CUIDADO! A solidão pode ser uma das maiores fontes de estresse na sua vida

Seja uma pessoa menos interessante tratando a solidão!

CUIDADO! A solidão pode ser uma das maiores fontes de estresse na sua vida

Você sabia que o estresse está extremamente ligado aos sintomas de depressão? Uma pesquisa realizada em Harvard confirmou que a solidão é uma das fontes do estresse.

Além disso, você já sofreu algum tipo de estresse a ponto de prejudicar o seu dia? Você tem estado apresentando sintomas alterados de comportamento e não sabe bem o porquê?

É importante você avaliar seu estado de saúde físico e mental para saber se essas suas crises de estresse não seja sinal de solidão.

Te interessa?

Um fato bastante interessante é que a solidão é um dos problemas de saúde que se passa despercebido pela sociedade.

A solidão é a fonte de estresse?

Por mais que seja surpresa esse tipo de afirmação, mesmo com o mundo conectado a falta de contato humano tornou-se uma tendência global.

Se você ou alguma pessoa que conhece sofre de solidão, é importante você entender que esse tipo de estado emocional pode interferir diretamente na sua qualidade de vida e bem-estar mental.

solidão é a fonte de estresse
CUIDADO! A solidão pode ser uma das maiores fontes de estresse na sua vida. (Imagens: Unsplash)

O psiquiatra da Universidade de Harvard chamado Robert Waldinger descobriu a solidão é uma fonte de estresse e que o ser humano não foi feito para viver sozinho.

Quando uma pessoa fica sozinho por muito tempo, os níveis de estresse do corpo acabam aumentando, gerando assim uma resposta de medo, fuga e luta.

A verdade é que esse tipo de comportamento pode até mesmo provocar:

  • Aceleração da frequência cardíaca;
  • Apressão arterial alta;
  • Inflamação no organismo.

Além disso, o psiquiatra Robert Waldinger revelou ainda que existem uma fórmula para encontrar a felicidade: fazer atividades que melhoram a saúde mental. Veja a seguir algumas delas:

  • Ter conexão com outras pessoas;
  • Ter sendo de propósito;
  • Não abusar no álcool e drogas;
  • Fazer atividade física diariamente;
  • Comer bem todos os dias;
  • Cuidar da saúde do corpo.

Você pode aprender com esse estudo publicado em Harvard que para ter uma vida feliz e saudável só basta cuidar de si mesmo.

solidão é a fonte de estresse

Quais os riscos da solidão para a saúde?

A solidão não afeta só o estado emocional e sentimental de uma pessoa, mas também mexe no campo da saúde física, incluindo até mesmo agravamento de alguns sintomas.

Existem vários riscos para a saúde ligadas à solidão e comportamentos antissociais. O que muitas pessoas ainda não entendem é que a solidão tem uma grande variedade de efeitos negativos.

Esses efeitos negativos podem afetar a saúde do corpo e mental, como também pode causar:

  • Mal tomada de decisão na vida;
  • Crescimento dos níveis de estresse;
  • Tendências suicidas e depressão;
  • Redução da memória e aprendizado;
  • Doenças no coração;
  • Comportamento antissocial;
  • Abuso de drogas e álcool;
  • Alteração na função cerebral;
  • Doença de Alzheimer.

Você precisa conscientizar as pessoas de que a sensação de estar sozinho não é uma coisa boa, de que a solidão deve ser evitada com mais interação com outras pessoas e autocuidado.

solidão é a fonte de estresse

Evite o estresse causada pela solidão tendo boas relações

As crises de estresse causadas pela solidão e afastamento da sociedade pode ser evitada para preservar melhor sua saúde.

O que muitas pessoas não entendem é que a interação social é um dos melhores remédios para eliminar a sensação de estar sozinho no mundo.

A conexão com outras pessoas pode meio de convenções sociais fará com que você se sinta uma pessoa mais próxima até de si mesmo.

Com certeza deve ter alguém em sua vida que pode ajudar nessa questão de solidão e auxiliar na eliminação de sensações de desamparo e estresse.

Você só precisa evitar certas situações que podem aumentar os seus níveis de estresse. Se caso esse comportamento se tornar impossível de evitar em determinadas ocasiões, você pode:

  • Conversar com uma pessoa para se distrair;
  • Caminhar um pouco para limpar a mente de pensamentos ruins;
  • Fazer algum tipo de atividade terapêutica.

Fazendo isso, você se tornará uma pessoa produtiva e sociável independente da situação apresenta a você.

solidão é a fonte de estresse

Fortalecer seus laços de amizade

Você mantém saudável a sua relação de companheirismo com os seus amigos? Cultivar um bom relacionamento com seus amigos é uma excelente ferramenta comportamental para lhe ajudar a se livrar da solidão.

Já parou para pensar porque você não entra em contato com um amigo quando está com algum problema? Você pode muito bem evitar esses sentimentos de estar sozinho com apenas uma ligação.

Até mesmo membro familiar pode ser o seu refúgio nos momentos de solidão e tristeza profunda no coração. Você precisa estar em contato e aquecer seu coração com a interação com outros amigos através de conversas.

Com certeza você será uma pessoa menos estressante durante o dia se você desenvolver um bom relacionamento com os amigos e membros familiares.

Você tem cuidado de sua saúde? 

Você já parou para pensar como anda o seu autocuidado e sua qualidade de vida vindo da sua perspectiva? 

Apesar do profissional de saúde fazer a parte em diagnosticar e recomendar algum tipo de tratamento você deve fazer sua parte também.

Por isso, quando você estiver se sentindo um pouco solitário é importante você se certificar de que está fazendo o possível para se cuidar.

solidão é a fonte de estresse

Não existe outra maneira de prevenir doenças mentais e até mesmo sofrer as consequências da solidão sem tomar cuidado e prevenir contra esse tipo de problema.

Cuidar de si mesmo é sempre uma ótima oportunidade para você conhecer a si mesmo, especialmente quando você está sofrendo dos sintomas de solidão e tristeza.

Cuidar de si mesmo é:

  • Tenha uma boa alimentação saudável e balanceada;
  • Cultivar uma boa qualidade de sono durante a noite;
  • Praticar algum tipo de atividade física para exercitar o corpo;
  • Ter um hábito saudável para tranquilizar a mente durante o dia;
  • Fortalecer os laços de companheirismo com outras pessoas para não se sentir só.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

O que muitas pessoas não sabem é que até os alimentos nutritivos e fazer exercício ajudam a aliviar os sintomas de solidão a curto e longo prazo.

Você pode participar de um grupo de leitura ou algum clube de esporte para não se sentir sozinho e evitar que a solidão conduza você se tornar uma pessoa estressante.

Você gostou de saber mais sobre a solidão e o estresse e como isso pode afetar sua qualidade de vida? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas excelentes informações.

Veja mais ›
Fechar