12 formas de aliviar o medo de VACINAS em crianças e ADULTOS

Aprenda como aliviar o medo de tomar medicação através de vacinas!

12 formas de aliviar o medo de VACINAS em crianças e ADULTOS
12 formas de aliviar o medo de VACINAS em crianças e ADULTOS

Se para muitas pessoas adultas a ideia de levar uma injeção traz medos, lágrimas e noites sem dormir, imagina para uma criança? A verdade é que você não está sozinho nessa.

São várias as crianças e adultos que temem levar vacinas, mas proteger o seu corpo de doenças perigosas vale o desafio de enfrentar o medo. Não é mesmo?

A boa notícia para esse problema é que existem coisas que você pode fazer para ajudar um adulto ou uma criança a lidar com a essa situação. 

Te interessa?

Quase ninguém goste de receber uma injeção no corpo, mas para alguns, especialmente as crianças e adolescentes, pode ser totalmente assustador. 

Por que nós temos tanto medo de agulhas e vacinas?

Esse tipo de medo de vacinas e agulhas pode surgir de diferentes áreas da vida de crianças e adultos. 

A verdade é que muitas pessoas têm medo da dor da aplicação, já outras estão preocupadas com os efeitos colaterais da medicação – algumas têm medo de desmaiar ao receber uma agulha no corpo.

Por isso, quando se trata de desenvolvimento de fobias em relação a vacinas, nós devemos pensar em duas coisas: natureza e criação. 

aliviar-medo-vacinas

Portanto, cultivar seria a experiência que você teve com o processo de vacinação ou uma experiência ruim que pode predispor a ter fobia depois. 

A outra coisa é a natureza, que muitas pessoas são geneticamente mais predispostas a serem ansiosas diante de um medo – isso tem uma explicação biológica.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que ajudarão as crianças e os adultos com esse medo de vacinação e agulha. Aproveite essa oportunidade para ajudar as pessoas que precisam de vacinação, porém, não conseguem por medo.

Até que ponto o MEDO pode ser uma coisa boa para sua VIDA?

Como aliviar o medo de vacinas em crianças e adultos?

Veja a seguir o que você pode fazer para ajudar uma criança com medo de agulhas e vacina. Entenda como funciona o processo de fobia e ajude elas a ter segurança na hora de receber medicamentos através de vacinas.

O fato é que a dor ou o medo associados às vacinações podem causar estresse e ansiedade em muitos adultos, fazendo com que muitas dessas pessoas adiem ou evitem injeções e agulhas. 

Foi pensando nisso que selecionamos algumas dicas que você pode usar para ajudar outras pessoas com medo de vacina e a reduzir o estresse, a ansiedade e o desconforto associados às imunizações.

aliviar-medo-vacinas

1 – Não fale sobre agulha e vacina com a crianças por dias

Essa dica pode até parecer contra-intuitivo, porém, contar a uma criança sobre uma próxima vacinação muito cedo pode causar angústia indevida antes do tempo.

Por isso, às vezes é pior se preparar porque as crianças estão pensando sobre isso até que realmente aconteça. Se você tem uma criança que está especialmente preocupada com a medicação, você está preparando-a para vários dias de preocupação.

Carregar a dor dos outros em EXCESSO pode te causar ESSE TRAUMA e essas dores

2 – Reconheça os sentimentos da criança e do adulto

A verdade é que as vacinas podem não incomodar sua criança ou outras crianças que você conhece, mas se você tem uma criança com medo da vacinação, é importante validar esses medos. 

Não diga a uma criança para endurecer ou que não é grande coisa toma uma injeção no braço. Comece entendo os sentimentos da criança e ajude ela com essa fobia.

3 – Tenho um planejamento antes da vacinação

É muito importante que você tenha um planejamento se uma criança tiver histórico de desmaios durante uma vacinação.

Por isso, informe a pessoa que está administrando a aplicação da vacina em sua criança o histórico de desmaios com agulhas.

aliviar-medo-vacinas

4 – Não evite a vacina só por causa do medo da criança e do adulto

Nesse processo vai depender muito do seu pulso firme e fazer com que a criança supere o medo e toma medicação através de uma injeção no corpo.

Não adiante você fazer corpo mole e não deixar que a criança tome a vacina apenas pelo medo dela por agulhas. É muito importante você se conscientizar e fazer com que a criança perca o medo, simples assim.

5 – Faça a técnica a respiração profunda

Se você perceber que a criança está com muito medo da vacinação, faça de três a cinco respirações profundas com ela. 

Faça a criança respirar fundo pelo nariz e, em seguida, soprar pela boca. Para praticar, faça uma flor de papel e coloque-a no nariz para fingir. 

Terapia de Reconsolidação: O método que promete te ajudar a superar um término

6 – Informe as pessoas o seu medo

Durante o processo de vacinação, é muito importante que você informe ao seu médico que você sente estresse, medo ou ansiedade com agulhas e injeções.

7 – Se possível, sente-se na hora aplicação da vacina

Se você acha que vai ter a crise de medo, sente-se ereto, a menos que você tenha histórico de desmaios – se for o caso, informe o seu médico.

Fazer isso durante o processo de vacinação ajudará você a promover um senso de controle e não ter a crise de ansiedade e estresse.

8 – Use a famosa técnica de respiração

Respire fundo durante o processo de vacinação. Inspire, de modo que sua barriga se expanda, depois expire lentamente. Isso ajudará a acalmá-lo.

9 – Deixe o seu braço relaxado

Relaxe o seu braço na hora da aplicação da sua vacina. Isso pode ajudar balançar o braço ao lado do corpo para garantir que os músculos estejam relaxados. O relaxamento dos membros também deixará você mais calma durante o processo de aplicação.

aliviar-medo-vacinas

10 – Tenha uma distração

É importante que você tenha uma distração para desviar a atenção da injeção. Ouvir música, assistir a vídeos, ler, conversar com seu médico ou outra pessoa podem ajudar a distraí-lo.

O importante é você não pensar muito no processo de aplicação da vacinação. Aprenda a controlar suas emoções e vai dar tudo certo.

11 – Reduza a dor da vacinação

Você pode comprar anestésicos tópicos que podem ajudar a diminuir a dor da vacinação em uma farmácia sem receita médica. Você sabia disso?

Estes terão de ser aplicados antes da sua consulta. Fale com seu médico ou farmacêutico para obter mais informações.

12 – Controle as emoções

Não vai adiantar de nada você chegar lá e não sabe o que está fazendo. Entenda que o seu equilíbrio emocional pode ajudar você e alguma criança. Mesmo que você esteja acompanhado do seu filho para a vacinação, fique você também acalma.

Você gostou de saber mais sobre como aliviar o medo de vacinas em crianças e adultos? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Ajude um maior número de pessoas.

Veja mais ›
Fechar