SENSACIONAL: é isso que acontece com uma CRIANÇA quando você brinca com ela!

Entenda qual a importância de brincar com as crianças!

SENSACIONAL: é isso que acontece com uma CRIANÇA quando você brinca com ela!
SENSACIONAL: é isso que acontece com uma CRIANÇA quando você brinca com ela!

A cada minuto que uma criança brinca, ela cria cenários, personagens e várias situações imaginárias em suas brincadeiras.

No meio do faz de conta das crianças quando elas estão brincando, é possível escutá-las repetindo situações pelas quais nós adultos passamos juntos delas ou que é rotina da família todos os dias.

Com isso, conseguimos perceber que o nome da boneca da criança é o mesmo da coleguinha da escola e montar situações de conflitos com outras bonecas para tentar resolver.

Por isso, além de ser divertido e muito prazeroso para as crianças, brincar é um recurso para elas entenderem o mundo que as cercam e o que está acontecendo ao redor, assim, permitindo que elas elaborem traumas, frustrações e conflitos.

brincar-crianças

A importância de brincar na infância

É muito importante que os pais entendam que a brincadeira permite que as crianças descubram o seu verdadeiro eu, e que através de brincadeiras as crianças aprendem a lidar com conflitos e desafios.

Além disso, é na hora da brincadeira que uma criança pode aprender a ser mais criativa e utilizar sua personalidade livremente.

O ato de brincar para as crianças funciona não só como uma maneira de resolver problemas, mas sim ajudá-las a construir a personalidade e identidade, assim como fazer com que as crianças percebam que podem ser elas mesmas.

Quais os benefícios em brincar com as crianças?

Brincar na infância constitui um direito legítimo da criança, porque ela representa um aspecto muito importante e decisivo no desenvolvimento físico, mental e social da criança.

Esse assunto ajuda a entender as vantagens e benefícios de brincar com as crianças, pois as brincadeiras devem fazer parte integral da educação das crianças em fase de desenvolvimento.

brincar-crianças

Brincar é um fenômeno universal, é um direito das crianças de todas as idades. Confira a seguir algumas vantagens e benefícios de você brincar com as crianças.

1 – Momentos educativos

Brincar ajuda as crianças a desenvolverem as habilidades que são as base e que são fundamentais no aprendizado, como na leitura, na escrita ou até mesmo no raciocínio matemático.

2 – Habilidades sociais

Os momentos de brincadeiras com as crianças oferecem uma grande oportunidade de socialização com os pares da mesma faixa de idade.

3 – Desenvolvimento cognitivo

As brincadeiras ajudam e encorajam as crianças a categorizar e a resolver coisas, como também a aprender e imaginar situações.

4 – Momentos terapêuticos

Os vários tipos de brincadeiras permitem que as crianças se expressem sobre os aspectos ruins dos seus dias, como fatores traumáticos, dilemas e conflitos de família.

brincar-crianças

As vantagens de brincar com as criança ao ar livre

As crianças vivem em uma época de horários apertados, onde as expectativas em relação ao seu desempenho e crescimento são grandes.

Nós adultos, deveríamos nos assegurar de dar para as crianças tempo e espaço necessários para elas descobrirem as alegrias e as vantagens de brincar ao ar livre.

A facilidade que as crianças têm nos dias de hoje, em manusear o tempo todo dispositivos eletrônicos, traz a sensação de prazer e novidade.

É por causa dessas situações que as crianças preferem ficar conectadas com seus dispositivos eletrônicos ao brincar.

Além disso, a internet com suas várias oportunidades também se apresenta como uma grande inimiga das atividades ao ar livre.

A importância de brincar ao ar livre

Confira a seguir uma lista com alguns benefícios em chamar as crianças para brincarem ao ar livre, inventar e jogar jogos educativos com o contato da natureza.

brincar-crianças

1 – Desenvolver o lado emocional da criança

Brincar ao ar livre proporciona para as crianças a formação integral, que inclui desde aspectos intelectuais, como também, emocionais, físicos e sociais.

2 – Conhecer o mundo

É através das brincadeiras ao ar livre que as crianças conhecem as primeiras representações do mundo em que elas vivem. Por isso, é muito importante os adultos respeitar e incentivar as brincadeiras ao ar livre.

3 – Estímulo do autocontrole

Só o simples fato de ir brincar com as crianças ao ar livre estimula o autocontrole delas como também a percepção dos próprios limites e dificuldades. Por isso, elas são atraídas por fazer coisas que nunca fizeram antes.

4 – O incentivo das escolas

São várias as escolas que estão reduzindo o tempo do recreio. Com isso, as crianças têm menos tempo para brincar ao ar livre e interagir umas com as outras de maneira espontânea e natural.

5 – É direito garantida por lei

No Brasil, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) garante que as crianças têm o direito de expressar os seus pensamentos, de interagir e se comunicar por meio de brincadeiras. Resumindo, as crianças têm o direito de brincar, mesmo que alguns adultos impeça isso.

brincar-crianças

Conheça algumas brincadeiras e seus benefícios

Confira a seguir uma lista de brincadeiras que você pode brincar com as crianças ao ar livre, conheça também a importância e as vantagens de desenvolver essas habilidades nas crianças.

1 – Amarelinha

Esse tipo de brincadeira atua no desenvolvimento das noções espaciais das crianças, como também auxilia diretamente na organização do esquema corporal.

2 – Pique-Pega

Já esse tipo de brincadeira ao ar livre desenvolve a agilidade e a velocidade, com também as noções de espaços.

3 – Pular corda

Essa brincadeira é bem simples e comum, mas ela trabalha a noção rítmica e a habilidade da antecipação das crianças.

4 – Queimado

Quem nunca brincou de queimado, não é mesmo? Esse tipo de brincadeira desenvolve a agilidade, o trabalho em equipe e o pensamento rápido das crianças, além disso, aguça a mira e trabalha também os membros.

brincar-crianças

5 – Vivo ou Morto

Essa brincadeira tão famosa treina a observação, o sendo de atenção e a agilidade das crianças. Trabalha também a percepção auditiva e o reflexo rápido.

6 – Andar de Patins

Esse tipo de brincadeira trabalha tanto o equilíbrio e a atenção quanto a coordenação motora das crianças. Trabalha também o fortalecimento dos membros inferiores.

7 – Cabo de Guerra

São vários os benefícios do Cabo de Guerra, além disso, é um tipo de brincadeira, ou atividade física, prática até mesmo nos quartéis, pois é uma junção de trabalho em equipe e força.

Essa brincadeira treina a musculatura dos membros superiores das crianças, assim como também estimula o trabalho em conjunto com outras crianças.

publicidade