Escolher uma agência ou viajar sozinho? Esses são os prós e contra de cada escolha

Vantagens e desvantagens para conseguir a viagem perfeita!

Escolher uma agência ou viajar sozinho? Esses são os prós e contra de cada escolha
Escolher uma agência ou viajar sozinho? Esses são os prós e contra de cada escolha
publicidade

Quando se decide viajar, não é todo mundo que fica animado em organizar toda uma viagem do começo ao fim. Há quem prefira desembolsar um pouco mais e contratar uma pessoa que faça isso tudo.

Mas também, tem aquelas pessoas que gostam de ter tudo sob controle e uma certa liberdade nas suas decisões com relação a viagem.

Mas como tudo na vida, existem as vantagens e desvantagens em organizar uma viagem sozinho e em contratar uma agência para fazer tudo por você.

publicidade

Te interessa?

Caso você esteja planejando viajar e ainda não sabe o que fazer. Calma que vamos te ajudar.

Escolher uma agência ou viajar sozinho?

Separamos para você uma lista de prós e contras sobre viajar por conta própria e sobre viajar por agência, para você já ter uma ideia do que vai estar ao ser favor ou não.

Leia tudo com bastante atenção e se quiser anote os detalhes para não perder nada. Vamos dar uma olhada nessa lista?

Escolher uma agência ou viajar sozinho? Esses são os prós e contra de cada escolha
Escolher uma agência ou viajar sozinho? Esses são os prós e contra de cada escolha
publicidade

Vantagens de viajar sozinho

Planejar tudo do jeito que você quiser

Aqui é um grande ponto muito prazeroso, se você realmente gosta de organizar as coisas. Viajar por conta própria significa estar livre para fazer o que bem entender na hora que quiser.

Os dias para visitar um determinado ponto, quanto tempo para lá, quais restaurante visitar, você escolhe.

15 razões para viajar a Machu Picchu e ainda sair gastando pouco

publicidade

Flexibilidade

O maior significado de viajar sozinho é ser flexível com relação a tudo. É a opção perfeita se você é uma pessoa que não gosta que digam quando deve fazer alguma coisa e por quanto tempo.

Determine seu horário para tudo e tome suas decisões diárias de acordo com o que você quer no momento, você tem total liberdade para isso.

Economia

Uma decisão que pesa bastante, afinal está mexendo com o seu bolso. Sem sombra de dúvidas, viajar por conta própria é bem mais econômico por diversos motivos.

O primeiro deles:

publicidade
  • você não vai contratar um profissional para fazer tudo por você.

Além disso, acaba gastando menos em hospedagens e passagens, por exemplo, porque você irá pesquisar bastante sobre isso e achar suas possíveis promoções que valem muito a pena. 

Desvantagens de viajar sozinho

Mais tempo de pesquisa

Se você é uma pessoa que gosta de organizar uma viagem nos mínimos detalhes, isso aqui não vai ser problema algum para você. Mas caso você não goste disso, essa parte vai dar trabalho.

publicidade

Como você está fazendo tudo por conta própria, precisa planejar todos os detalhes possíveis e isso demanda muito tempo de pesquisa.

Não só sobre as possíveis hospedagens, por exemplo, mas quais são as melhores e quais estão de acordo com o que você quer.

Talvez organização não seja o seu forte

Como já te falamos, planejar uma viagem não é nada fácil e se você não é muito amigo do planejamento, repense sobre as possibilidades de como deixar tudo pronto para essa viagem inesquecível.

Quanto custa viajar para Alemanha? Compare custos e requisitos aqui!

publicidade

Possíveis erros

Como qualquer coisa na vida, planejar uma viagem também está suscetível a erros. Quando você organiza, a probabilidade que isso aconteça é um pouco maior porque você não é nenhum profissional.

E temos que te alertar, que caso isso aconteça, terá que resolver sozinho também. Não terá nenhum apoio de empresa. Então, fique muito atento a essas questões,

Saber o que é obrigatório ou não

Você não terá nenhuma agência ou profissional lhe guiando para dizer quais as documentações necessárias, por exemplo.

publicidade

Então, voltamos a falar aqui a importância de muito tempo de pesquisa para sanar todas as dúvidas e de fato, poder estar pronto para essa viagem.  

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Vantagens de contratar uma agência

Assistência full time

Esse é um dos grandes motivos de se contratar uma agência de viagem e na verdade, uma das vantagens que mais vale a pena.

O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Como você não é profissional em organizar viagens, ter alguém que é, ao seu lado, torna tudo mais tranquilo e menos estressante.

Todos os serviços em um só

Contratar uma agência é, de fato, para quem não quer se preocupar com nenhum detalhe. Nas agências já existem pacotes prontos com tudo incluso, desde translado até os passeios e hospedagens.

Basta você analisar com calma qual te interessa mais, e caso, queira mudar algo, é possível porque as agências hoje em dia, têm pacotes personalizados.

Quanto custa viajar para Nova York? Anote os custos!

Orientação com a documentação

Saiba que as agências oferecem serviços de viagem, não só com relação aos pacotes prontos, mas tudo o que envolva a viagem em si. E um dos pontos que mais pode causa dúvidas é a documentação.

Nesse caso também, as agências prestam assistências sobre o que é necessário e auxiliam caso precise emitir algo de última hora.

Comunicação

Outro ponto que faz toda a diferença. Caso você queira viajar para um país, não domina o idioma e não está com paciência de desenrolar tudo por lá, isso tem solução. As agências disponibilizam, na maioria dos pacotes, de viagem que irá resolver isso para você.

Menores as chances de cair em golpes

E para finalizar a nossa lista de vantagens com relação a uma agência de viagem, essa que não poderia falta. O fato de você está sendo acompanhado por um profissional já diz tudo.

A probabilidade de você cair em algum golpe aqui é mínima, afinal, a viagem estará pronta para você só se divertir. Mas vale lembre, que toda cautela é pouca. Pesquise bastante sobre as agências antes de contratar e veja sobre seu histórico e sobre sua reputação.

Desvantagens de contratar uma agência

Precisa desembolsar mais

Em qualquer área da vida, contratar um profissional demanda mais gastos, e no caso de viagens, não seria diferente.

Essa é uma grande desvantagem sobre as agências, mas nada que não possa ser planejado caso seja isso que você realmente queira.

Viajar com pessoas que você não conhece

Viajar com agência, significa viajar em excursão e com pessoas que você não conhece.

Se você não gosta dessa ideia, te aconselhamos repensar sobre essa contratação ou pesquisar mais sobre possibilidades de contratar a agência para viajar sozinho, são pouquíssimas que oferecem isso.

25 lugares apaixonantes para viajar durante o Natal no Brasil

Menos flexibilidade

Com os roteiros prontos e horários para tudo durante a viagem, você fica menos flexível com relação a tudo também.

Tem hora para chegar nos pontos turísticos e para sair também, então caso você queira explorar um pouco mais, não será permitido porque existe um roteiro a ser cumprido. 

Agora que você já sabe todas as vantagens e desvantagens sobre organizar uma viagem sozinho ou contratar uma agência, você já está apto para decidir o que é melhor para você nesse momento.

Independentemente do que você escolha, pesquise tudo com muita calma e antecedência, certo?

Afinal é uma viagem maravilhosa que está sendo organizada, e como tal, merece toda a atenção. Boa viagem e divirta-se muito!

Veja mais ›
Fechar