Essa é a explicação para HOMENS fazerem atividades consideradas PERIGOSAS

Entenda porque os homens fazem mais atividades perigosas e que arriscam a vida!

Essa é a explicação para HOMENS fazerem atividades consideradas PERIGOSAS
Essa é a explicação para HOMENS fazerem atividades consideradas PERIGOSAS

Você já parou para pensar sobre o motivo dos empregos mais perigosos do mundo na sua grande maioria serem ocupadas por homens?

Seria os homens mais capacitados para esses tipos de profissões ou, porque eles não têm medo de se machucar ou morrer?

Confira a seguir o que a ciência diz sobre isso e como é relacionado a capacidade do homem em ocupar trabalhos perigosos em relação às mulheres.

Quais os trabalhos mais perigosas do mundo?

De acordo com uma pesquisa realizada na Bureau of Labor Statistics, os 4 trabalhos mais perigosas nos Estados Unidos em 2019 foram:

  • Pescar;
  • Caçar;
  • Extrair madeira;
  • Pilotar pequenos aviões e helicópteros.

Esses trabalhos foram considerados os mais perigosos porque as pessoas que as exerciam tinham maior probabilidade de morrer no exercício da profissão.

Com os dados levantados na pesquisa, foi comprovado que a taxa de mortalidade na pesca e caça foi de impressionantes 145 mortes por 100.000 trabalhadores. 

homens-em-trabalhos-perigosos

Já para os que trabalham em aviões planando telhados, eram 54 por 100.000. Esses dados são muito mais altos do que a taxa geral de acidentes de trabalho fatais, que eram de 3,5 por 100.000 só em 2019. 

Em comparação aos trabalhos menos perigosos, a pesquisa da Bureau of Labor Statistics também levantou, são eles:

  • Ensinar;
  • Área da saúde;
  • Negócios;
  • Finanças;
  • Trabalhar com computadores.

Sabendo desses dados, veja a seguir o motivo dos homens morrem mais no trabalho em comparação com as mulheres.

Por que os homens morrem mais no trabalho do que as mulheres?

Não é novidade para você que os trabalhos mais perigosos e mortais do mundo numericamente são dominados pelos homens, não é mesmo?

Das pessoas que exercem uma atividade perigosa mencionada na pesquisa .da Bureau of Labor Statistics, mais de 90% são ocupadas por homens. Isso mostra que mulheres também exercem essas profissões, mesmo que sejam apenas 10%.

Consequentemente a alta taxa de homens essas profissões, em todas as ocupações, os homens têm mais chande de morrer nessas atividades do que as mulheres.

homens-em-trabalhos-perigosos

Por exemplo, em 2017, mais de 4.000 homens morreram em seus locais de trabalho, isso em comparação as mulheres, que foram 386, apenas nos Estados Unidos.

Além disso, os números de fatalidades para as pessoas em empregos perigosos em 2017, foram:

  • Homens: 5,7 mortes por 100.000 trabalhadores;
  • Mulheres: 0,6 mortes por 100.000 trabalhadores.

Olhando em um cenário geral, a verdade é que as atividades com caçar ou minério sempre foi arriscado. Por isso, é muito comum os homens sempre fazerem esse tipo de trabalho em comparação as mulheres.

Por que os homens realizam os trabalhos mais perigosos?

Uma possibilidade para essa pergunta é que, como os homens são formados socialmente para acreditar que têm o dever principal .de ganhar pão para alimentar a família, eles estejam dispostos se arriscarem.

Mesmo que o trabalho seja muito perigoso e que nem sejam pagos pelo risco, pela criação, eles estão mais propensos a arriscar a vida.

Por outro lado, a viabilidade dessa explicação fracassa quando apontado que os empregos mais perigosos do mundo não estão nem perto de serem bem pagos.

Confira a seguir algumas possibilidades que explicam o real motivo dos homens realizarem os trabalhos mais perigosos do mundo. São eles:

homens-em-trabalhos-perigosos

1 – Os homens gostam de trabalhar ao ar livre

Uma possibilidade que explica a razão dos homens trabalharem mais em empregos perigosos como:

  • Caçadores;
  • Madeireiros;
  • Pescadores;
  • Pilotos.

É que os homens gostam muito de trabalhar ao ar livre. Com atividades que possibilita o contato com a natureza. Por outra lado, muitas mulheres também gostam de trabalha ao ar livre.

2 – Muitos empregos perigosos não aceitam mulheres

Uma ótima explicação para muitos trabalhos arriscados só terem homens é que muitas empresas não aceitam mulheres exercendo a atividade.

Com isso, muito homens acabam ocupando as vagas por serem mais fortes e terem mais resistências trabalhos braçais.

3 – Os homens são motivados a trabalhar no perigo

Uma grande possibilidade dos homens estarem mais em trabalhos com riscos de mortes é que eles são desde pequenos motivados a enfrentarem os riscos de uma atividade perigosa.

homens-em-trabalhos-perigosos

Por mais que algumas mulheres também gostem de atividades arriscadas, é fácil perceber que os homens na infância e adolescência preferem brincadeiras e atividades esportivas cheias de perigos.

Isso porque, através essas atividades, os homens provam para si mesmo e aos outros que são “homens de verdade”.

A seleção favorecem os homens que correm riscos no trabalho?

No passado, os nossos ancestrais saíam de casa para caçar grandes animais para se alimentar, como também explorar novos territórios e atacar tribos rivais para sobreviver.

Já outros não faziam isso, eles apenas ficavam em suas casas para realizar algumas tarefas domésticas que eram relativamente seguras e necessários para a sobrevivência do grupo.

Com isso, muitos dos homens que se colocavam em perigo e sobreviviam aos riscos de saírem de casa eram mais propensos a ganhar mais respeito do grupo dos que ficavam em casa.

Os que saiam para caçar a conseguir comidas para alimentar a família tinham a admiração de toda a tribo por simplesmente:

  • Fornecer carne e não deixar ninguém morrer de fome;
  • Localizar novos locais e recursos naturais para a sobrevivência de todos;
  • Derrotar os inimigos que atacavam a tribo.

homens-em-trabalhos-perigosos

Esses homens corajosos que assumiam os riscos para dar o melhor para as pessoas de suas tribos ganhavam recompensas. Eles se tornavam companheiros altamente desejáveis por todas as mulheres.

Consequentemente, esses homens corajosos e trabalhadores eram mais propensos do que seus irmãos cautelosos a acasalar e gerar descendentes.

Os homens que foram atraídos para aventuras e trabalhos perigosas e conseguiram sobreviver podem ter sido especialmente adequados, no sentido evolutivo. 

Com o passar do tempo, o número de homens corajosos podem ter aumentado e a população de indivíduos prudentes diminuíram. 

Como resultado evolutivo, os homens e meninos de hoje podem ser geneticamente predispostos a praticar atividades perigosas e trabalhos arriscados de todos os tipos.

Você gostou de saber mais sobre como os homens têm mais probabilidade de morrer em trabalhos perigosos? Se sim, não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.

Fonte: Psychology Today

publicidade