7 efeitos positivos que o amor sempre acaba trazendo ao seu corpo

Apaixone-se e o seu corpo irá agradecer.

7 efeitos positivos que o amor sempre acaba trazendo ao seu corpo
7 efeitos positivos que o amor sempre acaba trazendo ao seu corpo

Todo mundo sabe que o amor faz com que a gente se sinta bem. Estarmos ao lado de pessoas que amamos sempre acaba sendo o ápice de nossos dias.

Quando estamos vivendo dores, elas podem ser amenizadas. Viver por alguém pode nos motivar. Ouvir quem amamos pode nos mudar.

Enfim, os benefícios de poder amar uma pessoa é mesmo infindável. Digamos que o amor por si só é uma das coisas que mais impactam o mundo inteiro sozinho.

Te interessa?

Entende o que queremos dizer, não é mesmo? Mas você sabia que isso vai além de sentimentos? Que existe uma ciência real por trás disso?

Confira alguns dos efeitos mais incríveis e cientificamente comprovados que o amor tem em sua mente e corpo!

7 efeitos positivos que o amor sempre acaba trazendo ao seu corpo
7 efeitos positivos que o amor sempre acaba trazendo ao seu corpo (Imagens: Unsplash)

1. O amor é uma forma natural de amenizar a dor

Todos sabemos o quão gostoso é abraçar e ser abraçado.

No entanto, alguns estudos mostraram que a oxitocina (química no cérebro que cria a sensação de calma e proximidade), liberada duranta um abraço de 10 a 20 segundos, pode efetivamente amenizar a dor, especialmente dores de cabeça.

Além disso, apenas olhar para uma fotografia de seu amor aumenta sua resistência e reduz a dor (em 40% para casos moderados e 15% para casos graves).

Nosso cérebro associa a imagem de nosso parceiro a uma distração agradável que torna qualquer tipo de dor mais suportável, atuando como analgésico.

De uma perspectiva diferente, os cientistas também provaram que a estimulação sexual e especialmente os orgasmos também fazem um ótimo trabalho para bloquear a dor.

Isto é especialmente eficaz para dor nas costas crônica, sintomas de artrite e cãibras.

2. O amor cuida do seu coração

Estudos mostram que o amor diminui sua freqüência cardíaca para metade. Isso é ainda mais eficaz em situações estressantes e reduz o risco de doenças cardíacas a longo prazo.

Além disso, a oxitocina – conhecida como hormônio do amor e considerada uma das moléculas mais surpreendentes do mundo – diminui o estresse, diminui a pressão arterial, reduz a ansiedade regular e social, aumenta a auto-estima e ajuda-nos a evitar e combater a depressão.

7 efeitos positivos que o amor sempre acaba trazendo ao seu corpo

3. O amor ajuda seu corpo a combater doenças

Gestos relacionados ao amor, desde dar as mãos até fazer sexo, aumentam a produção de endorfinas que, por sua vez, fortalecem o nosso sistema imunológico.

Da mesma forma, pessoas doentes que se sentem amadas têm uma resposta muito melhor ao tratamento e uma motivação mais forte para lutar contra doenças.

4. O amor trata a insônia

Os hormônios de amor (oxitocina e endorfinas) inibem a liberação de cortisol, que é o hormônio responsável pelo estresse e, dessa forma, promovem um melhor descanso.

Além disso, a “reconfiguração hormonal” da criação de amor é cientificamente comprovada como um dos tratamentos mais eficientes para a boa noite de sono.

5. O amor diminui a probabilidade de dependência e reduz os sintomas de abstinência

Opiáceos, cocaína, nicotina, álcool são tão viciantes porque afetam os níveis de dopamina em nossos corpos. A dopamina é o hormônio responsável por uma súbita onda de prazer e efeitos eufóricos.

7 efeitos positivos que o amor sempre acaba trazendo ao seu corpo

A paixão funciona da mesma maneira. No entanto, além de dopamina, também melhora a liberação de testosterona e oxitocina, que constituem a melhor combinação para evitar e combater o vício.

Em outras palavras, estar apaixonado preenche sua vida com o prazer e êxtase que você precisa.

Ao mesmo tempo, sentir-se amado quando luta contra o vício, literalmente o ajuda a lidar com os sintomas de abstinência e reduz suas ânsias.

6. O amor promove a longevidade

Pesquisas mostram que as pessoas em relacionamentos significativos, especialmente no casamento, se sentem mais saudáveis e se beneficiam de um estilo de vida sólido (incluindo escolhas alimentares, refeições regulares, melhor descanso, menos estresse, etc.).

Estar em um relacionamento também ajuda as pessoas a se prevenirem e as torna mais propensas a melhorares as condições físicas mais rapidamente.

Isso basicamente provou que pessoas apaixonadas que vivem um relacionamento comprometido tendem a viver mais tempo.

7. O amor é uma terapia

As pessoas recorrem à terapia por muitas razões, mas na maioria das vezes é porque querem ser ouvidas e compreendidas.

7 efeitos positivos que o amor sempre acaba trazendo ao seu corpo

De todos os especialistas do mundo, a pessoa mais apta e disponível para lhe oferecer uma “terapia” eficiente é quem você ama.

As pessoas que você ama são, mental e fisiologicamente, o principal “remédio” do qual você precisa para lidar com suas fobias, depressão, ansiedade social e condições físicas.

Amor e relacionamentos significativos não aparecem por acaso.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Nós escolhemos amar, melhorar nossos relacionamentos, comportar-se de forma diferente e, finalmente, escolhemos ser felizes e ficarmos saudáveis.

Com isso em mente, abra seu coração e mostre seu amor, porque essa é a maneira mais eficiente de obter mais saúde.

***

O amor é realmente incrível, né? Compartilhe esse conteúdo com todas as pessoas que você ama e mostre-as como é bom amá-las!

Veja mais ›
Fechar