranquila tem o poder de ajudar na digestão, por isso, uma pessoa deve se certificar de que está comendo em um ambiente o mais relaxado possível.

13 – Melhorar a forma como você se alimenta

É fundamental para sua saúde alimentar se concentrar em apenas comer durante as refeições.

Muitas pessoas não sabem, mas quem não se concentra na comida pode intervir na saúde, isso porque várias pessoas no momento da refeição ficam no celular ou assistindo televisão.

Com isso, é importante evitar se esforçar durante as refeições, mas sim apenas comer, ter um momento tranquilo na refeição. 

Por incrível que pareça, esse tipo de comportamento evita e até mesmo alivia os sintomas de queimação e refluxo durante o dia.

Você gostou de saber mais sobre os truques para aliviar o refluxo e a queimação mais rápido em casa? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para melhorar sua saúde.

Veja mais ›
Fechar