Hoʻoponopono: essa antiga prática havaiana te fará alcançar o perdão!
Hoʻoponopono: essa antiga prática havaiana te fará alcançar o perdão!

Hoʻoponopono: essa antiga prática havaiana te fará alcançar o perdão!

Praticar essa espécie de meditação vai ampliar o autoconhecimento!

publicidade

Você já ouviu falar sobre a prática do Ho’oponopono? Neste artigo, vamos aprofundar os conhecimentos a respeito dessa antiga filosofia havaiana que visa manter a mente em equilíbrio através do perdão e da gratidão. 

Sua aplicação é ideal para quem quer se sentir mais tranquilo, feliz e sereno. Para que esse estado seja alcançado, é necessário saber lidar com as dificuldades e é por ajudar com isso que o Ho’oponopono se difundiu nos últimos anos. 

A verdade é que, o autocontrole e a chave para lidar com os momentos de angustia. Lutar contra isso impede a expansão consciente e dificulta a evolução em outros aspectos. 

publicidade

QUEM PODE PRATICAR O HO’OPONOPONO? 

Para iniciar não são necessários muitos ensinamentos. É preciso ter em mente que a técnica serve para promover a purificação corporal e também mental. 

Isso significa o desapego a toda e qualquer memória que gera obstáculos psicológicos ou astrais. Se libertar dessas lembranças ou sentimentos ruins é o mesmo que livrar sua mente da dor e do sofrimento.

hooponopono

Por mais que você esteja se sentindo feliz hoje, é incontestável o fato de todos nós acumularmos recordações mediante as coisas que ocorreram durante toda a nossa vida. A finalidade do Ho’oponopono é justamente dissipar essas memorias e manter o equilíbrio astral. 

publicidade

A PRÁTICA MODERNA 

Atualmente, o ensinamento se divide em quatro frases. São elas:  

  • Sinto muito 
  • Me perdoe 
  • Eu te amo 
  • Sou grato. 

Cada uma dessas frases possui um significado específico e é que iremos abordar agora. 

  • Sinto muito: Você aceita que é o único responsável pelos seus atos e pensamentos. 
  • Me perdoe: Você inspira perdão aos próprios erros e se redime com Deus 
  • Eu te amo: Você se conecta com a força do amor e facilita seu fluxo em sua vida. 
  • Eu sou grato: Você demonstra o quanto é agradecido e cheio de autoconfiança para resolver os problemas do cotidiano. 

Vale lembrar que para atingir os objetivos do Ho’ponopono, só depende da nossa disposição em mudar, aceitar e desapegar. 

COMPREENDENDO SUAS RESPONSABILIDADES 

A técnica no Ho’oponopono fundamentasse na ideia de que, absolutamente tudo o que acontece em nossas vidas deriva da nossa responsabilidade. Ou seja, para que consiga aplicar a sabedoria de forma adequada, necessita compreender que, as coisas existentes no seu mundo são frutos da sua criação. 

Se você está em busca de autocura, consequentemente irá curar e vibrar positivamente sobre tudo que está ao seu redor! Você pode estar achando esse conceito superficial, mas quando decidir abrir o seu coração para a prática saberá exatamente a qual sentido se aplica.

publicidade

hooponopono

Se ainda não encontrou o propósito, inicie o Ho’oponopono vagarosamente e respeitando suas limitações. A partir do momento que se familiarizar com os conceitos e ideias, conseguirá estimular ao máximo sua responsabilidade. 

No início pode ser difícil enfrentar a fase de aceitação. É importante saber que esse momento introdutório serve apenas como a porta de entrada para um universo rico e cheio de sabedoria. Reconhecer suas características fica pequeno quando comparado a expansão na análise universal. 

A CAMINHADA COM O HO’OPONOPONO

Ao longo da prática você perceberá o quanto é valoroso assumir as responsabilidades pelos acontecimentos que ocorrem em sua vida. Além de trazer mais conforto, essa atitude preenche seu coração de amor e ajuda a enxergar o próximo com mais simpatia e respeito

A verdade é que, se você assumir todas as responsabilidades que lhe cabem ao olhar, ouvir, tocar e experimentar fica mais fácil identificar padrões desadequados. Fazer essa análise permite que você elimine de uma vez por todas os padrões comportamentais negativos e se desfaça das memórias que podem ajudar a reproduzir esse tipo de ação. 

É possível que através da repetição das quatro frases citadas anteriormente, você consiga promover a cura individual e coletiva. Você deve estar se perguntando: basta repetir as frases? E a resposta é: sim! 

A paz começa em você, então busque clareza ao pensar e encontre nessas frases o sentido para uma boa convivência, livre das amarras preconceituosas e desagradáveis.

Vibrar amor próprio é a melhor maneira de ajudar a si e aos outros. Caso isso ainda não faça sentido para você, significa que é apenas o começo. Se prepare, pois há uma longa jornada de desconstrução pela frente. 

Tudo o que os seus olhos conseguem captar não passam de projeções feitas pelo seu subconsciente. Se parar para analisar, quando somos crianças apenas absorvemos as informações que nos transmitem. 

Isso faz parte da construção da nossa personalidade. É através disso que adquirimos experiências e mesmo sem percebermos, vamos guardando cada detalhe no subconsciente. É a partir daí que começamos a aderir a padrões comportamentais que tendem a se reafirmar ao longo dos anos. 

ACEITAR É UM GRANDE DESAFIO 

A filosofia do Ho’oponopono é usada no Havaí há cerca de 3 mil anos. Na antiguidade, os sacerdotes apresentaram a prática para toda a sociedade com a intenção de solucionar os problemas que surgiam no dia-a-dia. 

A prática reunia a todos e durante a ocasião, as pessoas iam debatendo a respeito dos conflitos existentes. Em seguida, recitavam as frases em conjunto. Quando cada pessoa assumia suas responsabilidades nos conflitos apresentados, o coletivo acabava se beneficiando disso. 

hooponopono

Você perceberá a força dessa técnica quando reservar momentos do seu dia para repetir as frases e refletir sobre seus significados. Será como se abrissem os portões da sua consciência e te elevassem a um patamar mais honroso e equilibrado. 

Ficou curioso para saber como isso deve ser feito? A baixo listei um passo a passo para facilitar o seu ingresso no Ho’oponopono. 

COMO PRATICAR? 

É importante começar de peito aberto e sem a intenção de assumir o controle das coisas! Se permita experenciar a entrega absoluta as forças do amor e do poder divino

  1. Assuma completamente as responsabilidades pelas coisas que te acontecem, sejam elas boas ou ruins. A consciência e a humildade garantem que você enxergue o outro como igual. 
  2. Repita a frase “Sinto muito” sempre quando for se desculpar por remeter alguém a uma situação desagradável. 
  3. Repita “Eu te amo” estimulando o ser de luz que mora em seu interior. Declare amor incondicional sempre que puder. Fazer outra pessoa se sentir especial vai te ajudar a ampliar seu bem-estar. 
  4. Repita “Obrigada/o” em agradecimento a oportunidade de purificação e de evolução. 
  5. Por último, você precisa fazer isso de peito aberto e compreender que tudo leva tempo. Encare o Ho’oponopono como um caminho longo e faça-o sem pretensões. Só isso fará com que você reconheça seu verdadeiro objetivo e encontre o caminho do perdão.