Unicef doa milhares de kits de higienes para refugiados em fronteiras brasileiras

Unicef doa milhares de kits de higienes para refugiados em fronteiras brasileiras

Uma ajuda bem mais que bem vinda!

publicidade

Desde o ano de 2015, que mais de cinco milhões de pessoas chegaram a deixar a Venezuela em busca de condições de vida melhores no Brasil. Com grande avanço do contágio do coronavírus nos últimos meses, muitas dessas pessoas acabaram ficando de mãos atadas em relação à proteção total.

Esses imigrantes passaram a ocupar vários lugares, em várias ruas da cidade de Boa Vista no estado de Roraima, em Manaus no Amazonas e em Belém do Pará. Reconhecendo a grande dificuldade que existe entre mulheres, mães e crianças para os custos essenciais, torna-se necessário ampliação em busca de ajudas.

Uma ação da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) foi encontrar formas de ajudar de forma direta, as pessoas mais necessitadas que não puderam voltar para o seu país, por causa das fronteiras que tiveram de ser fechadas por causa do Covid-19.

publicidade

Pensando principalmente em questões de segurança básica para prevenção do vírus, a Unicef reuniu diversas empresas, celebridades, organizações locais e voluntários, para poder levar uma forma simples de manter essas pessoas com o cuidado em relação a limpeza e higiene.

imigrantes-recebem-kits-da-unicef

São mais de 1,7 milhão de pessoas que estão em estado vulnerável e não possui condições financeiras de manter os quesitos básicos. Já sendo difícil para os imigrantes, como o isolamento social estabelecido então, as coisas agravaram ainda mais.

Então, nesta campanha, a Unicef criou alguns kits básicos de higiene para serem distribuídos em uma região localizada a próxima fronteira, que existe um grande concentração de pessoas.

publicidade

Uma jovem que está no Brasil há 5 anos chegou a comentar sobre os kits: “A maioria das pessoas aqui não tem dinheiro para comprar esses itens de higiene, como sabão e escova dental. Fazem muita falta!”

Esses pequenos kits são compostos por: escovas de dentes, creme dental, sabonete, shampoos, lâminas de barbear e absorventes higiênicos. Além deles, a Unicef também será responsável por implementar várias estruturas para garantir ainda mais a limpeza.

Nela serão implementadas algumas caixas d’água para armazenamento, onde as pessoas poderão de uma forma mais regular estar lavando as suas mãos e evitar qualquer tipo de contágio. 

imigrantes-recebem-kits-de-higiene-da-unicef

Regularmente, essas caixas d’água junto com outras cisternas estarão sendo alimentadas, para que seja disponibilizado água limpa para todos, em uma parceria feita com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, a ADRA.

publicidade

Isso tudo foi pensado no bem-estar de todas as crianças, mães que estão grávidas e outros que são migrantes e refugiados. De acordo com a própria Unicef essas pessoas estão sendo obrigadas em locais muito precárias, em ocupações informais e nas ruas.

Reconhecendo a grande dificuldade de manter esses locais, a Unicef estará montando todas as suas estruturas de lavagens de mãos e kits, pensando em beneficiar cerca de 2,5 mil pessoas.

Fonte: Unicef