Você sabia que essa área do Marketing é uma fraude? Não caia nessa!

Saiba como escapar dessa furada!

Você sabia que essa área do Marketing é uma fraude? Não caia nessa!
Você sabia que essa área do Marketing é uma fraude? Não caia nessa!

Com o crescimento das oportunidades de trabalho também se multiplicam proporcionalmente as fraudes dentro do mercado. Afinal, enquanto existem pessoas que querem fazer as coisas de forma honesta, também existem aqueles que apenas querem ganhar dinheiro de uma forma fácil e rápida.

Se você cair em uma dessas fraudes, pode ter certeza de que terá grandes prejuízos, que podem ir até mesmo muito além do que poderia imaginar.

No conteúdo de hoje nós vamos te mostrar uma área do “Marketing” que é uma verdadeira fraude e que você deveria passar muito longe. Preparado para descobrir mais sobre o assunto? Então continue acompanhando essa publicação!

Os falsos esquemas de Marketing Multinível

Vamos deixar uma coisa muito clara:

O Marketing Multinível é um negócio super honesto e que auxilia muitas pessoas a ganhar dinheiro ao redor do mundo. Aliás, essa é uma das formas mais fáceis e baratas de começar o seu próprio negócio.

marketing

Porém, o real problema está nas empresas que dizem trabalhar com o Marketing Multinível e acabam criando um outro negócio dentro dessa área, que é o negócio de pirâmides financeiras.

Com certeza você já ouviu falar no assunto, visto que nos útimos anos essas empresas acabaram ganhando relevância devido a descoberta dos golpes aplicados.

Um grande exemplo disso foi a TelexFree, acusada de praticar um dos maiores golpes de pirâmide no Brasil sob a alcunha de ser uma empresa de MMN.

Porém, para que você consiga entender melhor esse segmento que é uma fraude, iremos te explicar um pouco mais sobre ele:

Esquema de Ponzi ou Pirâmide Financeira

O esquema de Ponzi ganhou notoriedade através de Charles Ponzi, embora já fosse praticado em outros lugares com o mesmo formato.

Esse tipo de esquema costuma oferecer aos investidores um grande retorno em um período de tempo muito curto, constituindo uma promessa irreal de lucros.

A pirâmide financeira só pode funcionar em um curto prazo, dependendo do número de pessoas que entrarem no negócio. Contudo, ela sempre irá terminar em falência, sendo que a esmagadora maioria dos investidores irá perder todo o seu dinheiro.

Os esquemas Ponzi oferecem aos investidores grandes juros num curto período, e o sistema pode funcionar apenas a curto prazo, tudo dependendo da quantidade de novos investidores que integrem o negócio.

marketing

As características típicas da propaganda para recrutar novos investidores são:

  • Promessa de altos rendimentos a curto prazo.
  • Obtenção de rendimentos financeiros que não estão bem documentados.
  • É dirigido para públicos não bem esclarecidos ou que busquem ganhos fáceis;
  • É constituído por uma única empresa.
  • A venda de um produto não existe ou é algo secundário. O objetivo é alcançar novas pessoas.
  • Movimentação apenas de dinheiro.

Ela funciona da seguinte forma:

Um fundador começa a atrair membros que pagam para entrar no esquema de Ponzi e que por sua vez atraem novas pessoas e assim por diante.

Com a entrada de novas pessoas também começa a ser criado um fluxo de caixa, que é usado para remunerar as pessoas que estão atraindo novos parceiros, embora uma boa parte do capital fique retido com os “cabeças” da pirâmide.

No final, a entrada de novos membros inevitavelmente começa a ficar mais lenta, o que faz a pirâmide quebrar. Além disso, processos judiciais também costumam levar essas empresas a falência.

Qual a diferença entre Marketing Multinível e uma Pirâmide Financeira?

O Marketing Multinível é muito parecido com uma Pirâmide Financeira e vice-versa, o que acaba fazendo com que eles se confundam, principalmente porque o esquema de Ponzi foi criado com essa intenção.

marketing

Mas nós reforçamos aqui que o MMN é algo totalmente legalizado. Sendo assim, como saber a diferença entre eles?

Veja o que você precisa saber para conseguir fazer essa diferenciação:

O Marketing Multinível possui foco no produto

Uma empresa de Marketing Multinível possui foco no produto que está comercializando. Exemplos disso são:

  • Hinode;
  • Polishop;
  • Herbalife;
  • Amway;
  • Entre outras.

Todas elas possuem produtos de muita qualidade e dedicam suas energias para conseguir fazer com que esses produtos sejam cada vez mais comercializados.

A maior parte do faturamento de uma empresa de Marketing Multinível vem da venda de produtos

Isso não é uma regra disposta em itens jurídicos, mas informalmente costuma-se analisar a porcentagem de faturamento de uma empresa de MMN para definir sua legalidade ou não.

Se menos de 70% do faturamento da empresa for proveniente da venda de produtos, provavelmente existe algo errado com esse negócio.

Caso a maior parte ou mesmo uma parte significativa venha apenas da entrada de novos membros, fica mais do que claro que os resultados obtidos pela empresa não estão ligados com a venda de produtos, mas sim com a “aquisição” de novos parceiros.

As pirâmides possuem promessas de ganhos exorbitantes sem trabalho

Não há nenhum problema em ganhar muito dinheiro rápido ou enriquecer em pouco tempo. Isso é realmente algo possível. Mas isso só é possível por intermédio do trabalho. Apenas o trabalho enriquece.

Se a empresa está lhe oferecendo uma oportunidade de ganhar muito dinheiro de forma rápida e fácil sem precisar fazer praticamente nada, bem… tem algo muito errado nessa história.

marketing

Não confie em empresas que lhe oferecem oportunidades irreais, que para se concretizarem precisam apenas de um singelo investimento da sua parte. Tudo isso é irreal e deve ser evitado a todo custo!

Como evitar cair em pirâmides financeiras?

Se você levar em conta tudo o que foi dito aqui já estará muito bem fundamentado para evitar cair em golpes de pirâmide financeiras que se passam por Marketing Multinível.

Entretanto, existem algumas outras dicas que nós podemos dar:

  • Estude sobre a empresa e tente entender o seu modelo de negócios;
  • Veja como os funcionários dessa empresa ganham dinheiro;
  • Descubra a quanto tempo essa empresa está no mercado;
  • Veja se ela é certificada pela ABEVD;
  • Estude os possíveis ganhos e veja se eles são compatíveis com o mercado.

Fazendo isso você já terá uma visão muito clara a respeito desse negócio e assim poderá evitar essa fraude com mais facilidade, sem precisar colocar em risco seu capital, sua reputação e principalmente sua segurança em jogo!

publicidade