É isso que acontece quando você tira uma PAUSA para o almoço

Entenda como as pausas no trabalho para almoçar pode melhorar sua produtividade!

É isso que acontece quando você tira uma PAUSA para o almoço
É isso que acontece quando você tira uma PAUSA para o almoço

Você tem o costume de respeitar o horário de almoço? A verdade é que apenas 1 em cada 3 trabalhadores realmente se afasta seu local de trabalho para almoçar. 

Muitos funcionários pulam o horário de almoço completamente ou comem em sua mesa enquanto trabalha. 

Considerando essas informações, amarrar-se a uma mesa de trabalho ou devorar o almoço em .seu cubículo não é uma receita para o sucesso e sim uma receita para o desastre. 

Te interessa?

Por isso, se você não fazer pausas adequadas no trabalho para almoçar, sua produtividade, .bem-estar físico e mental, bem como o desempenho geral no trabalho começarão a ser prejudicados. 

Por que tirar uma pausa para o almoço?

Esqueça a ideia de que estar muito ocupado para fazer uma pausa para o almoço no horário adequado, você não pode negligenciar o descanso.

Em relação a esse assunto, vários estudos mostram que fazer uma pausa para almoçar permite que a mente descanse, .recarregue e retome o foco, o que pode melhorar diretamente a produtividade pelo resto do dia na empresa. 

pausa-almoço-trabalho

Portanto, reservar um tempo durante o dia no trabalho, mesmo se você decidir fazer várias .pausas curtas, isso dá ao seu cérebro a oportunidade de se recuperar de trabalhos mais pesados.

Não fazer uma pausa para o almoço pode deixar o trabalhador mais cansado e estressado, menos concentrado e com pior humor no final do dia. Você não quer isso, quer?

Os 100 alimentos mais nutritivos do mundo, segundo a ciência

Qual a importância da pausa para o almoço?

Se você ainda tem dúvidas se as pausas para o almoço são benefícios ou não, é importante .você entender em que área de sua vida pode ser melhorada com esse hábito.

Foi pensando nisso que selecionamos alguns benefícios importantes em separar um horário do dia para almoçar. Veja a seguir!

1 – Recarregar a capacidade do cérebro para trabalhar mais

Respeitar o horário de almoço no seu trabalho, você estará dando a seu cérebro tempo para descansar e recarregar as energias.

Além disso, parar para se alimentar ajudará suas habilidades de enfrentamento e aumentar sua disposição, assim .como sua inteligência emocional, habilidades de tomada de decisão, memória e foco.

2 – Melhorar a saúde física e mental

Afastando-se do trabalho para nutrir o corpo com uma comida gostosa, você melhorará a digestão, afetará a pressão arterial e melhorará o sono.

Se todos os dias você respeitar o horário de almoço no trabalho para recarregar suas energias, você melhorará sua saúde mental e física.

pausa-almoço-trabalho

3 – Gerenciar os estresses e ansiedades no trabalho

É impossível para qualquer pessoa trabalhar todos os minutos de todos os dias sem, eventualmente, se esgotar. Fazer pausas tem um grande impacto em sua capacidade de lidar com o estresse do trabalho e da vida. 

4 – Aumentar os níveis de energia no período da tarde

Se você sentir aquela queda de energia entre duas e três da tarde, cuidado! Isso porque fazer uma pausa para o almoço pode fazer uma grande diferença no seu dia a dia no trabalho.

É respeitando o horário do seu corpo se alimentar e repor as energias que você aumentar os seus níveis de energia no período da tarde. Fazendo isso, o seu rendimento no trabalho será significativo.

9 pequenos HÁBITOS que de te trarão energia e PRODUTIVIDADE diariamente

5 – Momento de descontração e diversão com os colegas de trabalho

A verdade é que os intervalos para o almoço na empresa em que trabalha tornará o seu dia mais agradável. Isso porque é nesse momento que você pode conversar mais com os seus colegas e descontrair.

Quando uma pessoa profissional gosta de sabe respeitar o seu trabalho, o horário de almoço resulta em um ambiente de trabalho mais feliz e produtivo. Aproveite cada minutos.

pausa-almoço-trabalho

Como aproveitar a pausa do almoço?

Você precisa aproveitar ao máximo esse momento de descanso do corpo e da mente. Entenda como o seu organismo se comporta e aprenda a aproveitar ao máximo cada segundo.

Confira a seguir ótimas dicas de como você pode aproveitar a máximo o seu horário de almoço no trabalho e ter mais rendimento nas suas atividades diárias.

1 – Parar por alguns minutos é melhor que nada

Mesmo que você só possa parar para almoçar por dez minutos, pare, pois, alguns minutos de descanso é melhor que nada. Essa é a verdade.

Se uma pessoa não faz uma pausa adequada para o almoço no trabalho há algum tempo, ela começa fazendo uma pausa por semana durante algumas semanas e veja como ela se sente. 

Por isso, quando você estiver confortável com o fato de que ainda está em dia com seu trabalho, adicione alguns minutos para o seu descanso e almoço.

Esse é o grande SEGREDO de ser produtivo no home office

2 – Receber luz natural

É muito importante para a sua saúde você entrar em contato com a luz natural para trazer benefícios físicos e mentais perceptíveis para o seu corpo. 

A luz do Sol desempenha um papel fundamental na liberação de melatonina, que controla o ciclo diurno-noturno diário chamado de ritmo circadiano. 

pausa-almoço-trabalho

Quando isso funciona bem para o seu dia a dia no trabalho, você terá mais energia durante o dia e podendo assim dormir melhor à noite.

3 – Definir um alarme

Para começar, coloque um compromisso recorrente em seu calendário para que o tempo de recarga de energia seja agendado e você não trabalhe nele acidentalmente. Assim, você respeitará melhor a pausa para o almoço.

4 – Fazer uma desintoxicação digital

Quando você for almoçar, deixe seu telefone carregando no escritório para que você possa recarregar seu cérebro e não se distrair demais do seu descanso.

Além disso, não use o tempo precioso de almoço para acompanhar seu feed de mídia social. Enquanto almoça, dê ao seu cérebro uma pausa de todos os estímulos para colher os frutos da tarde.

5 – Ter mais contato com as pessoas do seu trabalho

No horário do almoço, encontre um amigo ou coma em grupo. Isso porque ouvir, aprender e rir com seus colegas em um ambiente casual incentiva melhores relações de trabalho. Experimente!

Você gostou de saber mais como as pausas para o almoço pode ser benéfico para a sua saúde mental e do corpo? Aproveite que você aprendeu sobre como aproveitar melhor o horário do almoço e compartilhe com os seus amigos e familiares.

Ajude alguém que está sem produtividade e energia no trabalho e mostre a ele como a pausa do almoço pode ser uma grande ferramenta de produtividade e descanso no trabalho.

Veja mais ›
Fechar