Esse hábito foi responsável por aliviar o estresse de muita gente na quarentena (dá tempo de começar)

Vamos começar?

publicidade

Farto de estar preso e ansioso com a pandemia do coronavírus? Pegar algumas ferramentas e investir em cultivar plantas em casa será produtivo e saudável.

A maioria das lojas de artigos para decoração e jardinagem está aberta e, embora muitos produtores independentes estejam fechados para visitantes, muitos outros estão atendendo aos pedidos on-line.

As plantas podem ser compradas em pequenos vasos e simplesmente plantadas no seu jardim ou colocadas em vasos para você ver crescer e desfrutar.

publicidade

Dicas para começar o cultivo ainda na quarentena

  • Não se esqueça das empresas de sementes. Para algumas plantas, é um pouco tarde para começar a partir da semente, mas há muitas outras para as quais você ainda tem tempo.
  • Verifique o tempo de crescimento da planta, da semente à colheita, para ter certeza de que você conseguirá vê-la crescendo em poucas semanas.
  • Você pode usar copinhos de papel ou caixas de ovos vazias para plantar sementes e depois “transplantá-las” para o jardim.
  • Sem potes? Você pode plantar direto em sacos. Basta fazer furos para drenar a água e então colocar as suas mudas.

A relação entre as plantas e o bom-humor

Ficar confinado em uma casa o dia todo não é nada fácil e não importa o quão agradável seja a decoração da sua casa, esse tipo de ambiente pode trazer cansaço e letargia.

A jardinagem pode ser especialmente oportuna durante a quarentena, porque ajuda a aliviar o estresse e restaurar um humor positivo, ao mesmo tempo que adiciona algum verde e, potencialmente, novos ingredientes culinários à sua casa.

Além disso, com muitas escolas fechadas, a jardinagem em espaços interiores é uma maneira de manter as crianças entretidas (e talvez aprender um pouco de Ciências!).

publicidade

Pouco espaço? Cultive uma horta doméstica

Infelizmente, algumas pessoas não têm muito espaço, e isso pode causar problemas. Mas você pode cultivar algumas plantas maravilhosas em casa.

Se você tem um espaço muito, muito limitado, prefira as ervas. Porque você também pode transformá-las em uma refeição. Cebolinhas podem se tornar uma perfeita omelete pela manhã, e você quase não precisa de espaço para cultivá-las.

Escolha uma planta fácil de cultivar e não desanime se ela morrer. Apenas aprenda com o que deu errado e tente de novo. Comece aos poucos, com plantas em vasos, porque elas exigem menos trabalho do que grandes jardins.

Você pode usar vasos para cultivar alface, tomate, pepino, feijão e uma grande variedade de ervas aromáticas.

publicidade

Periodicamente, inspecione as plantas domésticas em busca de insetos, apare as folhas mortas ou amarelas.

Se necessário, passe a planta para um vaso um pouco maior. E, geralmente, você pode dizer se uma planta precisa de mais água quando, ao regá-la, ela seca muito rapidamente.

Benefícios para quem sofre de ansiedade e depressão

A jardinagem oferece benefícios terapêuticos, incluindo redução da ansiedade e na depressão. Estudos também mostram que passar tempo na natureza traz enormes benefícios à saúde mental.

Com um aumento nas queixas de saúde mental em meio à pandemia de COVID-19, agora pode ser o momento perfeito para pegar uma pá.

Dois principais requisitos para o sucesso são um solo ou um composto bem drenado e muito sol para ajudar a realçar as qualidades aromáticas nas folhas.

Dicas de plantas ornamentais que reduzem a ansiedade

Não quer fazer uma horta caseira? Há outras opções mais decorativas e que também têm grande utilidade.

De acordo com um estudo publicado no  Journal of Physiological Anthropology, a interação com plantas dentro de casa pode reduzir o estresse fisiológico e psicológico.

Funciona da mesma forma que dar uma caminhada ao ar livre, que pode ajudá-lo a desestressar após um longo dia.

1- Babosa

Frequentemente usada para ajudar a aliviar queimaduras solares ou manter a pele hidratada, a babosa também é um filtro natural de poluentes. Ela remove o dióxido de carbono e o monóxido de carbono do ar.

Ela é conhecida ainda por livrar o ar do benzeno e do formaldeído, que, quando inalados, podem contribuir para a sensação de estresse e ansiedade.

Os pés de babosa precisam de pouca manutenção.

Requerem luz forte e crescem melhor em condições secas, por isso é importante que seus vasos tenham drenagem suficiente, uma vez que a babosa não tolera ficar encharcada.

2- Lírio da paz

Esta é outra planta que funciona muito bem na remoção de poluentes do ar interno.

Os lírios são incrivelmente eficazes na filtragem de álcoois, acetona, tricloroetileno, benzeno e formaldeído do ar.

Também ajudam a aumentar a umidade do ambiente, o que pode auxiliar na obtenção de uma melhor noite de sono.

Tolera uma situação de pouca luz, no entanto, um pouco de luz solar filtrada e indireta é melhor. Tem muita “sede” e prospera quando o solo é mantido uniformemente úmido.

No entanto, certifique-se de nunca deixá-lo em solo encharcado.

3- Palmeira de jardim

Uma das melhores escolhas quando se trata de absorver poluentes e purificar o ar interior.

Essa planta foi identificada pela NASA como uma das melhores na remoção de formaldeído do ar. Também é muito eficaz na produção de oxigênio e na liberação de umidade para o ar.

Requer luz solar forte, mas indireta, pois a exposição à luz solar direta queima a folhagem.

Gosta de solo úmido 

e precisa ser regada 2 vezes por semana.

4- Espada de São Jorge

O Clean Air Study da NASA descobriu que essa é uma planta eficaz na eliminação de mais de 107 toxinas do ar, bem como na emissão de altos níveis de oxigênio durante a noite.

Isso ajuda a aliviar as dores de cabeça, melhorar os níveis de energia e permitir uma respiração mais fácil em geral.

Precisa de pouca manutenção e é fácil de cuidar.

Mantenha sua espada de São Jorge em uma área que receba bastante luz solar indireta.Certifique-se de que o vaso de sua escolha tenha drenagem suficiente e deixe o solo secar completamente entre as regas.

Por que cultivar plantas em casa?

As plantas em casa podem transformar a aparência do ambiente ao seu redor ao mesmo tempo em que melhoram a qualidade do ar.

Se o ar em sua casa estiver um pouco seco, considere borrifar suas plantas.

A regra principal para um bom cultivo é: quanto mais escura a folha, maior a tolerância à sombraNada disso é fácil, mas é muito gratificante.

Pense em como você se sentirá bem ao cultivar algo. É uma ótima atividade para a família. A melhor parte é a recompensa: menos estresse e um novo hobby!