CUIDADO! Essa dieta pode destruir os efeitos de antibióticos no seu organismo

O excesso de fibra no organismo pode ser um risco para a saúde!

CUIDADO! Essa dieta pode destruir os efeitos de antibióticos no seu organismo

Você sabia que é possível danificar o funcionamento do seu organismo seguindo determinadas dietas exageradamente?

A verdade é que uma dieta rica em fibras quando aplicada exageradamente pode danificar o funcionamento correto do seu corpo.

Uma dieta baseada em fibras está extremamente ligada a resistência antibiótica, assim, diminuindo os micróbios intestinais, consequentemente acabando com os efeitos antibióticos no organismo.

Te interessa?

É por causa desses efeitos colaterais que é bastante recomendado seguir uma dieta balanceada e com uma diversidade de alimentos saudáveis para que o seu corpo funcione adequadamente com as mudanças.

dieta
CUIDADO! Essa dieta pode destruir os efeitos de antibióticos no seu organismo. (Imagens: Unsplash)

Você precisa entender que pessoas saudáveis que consomem uma dieta diversificada de fibra diariamente tem uma diminuição dos micróbios resistentes a antibióticos no organismo.

Qual o perigo em seguir uma dieta apenas de fibras?

É importante você entender que o excesso de fibra pode acabar com os efeitos antibióticos no organismo.

Porque muitas pessoas não sabem é que hoje me cobres tem resistência a vários tipos de antibióticos usados para fins medicinais.

Alguns antibióticos são fontes significativas de risco para o organismo humano, isso com a expectativa aumentando em relação à difusão do problema da resistência microbiana nas pessoas ao redor do mundo, são eles:

  • Aminoglicosídeos;
  • Tetraciclina.

Você precisa entender que esse tipo de resistência antimicrobiana do organismo humano é baseado na microbiana intestinal.

dieta

Isso porque os micróbios são bastante conhecidos por levar estratégias geneticamente estruturadas para viverem ao contato com antibióticos que várias pessoas acabam consumindo.

A ciência já comprovou por estudos que consumir diariamente uma dieta com níveis bastante altos de fibra e níveis mais baixos de proteína está extremamente associado a níveis mais baixos de genes de resistência antimicrobiana, entre eles os micróbios intestinais.

Quais os sintomas do excesso de fibra do organismo?

Além de quebrar todos os efeitos de antibióticos no organismo, uma dieta baseada apenas em fibras pode causar vários outros tipos de problemas de saúde.

Você precisa entender que a ingestão diária recomendada pelos médicos de fibra é de 25g para as mulheres e de 38g para os homens.

Apesar de vários especialistas estimam que 95% da população mundial não ingere tanta fibra assim, é importante conscientizar as pessoas em relação ao mau uso da dieta baseada em fibras.

dieta

São várias as pessoas que têm um pé atrás em relação à ingestão recomendada de fibra por causa da facilidade em ganhar peso.

O fato é que o ser humano consegue consumir muita fibra, especialmente se a pessoa quer aumentar sua ingestão de fibras mais rapidamente.

A consequência disso é que muita fibra no organismo além de quebrar os efeitos de antibióticos esse tipo de categoria de alimento pode causar diversas complicações de saúde, como:

  • Fezes moles ou diarreia;
  • Prisão de ventre e flatulência;
  • Ganho de peso temporário;
  • Inchaço e dor abdominal.

Muitos profissionais de saúde recomendam não seguir uma dieta apenas baseada em fibras, pois o excesso desse tipo de elemento no organismo pode bloquear o intestino e até mesmo desenvolver a doença de Crohn.

Por isso, se você deseja seguir uma dieta independente do seu objetivo, é importante você consultar um médico profissional ou até mesmo nutricionista especializado no que você deseja para não correr riscos e efeitos colaterais.

Seguir uma dieta só de fibras pode afetar a digestão?

É por esses e outros motivos que muitos nutricionistas recomendam que seus pacientes tenham uma consulta para entender o funcionamento do corpo para depois preparar uma dieta saudável e balanceada.

Uma pessoa que segue uma dieta para emagrecimento apenas com base em fibras põe em risco os efeitos antibióticos que consomem.

Você precisa entender que se você segue uma dieta rica em fibras, esse tipo de comportamento está botando em risco os efeitos antibióticos no seu organismo.

dieta

Por existir dois tipos principais de fibras que você deve se atentar cada uma delas tem um papel a desempenhar no seu processo de digestão. São elas:

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

1 – Fibra insolúvel

Esse tipo de fibra acaba ajudando as pessoas em relação ao volume das fezes, assim auxiliando a comida passar mais fácil pelo estômago e consequentemente passando para o intestino sem nenhum problema.

Você precisa entender também que a fibra solúvel auxilia no equilíbrio do pH no intestino, consequentemente prevenindo a diverticulite, um tipo de inflamação no intestino que pode ocasionar câncer de cólon.

2 – Fibra solúvel

Já esse tipo de fibra tem o poder de atrair a água e formar uma gelatinosa substância com os alimentos de forma que são digeridos sem prejudicar os efeitos de antibióticos no organismo.

Você precisa entender que a dieta que contém a fibra não é um perigo, o risco está apenas em consumir só as fibras de forma exagerada sentimos que livre de nutrientes e vitaminas.

As fibras têm um papel fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo.

Um exemplo disso é a fibra solúvel, pois ela tem o poder de atrasar a digestão e auxiliar a pessoa a se sentir mais satisfeita com facilidade.

Isso é um ótimo benefício para quem quer perder peso e está seguindo uma restrição alimentar mais controlada durante o dia.

dieta

Além de ajudar no controle de peso, esse tipo de fibra quando consumida com moderação e segurança tem um poder de reduzir o risco de doenças no coração além de regular os níveis de açúcar no sangue e o colesterol.

E as fibras fermentáveis no organismo?

É importante ressaltar que as fibras fermentadas podem ser caracterizadas de ambas as categorias, tanto fibra solúvel quanto insolúvel – apesar de as fibras solúveis serem fermentadas mais frequentemente.

Você precisa entender que esses tipos de fibras fermentadas por bactérias tem o poder de auxiliar no crescimento das bactérias no cólon, o que acaba ajudando na digestão diariamente dos alimentos.

Além disso, as fibras quando consumidas de forma segura e moderada têm um papel fundamental na saúde dos seres humanos.

Você gostou de saber mais sobre a dieta rica em fibra e como esse tipo de restrição alimentar aplicada incorretamente pode danificar o seu organismo?

Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas excelentes informações sobre o bom funcionamento do seu organismo.

Veja mais ›
Fechar